• Carregando...
28 de julho é o dia do agricultor.
28 de julho é o dia do agricultor.| Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo

Terça-feira, 28 de julho, é uma data para festejar: é dia do agricultor. Profissionais que sustentam e alimentam esse país e uma boa parte do mundo com comida brasileira, principalmente proteína. O agricultor é um herói que semeia suor para colher prosperidade para o país.

Nesse primeiro semestre a indústria caiu e quem está sustentando o país é o agronegócio. O agro teve um crescimento de 25% nas exportações, enquanto a indústria amargou uma queda de 15% nas exportações. A produção de aço, por exemplo, caiu 18%.

Mas os portos de Paranaguá e Santos estão exportando bastante. O superávit na balança comercial deste ano é de US$ 28,7 bilhões, enquanto que o do ano passado foi de US$ 27,7 bilhões — isso mesmo com a paralisação da atividade econômica devido à Covid-19.

Parabéns ao agricultor, esse profissional que mantém o país unido, guarda as nossas fronteiras. Depois de Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil só houve avanço para o interior do país. Começando por Pedro Teixeira, que mandou para os Andes quem não falava português. Com isso, ganhamos toda a Amazônia.

Depois vieram os bandeirantes e o presidente Juscelino Kubitschek, que colocou a capital do país no centro-oeste. Agora nós temos um grande centro-oeste que alimenta o mundo e garante as contas brasileiras positivas. Por tudo isso, a regularização fundiária é necessária e urgente.

PF na Câmara outra vez

A Polícia Federal entrou em mais um gabinete da Câmara. No começo do mês havia sido no de Paulinho da Força (Solidariedade) e agora foi no gabinete de Rejane Dias (PT).

Ela é casada com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Rejane Dias é acusada de superfaturar dinheiro público por meio de contratos para prestação de serviço de transporte escolar.

Isso aconteceu logo depois de o Congresso Nacional votar a permanência do Fundeb. Será que esse dinheiro da educação básica está indo mesmo para a educação? A gente fica pensando nisso depois dessa operação. A Câmara permitiu que a PF entrasse e cumprisse o mandado de busca e apreensão, diferentemente do Senado.

Quem se lembra do Silvinho Land Rover?

Vocês lembram do ex-secretário-geral do PT, Silvinho Pereira? Depois de 15 anos, ele foi condenado na Lava Jato por receber uma Land Rover como propina da GDK, uma fornecedora da Petrobras.

Ele vai ter que cumprir pena de quatro anos e cinco meses em regime semiaberto. Isso aconteceu na época em que a Petrobras era de partidos políticos, isso mudou agora, por isso vemos essa chiadeira toda.

Chance do STF se redimir

O presidente Jair Bolsonaro apresentou, ao Supremo Tribunal Federal, uma ação para tentar reverter a suspensão de contas de empresários, políticos e influenciadores bolsonaristas no Twitter e no Facebook.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade, ADIN, está com a relatoria do ministro Fachin. Agora vamos entender porque o próprio STF não está obedecendo as liberdades de expressão, opinião, trabalho e diversos outros direitos constitucionais.

O STF triturou diversos direitos constitucionais e é preciso que a Corte se explique sobre isso. Essa vai ser uma boa oportunidade para o Supremo voltar a caminhar paralelo à Constituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]