• Carregando...
De Paulo Freire a MateMarx, as boas notícias ofuscadas pelo ensino escolar
| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Na terça-feira (3), o IBGE anunciou uma excelente notícia: o PIB está crescendo 50% a mais do que os analistas esperavam. A previsão era de 0,4% no terceiro trimestre deste ano, e o crescimento foi de 0,6%.

O carro chefe: o agronegócio de novo. O setor cresceu 1,3%. A indústria cresceu 0,8%, uma excelente notícia, acima da média. O setor de serviços cresceu 0,4%, conforme a expectativa.

O governo não tem dinheiro por estar quebrado. A gente está vendo como os gastos do governo caíram à média de 0,4%. O investimento subiu 2%, e não é o investimento público.

O consumo das famílias cresceu 0,8%. A construção civil cresceu 1,3% porque o mercado imobiliário está aquecido. Já estão fazendo previsões de que o PIB neste ano cresce 1,2%, conforme nós já prevíamos aqui.

O desemprego recuou, as vendas estão aquecidas (como se vê pelas promoções), os juros básicos vão cair ainda mais - de 5% podem ir para 4,5%, sendo que 5% já é um recorde. E a inflação está a abaixo da meta.

A gente nota que há qualidade no crescimento. Esse não é um crescimento do estado, que já está gordo demais – e a gente paga imposto para sustentar esse estado inchado. Estamos falando de crescimento do Brasil real.

As pessoas e as empresas estão investindo. O otimismo e o entusiasmo que a gente vê em todas as manifestações do mercado talvez sejam reflexos da aprovação da reforma da Previdência. Imaginem quando saírem as demais reformas - tributária e administrativa. O país vai crescer. Temos um grande futuro pela frente, se não fossem as péssimas notícias que saíram também nesta terça-feira (3).

As más notícias: de Paulo Freire a MateMarx

O resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) saiu nesta terça. O Programa avalia estudantes de até 15 anos. Em 79 países, ficamos em 58º em leitura. Essa é a leitura do Paulo Freire.

Ficamos em 71º, entre 79 países, na avaliação de matemática. Fomos um desastre. De certo estavam ensinando MateMarx.

Ficamos em 64º em ciências. Provavelmente estavam falando sobre a anticiência da ideologia de gênero para crianças. Isso sem que os pais saibam.

Dos estudantes brasileiros até 15 anos, 43% não atingem o mínimo necessário para entender uma leitura ou para fazer uma regrinha de três. Essa avaliação foi feita no primeiro semestre do ano passado.

Esses números são resultado de um crime de lesa pátria. Estavam fechando o futuro. Isso é um desastre. País assim não tem futuro. Precisamos reagir e acabar com essa escola invadida por ideologias fracassadas, que quando foram aplicadas já eram velhas e não deram certo em lugar algum.

Por falar em futuro...

Foi lançada a Frente Parlamentar Mista pela Prisão em Segunda Instância. A Frente já conta com 179 deputados e 33 senadores. No lançamento estava o ministro Sergio Moro ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Todos estavam entusiasmados com a ideia.

Na Câmara, há uma proposta de emenda Constitucional (PEC) que prevê a mudança de dois artigos da Constituição para permitir a prisão logo após a segunda instância - isso sem atingir cláusula pétrea.

Nesta quarta-feira (4) já será instalada uma Comissão Especial para examinar a PEC, embora o presidente da Casa, Rodrigo Maia, pense que a votação vai ficar para o início do ano que vem. Maia disse que é melhor não ter pressa para evitar que o Supremo Tribunal Federal derrube a PEC.

Já no Senado, 45 senadores estão entregando hoje assinaturas para pedir votação imediata de um projeto que muda o Código de Processo Penal.

Por falar em segunda instância...

Foi solto o irmão de José Dirceu, Luiz Eduardo. Ele havia sido condenado pelo Tribunal Regional de Porto Alegre (TRF4), em segunda instância, onde teve a pena aumentada para dez anos e seis meses. Luiz Eduardo cumpria pena desde fevereiro de 2018 e foi solto ontem (3) do presídio de Tremembé (SP). Por isso, a prisão em segunda instância é urgente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]