• Carregando...
Tese do ministro Edson Fachin que bloqueou ação da Força Nacional de Segurança no sul da Bahia saiu vencedora em julgamento no STF.
Tese do ministro Edson Fachin que bloqueou ação da Força Nacional de Segurança no sul da Bahia saiu vencedora em julgamento no STF.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após sofrer críticas da mídia oposicionista, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi ao Senado nesta quinta-feira (24) para falar sobre a visita que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, fez à base da Operação Acolhida, que recebe refugiados venezuelanos, em Boa Vista (RR).

Os senadores disseram que o “Brasil estava se oferecendo como plataforma eleitoral para Donald Trump”, mas não se trata disso. Eles inventaram uma narrativa e, com base nela, expandiram o assunto. É um velho truque.

O ministro explicou aos senadores que democratas e republicanos americanos concordam que o ditador Nicolás Maduro precisa ser tirado do poder na Venezuela porque o povo venezuelano está sendo oprimido. A própria ONU disse isso no relatório de direitos humanos, que está havendo crimes contra a humanidade no país. Cerca de 60 países do mundo não reconhecem o governo de Maduro.

Crivella sofre punição severa

Em 2018, o filho do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, foi pré-candidato a deputado federal. Na ocasião houve uma reunião na quadra da companhia de limpeza urbana do Rio de Janeiro em que Crivella pediu voto para ele e agradeceu o apoio.

Dado isso, o Psol entrou na Justiça Eleitoral alegando abuso de poder político. Nesta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro aceitou a alegação e determinou, por unanimidade, que Crivella fique inelegível por seis anos.

Mas ele já estava encaminhando a sua reeleição, posto que é um dos candidatos favoritos. Resta ao prefeito, agora, recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Fico pensando: como a Justiça quer a confiança do povo e impor credibilidade com decisões como essa? Eu me lembro que durante o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff (PT), ela não se tornou inelegível, apesar de a lei ser clara com relação a isso. Agora, Crivella perde a oportunidade de disputar a reeleição. É uma punição muito severa.

Retirada da Força Nacional de Segurança na Bahia

A violência agrária, no sul da Bahia, existe há anos. Toda hora há problemas sérios por lá envolvendo agropecuaristas, índios e o MST. Há pouco aconteceram alguns desentendimento com o Ministério da Agricultura e o Incra em assentamentos da região.

O Ministério da Justiça, para manter a segurança do que era federal, mandou um pequeno contingente da Força Nacional para o local. Mas o governador Rui Costa (PT) não gostou porque ele não havia sido consultado.

O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal. O ministro Edson Fachin, monocraticamente, concedeu uma liminar que determinava a retirada do contingente da Força Nacional da região. Em seguida, o plenário do Supremo confirmou a decisão de Fachin. 

Com isso, a partir de agora o governador Rui Costa e o próprio Supremo passam a ser os responsáveis pela paz no sul da Bahia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]