• Carregando...
julgamento Sergio Moro
Ex-juiz Sergio Moro é acusado de agir sem imparcialidade nos processos contra Lula: pedido de vista no julgamento deu tempo para Lava Jato reagir.| Foto: Cleia Vianna/Câmara dos Deputados

A Segunda Turma do STF tentou julgar a ação que investiga se há suspeição do ex-juiz Sergio Moro nos casos do ex-presidente Lula. O resultado não saiu porque o ministro Nunes Marques pediu mais tempo para analisar o caso.

Presidente do colegiado, o ministro Gilmar Mendes colocou a ação na pauta do dia, apesar do pedido do ministro Edson Fachin, relator do caso, para adiar o julgamento. Os ministros do STF estão prorrogando esse suspense. Será que eles não têm ciência de que isso tem consequências?

O mercado fica volátil quando há instabilidade e isso é ruim para o país. Um exemplo: o dólar sobe e isso atrapalha as importações do agronegócio, que negocia suas mercadorias na moeda americana; há reajuste no preço da gasolina e do diesel; e todas as importações ficam mais caras.

Todo esse processo contra Moro é muito estranho. Ele só condenou Lula uma única vez e o caso do tríplex já passou pelo tribunal revisor lá em Porto Alegre e depois na terceira instância da Justiça, que é o Superior Tribunal de Justiça.

Interrogatório de Lula é marcado para maio

O juiz da 10ª Vara Federal de Brasília — um dos tribunais que pode julgar novamente os processos envolvendo Lula — marcou para 27 e 28 de maio o interrogatório do ex-presidente no processo que apura possíveis negociações irregulares na compra dos caças Gripen.

Os crimes teriam sido cometidos entre 2013 e 2015, durante o governo de Dilma Rousseff. O ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro, tráfico de influências e organização criminosa.

Esse interrogatório deveria ter acontecido em 2019, mas foi cancelado. Isso porque seria necessário ouvir testemunhas no exterior. Esses depoimentos já foram colhidos.

Chanceler não foi advertido coisa nenhuma

Fizeram muito barulho em cima do que aconteceu com o ministro Ernesto Araújo em Israel. Em uma cerimônia para tratar sobre vacinas contra a Covid-19, Araújo depois de discursar foi tirar uma foto com o chanceler israelese e esqueceu de colocar novamente a máscara. Nesse momento, pediram educadamente para que o ministro colocasse a máscara para a foto.

O que quero dizer com isso? O chanceler brasileiro não foi advertido coisa nenhuma como divulgaram por aí. Isso é um factóide que criaram, uma fake news.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]