• Carregando...
Tribunal Superior Eleitoral decidiu adiar as eleições em Macapá a pedido do TRE do estado, que alegou questões de segurança.
Tribunal Superior Eleitoral decidiu adiar as eleições em Macapá a pedido do TRE do estado, que alegou questões de segurança.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu adiar as eleições em Macapá, capital do Amapá, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do estado. O motivo é a crise no abastecimento de energia elétrica no Amapá, que vem causando protestos diários da população local.

O TSE suspendeu o primeiro e o segundo turno e pediu que o adiamento vigore até que a energia seja restabelecida regularmente. Ainda não foi marcada uma nova data para o pleito, mas o tribunal informou que precisa ocorrer até o dia 27 de dezembro. Interessante pedirem somente o adiamento da eleição na capital e não em todas as cidades.

A falta de luz no Amapá, por onde passa a Linha do Equador, foi causado por um incêndio que atingiu a principal subestação do estado. Os amapaenses ficaram completamente sem luz do dia 3 ao dia 7 de novembro, quando começou um rodízio. Nesta quinta-feira (12) ficou decidido que a população vai ficar três horas com luz e três horas sem.

Também causa estranheza o fato de pedirem o adiamento das eleições porque toda urna eletrônica tem uma bateria acoplada que funciona independentemente de energia elétrica e tem duração de 10 horas. A Justiça Eleitoral, inclusive, havia mandado um reforço com mais baterias. Certamente era possível realizar o pleito no próximo domingo (15).

Tem muita gente que acha que a decisão de adiar a votação foi tomada em favor do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, porque o irmão dele, Josiel Alcolumbre, que é candidato a prefeito em Macapá, perdeu pontos preciosos na última pesquisa eleitoral do Ibope (*veja metodologia no final deste post) — mas eu não acredito nisso.

A ironia nisso tudo é que o Amapá tem quatro hidrelétricas em seu território e exporta energia para outros lugares do país. Produz 1.000 megawatts/hora e só usa 250 mw/h. É uma pena ter ocorrido esse apagão.

Não fique em casa, vá votar

Já que a eleição é neste domingo (15), eu dou o aviso: não fique em casa, vá votar. Não deixe que decidam esta eleição por você. É muito importante votar para prefeito e vereador porque são esses cargos que podem mudar o seu bairro.

Pneumonia é grave

Essa quinta-feira (12) foi o Dia Mundial de Combate à Pneumonia. Essa é a principal causa de morte de crianças até 5 anos. No mundo, a cada 39 segundos uma criança até 5 anos morre.

Ainda sobre a morte do voluntário

Ficou comprovado que a causa da morte do voluntário da vacina Coronavac foi mesmo suicídio. O Instituto Médico Legal (IML) encontrou no sangue dele uma combinação de medicamentos sem relação com o imunizante. Ele teria sido encontrado no banheiro do próprio apartamento entre seringas e medicamentos.

Mas eu não fiquei convencido de não há relação dessa morte com a vacina. Eu espero que não haja relação porque é uma questão de segurança da vida dos brasileiros.

Metodologia da pesquisa citada

(*) Sob encomenda da Rede Amazônica, o Ibope ouviu 504 eleitores de Macapá entre os dias 9 e 11 de novembro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação AP-04406/2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]