• Carregando...
Projeto para restringir uso de aviões da FAB parece brincadeira
Projeto para restringir uso de aviões da FAB parece brincadeira| Foto: Sgt Johnson / Força Aérea Bras

O presidente da República mandou para o Congresso um projeto de lei regulamentando a quarentena para os brasileiros que serão repatriados de Wuhan, cidade chinesa que foi o epicentro do surto de coronavírus. Essas pessoas voltarão para o Brasil e devem ficar três semanas na base aérea de Anápolis, para que se descubra que eles foram ou não infectados com o coronavírus.

Seria bom que não apresentassem fotografias desses brasileiros, porque depois a pessoa fica marcada na rua. Como disse o pai de um deles, vão olhar para o filho dele e pensar que ele tem coronavírus.

Aqui no Brasil, esse vírus não é tão importante quanto a dengue. O ministro da Saúde disse na terça-feira (4) que a dengue é muito mais preocupante, e que o coronavírus não pode desviar nossas atenções do combate aos focos do mosquito.

A principal origem do mosquito Aedes Aegypti é da água parada dentro das residências. A gente pode diminuir os casos de dengue. Houve 600 mortes no ano passado da doença.

Aqui na capital do país já teve um morto e 1,2 mil casos de dengue. A gente precisa combater o mosquito. Não podemos esquecer dessa doença, principalmente agora no verão em que há calor e chuva, clima próprio para formar maternidades de mosquitos.

O drama da gravidez na adolescência

Sobre a campanha para evitar a gravidez na adolescência do Ministério da Saúde em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos, eu queria contar rapidamente uma historinha para vocês.

A minha mulher é ginecologista e obstetra, trabalhou décadas em hospital público e já deve ter atendido cerca de mil adolescentes grávidas. Uma vez ela me contou que uma menina de 12 anos apareceu no hospital teve um parto normal e exitoso.

Três anos depois, apareceu um outro caso de uma menina de 15 anos com recomendação de cesárea por causa da posição do feto. A menina se identificou e disse que a minha esposa havia feito o primeiro parto da dela.

Depois de três anos, apareceu uma jovem de 18 anos no hospital, que chegou com um aviso para a obstetra de que a paciente era portadora do vírus HIV – neste caso, o médico preciso utilizar alguns equipamentos específicos. A moça se identificou, contando que a minha mulher já tinha feito outros dois partos dela.

Eu acho que as pessoas que têm adolescentes em casa tem que pensar se é preciso esperar campanha do estado ou é preciso tomar providências em casa. Há casos, como o dessa menina por exemplo, que não deve ter pai nem mãe para cuidar e o estado tem que assumir a responsabilidade.

Essa campanha é muito importante principalmente porque o carnaval vem aí. Obstetras do serviço público sabem muito bem que nove meses depois do carnaval há um crescimento de adolescentes grávidas que aparecem no hospital.

Projeto para restringir uso de aviões da FAB parece brincadeira

Estão tentando restringir o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) por parte de autoridades. Mas o projeto de lei que está na Comissão de Relações Exteriores no Senado, que deve ser votado logo, parece brincadeira.

Diz assim: “só pode usar avião da FAB se for a serviço, por motivos de segurança ou se for em uma emergência médica”. Ora. isso é o óbvio. A restrição tem que ser além disso. A motivação da pressa é por causa da demissão do Vicente Santini, por ter usado um avião da FAB contrariando as promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro.

Se for mexer com chefes dos poderes – como o presidente da República, da Câmara, Senado ou do Supremo – é claro que o presidente da República não vai tomar iniciativa, que vai parecer restritiva à liberdade de locomoção dos outros chefes de poder.

Embora o presidente da Câmara, por exemplo, tenha usado o avião da FAB mais de 200 vezes no ano passado, e o ministro de governo que mais usou não passou de 113 vezes. A lei permite que chefes de poder possam voar em aviões da FAB para que eles possam cumprir seu papel. Mas vamos esperar para ver se haverá alguma emenda a esse projeto que torne o uso mais restrito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]