• Carregando...
O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em meio a pandemia, os interesses políticos estão se sobressaindo. Principalmente do governador de São Paulo. João Doria ficou furioso com Jair Bolsonaro, apesar do pedido dele ter sido atendido.

O governador chamou o presidente de oportunista e afirmou que Bolsonaro está surfando na onda da coronavac. Mas o presidente só trabalhou para liberar a importação dos insumos da vacina chinesa.

Esses esforços ficaram comprovados em um documento do embaixador chinês no Brasil direcionado a Eduardo Pazuello. Nessa carta, o embaixador diz que a exportação do lote de 5,4 mil litros de insumos para a coronavac foi autorizada.

O embaixador também afirma que a importação da vacina de Oxford também está andando de forma acelerada. Além disso, ele fala que a China está disposta a continuar a cooperação com o Brasil no combate à pandemia.

A ministra Tereza Cristina, que foi elogiada pelo presidente da República pela atuação durante as negociações, explicou que existem três ministérios chineses tratando do assunto.

Entre eles, está o que ela já trata para assuntos de importação do agronegócio. Ou seja, ela já tem as portas abertas e canais diretos e rotineiros de conversação, o que facilita a tratativa das vacinas.

Já o ministro das Relações Exteriores agradeceu dizendo “a atenção do governo chinês para autorizar a exportação de insumos das vacinas, sem qualquer condição contratual, mostra o quanto é construtiva a nossa relação com a China”. Ele também agradeceu ao chanceler chinês.

A fofoca política apareceu

Com a aproximação das eleições no Congresso Nacional está aparecendo cada vez mais fofoca política. No momento, Arthur Lira (PP-AL) é o favorito para o cargo na Câmara dos Deputados.

Essa candidatura está causando atritos no DEM e na relação entre ACM Neto (DEM-BA), presidente do partido, e Rodrigo Maia (DEM-RJ). Isso porque alguns parlamentares estão discordando das posições políticas de Maia.

O atual presidente da Câmara virou basicamente um político de oposição. Isso chegou a estragar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que antes era bem recebido em alguns setores do governo federal já que ele apoia Bolsonaro.

O inquérito contra Pazuello

Na segunda-feira (25), o ministro Lewandowski aceitou o pedido feito pela Procuradoria-Geral da República para abrir um inquérito que apura se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, teve responsabilidade no aumento de mortes por Covid-19 em Manaus.

Psol quer se vingar de Bolsonaro

O Psol pediu ao Ministério Público Federal para investigar os ministros Augusto Heleno e Ernesto Araújo. Ambos são suspeitos de terem mandado investigar integrantes de ONGs brasileiras na Cúpula do Clima em Madrid, em 2019.

Mas certamente, integrantes da inteligência estadunidense também foram e fizeram o mesmo. A função desses funcionários é prestar relatórios dos bastidores desses eventos importantes para o Brasil.

Essa é a função deles. Mas o Psol não quer isso. Talvez o partido queira se vingar do povo por ter votado no Bolsonaro.

Cloroquina e ivermectina

O Tribunal de Contas da União determinou ilegal o uso de dinheiro público para compra de cloroquina e ivermectina para fins terapêuticos contra a Covid-19. O órgão deu cinco dias para o Ministério da Saúde explicar a distribuição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]