• Carregando...
Queimadas no Pantanal têm causados enormes prejuízos à fauna e à flora da região.
Queimadas no Pantanal têm causados enormes prejuízos à fauna e à flora da região.| Foto: IBERE PERISSE/PROJETO SOLOS/AFP

A Polícia Federal vai investigar as causas dos incêndios no Pantanal. Pecuaristas dizem que nunca viram tanto fogo. Segundo eles, o que acarretou o fogo foi a falta de manejo nos últimos dois anos.

O gado não podia pastar e nem comer em certas áreas, e não faziam a separação dos aceiros. Isso tudo é necessário para a preservação do bioma. Aquela região é muito seca e venta demais. O prejuízo desse desastre ambiental é muito grande para quem mora e trabalha na região.

A Polícia Civil do Mato Grosso divulgou os números de acidentes e incidentes de incêndios no Pantanal. Um dos focos se alastrou após uma queimada de limpeza em uma reserva do Sesc pantanal; outro em uma fazenda quando uma máquina agrícola pegou fogo; mais um começou na beira da estrada quando um carro capotou na Rodovia Transpantaneira e pegou fogo.

Além desses, teve incêndio que começou em uma fazenda porque fizeram fumaça para tirar mel de abelhas. Teve também um que começou quando um fio de alta tensão provocou faísca e o fogo se alastrou.

O incêndio na região se espalha com facilidade porque a pastagem está alta. Os pecuaristas têm um prejuízo enorme, porque o gado fica sem comida, muitos deles acabam morrendo. Outros animais silvestres também estão morrendo, como cobras e onças.

Uma pena o que está acontecendo. Pena também o Greenpeace fazer campanha contra o Brasil pedindo que as pessoas não comprem produtos brasileiros. Isso é ir contra os brasileiros.

Nós só conseguimos fazer importações porque as nossas commodities são exportadas e com isso nós geramos divisas, o que nos dá a capacidade de importar máquinas e equipamentos, por exemplo.

Lula denunciado

O Ministério Público Federal denunciou novamente o ex-presidente Lula. A Lava Jato continua. O substituto de Deltan Dallagnol entregou a denúncia para o substituto de Sergio Moro.

A PF acusa o Instituto Lula de lavar R$ 4 milhões doados pela Odebrecht em 2013 e 2014. Além do ex-presidente, o ex-ministro Antonio Palocci e o presidente do Instituto, Paulo Okamotto, também são acusados.

Além disso, está para sair uma sentença de outra denúncia feita contra Lula, que também tem relação com o Instituto Lula, por causa de um terreno pago pela Odebrecht.

Witzel denunciado

A Procuradoria-Geral da República denunciou, ao Superior Tribunal de Justiça, o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, a esposa dele Helena Witzel e o presidente do PSC, pastor Everaldo. O governador já tinha sido afastado do cargo.

Além deles, estão também o ex-secretário de Saúde do governador Edmar Santos, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do estado Lucas Tristão e outros sete. São os 12 apóstolos da corrupção no Rio de Janeiro.

Fux com Covid-19

O ministro Luiz Fux, novo presidente do STF, testou positivo para Covid-19. Ele acha que pegou em um almoço de família nesse fim de semana. Fux está tomando os devidos cuidados.

Cirurgias eletivas e exames rotineiros foram cancelados ou adiados por medo do coronavírus. Por exemplo, agora a Sociedade Brasileira de Coloproctologia está fazendo uma grande campanha.

O objetivo é que mais pessoas façam exames para a prevenção do câncer de intestino. Porque esse é um dos tipos de câncer que mais mata pessoas com mais de 50 anos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]