• Carregando...
Ministro Alexandre de Moraes nega devolução de passaporte a Bolsonaro.
Ministro Alexandre de Moraes rejeitou recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade.| Foto: Antonio Augusto/TSE

O ministro Alexandre de Moraes recusou, no Supremo, um recurso da defesa de Bolsonaro contra a inelegibilidade decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A valer as informações do UOL de que ministros do TSE disseram para repórteres que era um erro da defesa de Bolsonaro recorrer ao Supremo, então a decisão de Moraes favoreceu a Bolsonaro.

Seria um erro por quê? Porque o Supremo simplesmente recusaria, e o processo terminaria, sem mais recurso. O palpite de ministros do TSE que foram ouvidos por essas repórteres era de que seria melhor ficar com embargos de declaração e ir empurrando no tempo, no calendário, até que Kassio Nunes Marques e André Mendonça assumissem a presidência e vice-presidência do TSE, bem na véspera da eleição de 2026 – com a possibilidade de Bolsonaro ter uma chance.

Alexandre de Moraes fez uma nota criticando essa notícia, dizendo que a notícia não poderia ser verdadeira e tal.

O jurista Wálter Maierovitch, que já foi juiz de direito, criticou os ministros do TSE que teriam dado esse palpite, dizendo que eram fofoqueiros, que não podiam fazer críticas à ação de advogados, porque isso contraria o Código de Ética da Magistratura.

Lula nervoso com o arroz

O presidente Lula disse que ficou nervoso porque viu no supermercado o preço do arroz. Ele não foi a nenhum supermercado. Não entrou em nenhum supermercado. Quem entrou em supermercado, que se viu no sábado (25), foi o Eduardo Bolsonaro, que estava fazendo compras aqui em Brasília, aqui pertinho.

Mas, Lula, não. Deve ter sido força de expressão. Alguém falou para ele do preço, e ele disse que ficou nervoso com o preço do arroz.

Já os arrozeiros do Rio Grande do Sul ficaram nervosos com a decisão do governo de importar 1 milhão de toneladas de arroz, isentas de impostos de importação.

Acho que o presidente Lula vai ficar muito nervoso de novo em breve, porque vai precisar reajustar o preço dos combustíveis. Está bem defasado. Já temos uma nova presidente da Petrobras, e vai ser uma tarefa muito dura para ela.

A crise no RS mostra o melhor e o pior da natureza humana

No Rio Grande do Sul, a polícia fez busca e apreensão em residências de funcionários da Defesa Civil, que estão sendo investigados por desvio de doações em Eldorado do Sul. Depois disso, o Ministério Público Estadual pediu que o Exército administre a distribuição de doações.

Isso também está acontecendo, parece, no município de Barra do Ribeiro, ali ao redor de Porto Alegre, porque tem muita gente saqueando. Já aconteceu na enchente anterior, em setembro, com um funcionário da Prefeitura de Roca Sales (RS), que foi preso. Como disse o general Villas Bôas, uma crise dessas mostra o pior e o melhor da natureza humana.

Porto Alegre tem previsão de chuva de novo para esta segunda-feira (27). As pessoas limparam suas residências e lojas depois que as águas baixaram, o lixo foi para a rua, a água subiu de novo – porque os bueiros estavam entupidos –, e aí foi um caos outra vez. Não tem outra saída a não ser fazer aquilo que foi feito lá no governo Médici: diques e muros de contenção de águas.

Mas, sobretudo, para evitar que a água suba tanto, é necessário dragar os rios. Choveu muito mais em 1941, mas os rios estavam mais profundos. Aquela enchente ficou parecida com essa, porque agora choveu menos, mas os rios já estão atulhados de barro, de areia e de sujeira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]