• Carregando...
Sexta Turma do STJ decide manter Sérgio Cabral na cadeia
O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral| Foto: Alexandre Mazzo/Arquivo/Gazeta do Povo

O ex-governador do Rio de Janeiro e “rei da corrupção”, Sérgio Cabral (MDB), que está condenado a centenas de anos de prisão, fez um acordo de colaboração premiada e agora está delatando ministros do Tribunal de Contas da União.

O TCU é um tribunal ligado ao poder Legislativo. São três os ministros delatados por Cabral: o Vital do Rego, que já foi senador e deputado; o Bruno Dantas, que foi consultor do Senado e, com 36 anos, o mais jovem ministro a ingressar no tribunal; e o Raimundo Carreiro, que foi topo de carreira no funcionalismo do Senado. Os três foram acusados de receber, via Fecomércio do Rio de Janeiro, R$ 100 mil por mês para deixar passar “as coisas” do Rio.

Acho isso um indicativo de que é preciso também examinar a forma de escolha dos conselheiros e ministros dos tribunais de contas da União e estaduais. Porque o sujeito já vem “carimbado” pela indicação, em geral é um prêmio para quem não se reelegeu. Isso é algo que precisa ser mudado.

O milagre da produtividade

O Ministério da Agricultura divulgou um relatório que mostra a divisão territorial do Brasil em relação à agricultura, pecuária, áreas indígenas, etc. Vejam só que interessante: a agricultura, com todo esse brilhantismo que tem, todas as exportações, ocupa só 9% do território brasileiro. A pecuária, que é tão acusada por ambientalistas, ocupa 21%. As áreas indígenas são 14% do território, ou seja é mais do que toda a área agrícola que alimenta o Brasil e o mundo. As reservas ambientais são de 13%, também mais que a área de agricultura. As terras devolutas, aquelas onde não têm ninguém, ocupam 19%. As áreas preservadas por lei pelos proprietários são 20% e sobram outros 3,5% para áreas urbanizadas.

Agora, um dado muito importante: nos últimos 40 anos, a produção agrícola cresceu 385%, mas a área plantada só cresceu 32%. Vejam só o milagre da produtividade.

Empreendedorismo em alta

O Ministério da Economia disse que maio foi o mês recorde de vendas do varejo. Estranhei essa informação e liguei para um dirigente varejista para entender melhor. Ele disse que as vendas cresceram porque os informais saíram das ruas e as pessoas estão comprando mais nas lojas, com nota e pagando imposto. A criação de novas empresas também foi recorde, muito em razão das pessoas desempregadas que decidem empreender e criar sua própria empresa. Só em junho foram criadas 264 mil empresas; em maio, já havia sido mais 200 mil empresas.

Ironia do destino

Na Câmara, o relator do projeto de lei aprovado no Senado, da censura às redes sociais, é Orlando Silva, um excelente deputado, pessoa correta, mas que é do PCdoB, o Partido Comunista do Brasil. Aí vem a ironia: em nenhum país do mundo governado pelo partido comunista houve liberdade de expressão ou liberdade de opinião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]