• Carregando...
Ex-presidente Michel Temer foi absolvido pelo TRF-1 da acusação de obstrução da Justiça no caso da gravação feita por Joesley Batista.
Ex-presidente Michel Temer foi absolvido pelo TRF-1 da acusação de obstrução da Justiça no caso da gravação feita por Joesley Batista.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em 2016, a defesa de Lula havia entrado com uma queixa no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra Deltan Dallagnol e mais dois procuradores da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba: Roberson Pozzobon e Januário Paludo.

Nesta terça-feira (25), o CNMP decidiu por unanimidade arquivar o pedido de abertura do processo administrativo disciplinar. O conselho disse que o caso já prescreveu. A reclamação aconteceu porque Dallagnol apresentou, em um powerpoint, que Lula era o centro de um esquema de corrupção envolvendo o triplex de Guarujá.

CNJ não cai na lábia de desembargador

O Conselho Nacional de Justiça afastou o desembargador Eduardo Prado Rocha de Siqueira que se recusou a usar a máscara e desacatou um guarda municipal. A defesa alega que ele está em tratamento psiquiátrico.

Esse é o refúgio dos que não têm caráter para assumir o que fizeram. Um exemplo é Adélio Bispo, que depois de dar a facada no então candidato Jair Bolsonaro alegou que tem transtorno mental.

O que teria acontecido se um outro candidato naquela campanha presidencial tivesse levado uma facada de um bolsonarista? Eu acho que a campanha tinha que ter sido suspendida, já que o ataque aconteceu com o líder das pesquisas.

A corrida eleitoral só poderia ter voltado a acontecer quando Bolsonaro estivesse totalmente recuperado. Porque da forma que aconteceu, ele foi retirado de forma ilegal da campanha. Mas a suspensão não aconteceu.

Mesmo assim Bolsonaro ganhou a eleição porque os outros candidatos foram ingênuos e só falaram dele, portanto, fizeram campanha para ele. Isso aconteceu até durante os debates, o que ajudou.

A armação contra Temer

O Tribunal Regional Federal da 1º Região praticamente absolveu o ex-presidente Michel Temer (MDB) no processo em que ele é acusado de comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. O julgamento ainda não terminou por causa de um pedido de vista, mas já há maioria de votos pela absolvição. Em outubro de 2019, ele havia sido absolvido em primeira instância, mas o Ministério Público havia recorrido.

O processo foi aberto depois de o empresário Joesley Batista, em sua delação premiada, mostrar uma gravação de uma conversa entre Temer e ele, em que o ex-presidente fala “tem que manter isso, viu?”.

Isso foi uma armação para pegar Temer e tentar mostrar que ele queria que o pagamento a Cunha continuasse. Com certeza, o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot está por trás disso. Mas o processo foi arquivado sumariamente.

O Brasil estava se recuperando da recessão do governo Dilma, vários índices econômicos estavam melhorando e, quando apareceu aquela gravação, o prejuízo começou a voltar novamente. Esse país parece que torce para dar errado.

Mais um preso do “Covidão”

Ainda nesta terça, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso preventivamente. A operação investiga suposta irregularidade nas compras de testes contra Covid-19.

O secretário de Saúde deveria ser o responsável para ministrar a salvação das pessoas logo após os primeiros sintomas. Eu ouvi muito de médicos, de Brasília, que foram criados vários obstáculos para o tratamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]