• Carregando...
Vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac.
Vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac.| Foto: Bigstock

Segunda-feira (11), a Anvisa informou que o corpo técnico da agência já começou a analisar o uso emergencial das vacinas Coronavac e da AstraZeneca. O órgão trabalha há anos com o Instituto Butantan, a Fiocruz e o Ministério da Saúde na produção de vacinas.

O corpo técnico é independente e conta com biólogos, biomédicos, médicos, estatísticos e farmacêuticos. Eles atestam a eficácia, a segurança, a qualidade, os riscos e a possibilidade de monitoramento das condições adversas.

Depois dessa etapa, a análise feita pelo corpo técnico segue para a diretoria colegiada da agência. Essa dá o parecer final.

No entanto, a Anvisa destacou que o uso é emergencial e que a vacina está em etapa de desenvolvimento clínico e experimental, isso porque falta tempo para avaliar as reações adversas a longo prazo. Eu já falei isso, e por isso não acho que a vacina deve ser obrigatória.

A Ford vai deixar o Brasil

A Ford encerrou a produção de veículos no Brasil, o que é uma péssima notícia. Foram 101 anos. Nós tivemos o fordeco. A tradicional fábrica de São Bernardo do Campo (SP) está fechada desde 2019.

A empresa anunciou, na segunda-feira (11), que irá fechar a fábrica de Camaçari (BA). A ida da Ford para a região foi uma grande conquista. Além dela, serão encerradas as atividades em Horizonte (CE), que faz o Troller; e a de Taubaté, que produz motores.

Terá uma diretoria administrativa para a América do Sul em São Paulo, o campo de provas em Tatuí (SP) e o centro de desenvolvimento de projetos na Bahia. A comercialização para o Brasil ainda será feita, mas importando da Argentina.

Não entendi porque a Ford optou pela Argentina. Nos anos 1970, quando morei lá, eu via as grandes empresas fugindo do país vizinho em decorrência da conjuntura política. Mas as coisas mudaram.

Porém, ao que tudo indica, a economia argentina será mais afetada pela pandemia do que a brasileira. A empresa afirma que estava enfrentando dificuldades no Brasil e que a pandemia agravou a situação.

Reitoria dividida em Pelotas

O presidente Jair Bolsonaro escolheu Isabela Andrade para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas. Mas, apesar da decisão do presidente, a instituição decidiu que terá dois reitores ao mesmo tempo.

A lista tríplice apresentada ao presidente mostrava Andrade como a segunda mais votada pela comunidade acadêmica. Como Paulo Ferreira – o mais votado – e a escolhida por Bolsonaro são da mesma chapa, eles decidiram administrar a universidade juntos.

Vamos vencer a Covid

O registro de óbitos nos cartórios aumentaram 14% de 2019 para 2020. Diferença muito parecida com 2015 a 2016 e 2017 a 2018. No ano passado foram registradas 1,44 milhão, dessas 13% foram de Covid-19. Isso é muito alto. Mas a gente vai acabar ganhando essa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]