• Carregando...
Viaduto Santa Ifigênia durante a quarentena: PIB do Brasil pode ter a maior retração em um único ano por causa do coronavírus
Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo, durante a quarentena por coronavírus.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

(NOTA DO EDITOR: a informação de que a primeira morte por coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro foi divulgada pelo Ministério da Saúde, mas corrigida um dia depois. O primeiro caso foi registrado em março)

Um pensamento positivo para todos nós: a primeira morte pela Covid-19 foi em 23 de janeiro. Um mês depois teve carnaval. Muita gente chegou do exterior e ficou aglomerada. Quem sabe tenha havido uma transmissão muito rápida e assim as pessoas ficaram imunes ao novo coronavírus?

Pode ser que ruim ou bom, a gente ainda não entende o funcionamento desse vírus. Parece que a patologia ataca mais o sangue do que o pulmão. Ainda são detalhes científicos dos estudos mais recentes. A cloroquina quebra esse ataque se for administrada logo no início.

O número de mortes por coronavírus aumenta a cada dia. De domingo para segunda-feira, houve um aumento de 8%.

Quarentena estendida na França

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu que a quarentena se estenda até o dia 11 de maio. Depois as escolas, os museus, os cinemas e os restaurantes vão abrir pouco a pouco. O país tem 67 milhões e é do tamanho da Bahia. Segundo o presidente, a situação ainda é grave. Já são quase 15 mil mortos na França.

Sem espaço para totalitarismo

Vocês devem ter visto nas redes sociais o que aconteceu em Araraquara nesta segunda-feira (13). Aquilo é um exemplo de totalitarismo e desrespeito aos direitos individuais previsto na Constituição brasileira.

O brasileiro tem o direito de ir e vir. Um sujeito que se dizia jornalista, mas aparentemente ele trabalhava para a polícia, abordou uma mulher de 44 anos que estava em um banco de praça. Ironicamente, a praça se chama "Praça dos Advogados".

Esse sujeito disse que ela precisava sair do local e ela se recusou. A mulher afirmou que a Constituição está acima do decreto do prefeito, isso todo mundo sabe. Não é preciso estudar Direito para saber que a Constituição é a maior das leis.

O sujeito insistiu e chamou a polícia. A polícia chegou com violência: jogou a mulher no chão, que reagiu e mordeu o policial. Foi algemada de forma brutal e depois colocada dentro do carro como se fosse uma criminosa.

Eu acho que essa praça vai servir de símbolo da liberdade, dos direitos das pessoas e também da marca do totalitarismo de muita gente, que está realizando o sonho de ser totalitário.

De olho nos preços

Tem que ficar de olho no preço de todos os produtos que servem de combate ao coronavírus. O preço do álcool gel, da máscara e dos respiradores subiram bastante ultimamente. O Brasil já está bem de respiradores, não precisa comprar mais.

Tempo de solidariedade

Os venezuelanos pediram a ministra Damares Alves máquinas de costura para fazer máscaras de graça para os brasileiros. Também 48 médicos da Venezuela, refugiados, pediram para trabalhar gratuitamente para retribuir a acolhida que os brasileiros deram. É um registro de solidariedade em um momento desse.

A gente vai passar por cima de tudo isso com o nosso espírito de solidariedade, que está sendo posto em práticas nas grandes e pequenas cidades.

Tem pessoas levando comida para quem está ficando sem alimento, como as crianças que estão sem merenda escolar e os que estão inscritos no Bolsa Família. Os prefeitos de modo geral estão dando muita atenção a assistência social em um momento tão necessário. Parabéns aos prefeitos que estão adotando atitudes de sensatez, e não totalitárias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]