• Carregando...
Presidente Jair Bolsonaro compartilhou vídeo de apoiadores convocando para manifestação no dia 15 de março.
Presidente Jair Bolsonaro compartilhou vídeo de apoiadores convocando para manifestação no dia 15 de março.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Continua a celeuma em torno de uma suposta ameaça de Bolsonaro sobre o Congresso que estaria em um vídeo que teria sido enviado para alguns amigos dele. Só quem viu o vídeo – e eu vi – sabe que não tem nenhuma ameaça ao Congresso.

Não se fala em Congresso e sim em apoiar o presidente. Por isso, ele mandou para os amigos. Os eleitores de Bolsonaro estão convocados para uma manifestação para apoiá-lo.

Fazer manifestação é bom para a democracia, para que o eleitor não fique só ligado à urna e apareça somente na época das eleições, de dois em dois anos. É muito bom que o eleitor acompanhe, fiscalize, cobre e apoie o seu eleito, seja ele presidente da República, prefeito, governador, deputado federal ou estadual, senador, vereador. Isso faz parte da democracia.

Tem gente fingindo que o conteúdo é outro e ficam repetindo. Como o ministro de Hitler, Goebbels, recomendou: “repita uma mentira mil vezes que ela vira verdade”. Ou tentar induzir as pessoas, como eu acho que aconteceu, sem ter visto o vídeo.

No enunciado da pergunta dizia que o presidente Bolsonaro está ameaçando o Congresso. Diante dessa informação, as pessoas respondiam que isso é um absurdo. Só que esses não viram. Essa indução foi ensinado por Vladimir Lenin na Revolução Russa.

A manifestação do dia 15 de março é pacífica, portanto, não é nenhuma ameaça à democracia, ao contrário. Ameaça à democracia é tentar evitar manifestações pacíficas.

Do outro lado, o comitê Lula Livre está convocando manifestações que serão encabeçadas por Fernando Haddad. Elas vão começar em Porto Alegre no dia 5 de abril, no dia seguinte em Florianópolis e outra no dia 7 de abril, quando se completam dois anos do dia em que Lula foi preso.

Nada contra essa manifestação, isso é democracia. As pessoas acham que Lula foi preso injustamente e por isso vão se manifestar. Fala-se tanto em diversidade, mas não querem aplicar esse conceito em ideias.

As pessoas querem que haja uma ideia única, aquela da polícia do pensamento que é o politicamente correto e de outras ideias malucas que tentam impor. A pluralidade de ideias faz parte da dialética.

Bolsa e dólar

A Bolsa de Valores fechou em queda por causa da excitação em torno do coronavírus. Como disse Warren Buffett, as oscilações da Bolsa fazem uma transferência de recursos do investidor apressado para o investidor paciente.

Quem espera acaba ganhando com as oscilações. A hora que a Bolsa cai o paciente compra e fica esperando o valor subir. Já o impaciente vende as ações por um preço menor e sai perdendo. As ações brasileiras têm um grande futuro.

A mesma coisa acontece com o dólar. Se analisar bem, tem gente feliz da vida porque recebe em dólar e tem as pessoas que estão tristes porque precisam pagar em dólar durante as viagens.

A partir do próximo domingo, as compras feitas no exterior com cartão os valores cobrados serão do câmbio do dia e não o valor do câmbio na hora em que a administradora do cartão for fechar a conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]