i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

André Pugliesi

Foto de perfil de André Pugliesi
Ver perfil

Blog em defesa da cultura de arquibancada

Futebol

“Quando deixarão de ser animais?”, pergunta Petraglia, sobre briga de torcidas. Eu respondo

  • PorAndré Pugliesi
  • 18/08/2019 23:13
“Quando deixarão de ser animais?”, pergunta Petraglia, sobre briga de torcidas. Eu respondo
| Foto: Gazeta do Povo

O triunfo do Athletico sobre o Atlético-MG, 1 a 0, no sábado (17), pelo Brasileirão, acabou manchado por episódios de violência fora da Baixada, logo na partida que marcou o fim da pitoresca "torcida humana" e, assim, o retorno dos visitantes ao estádio no, digamos, modelo tradicional.

Elementos identificados como atleticanos debulharam com pedras e, aparentemente, barras de ferro, um Uber com torcedores do Atlético-MG dentro. Passei pelo local posteriormente e parecia uma guerra. E, em outro momento, houve confronto de torcedores das duas equipes nas imediações do estádio.

Os ocorridos foram cobertos pela imprensa, inclusive esta Gazeta do Povo, e provocaram a corrida ao Twitter de Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, e entusiasta número 1 da "torcida humana": "Quando deixarão de ser animais?", perguntou o cartola, indignado.

Eu respondo: nunca. Nunca deixarão de ser animais. Nunca deixarão de, em grupo, espancar um suposto rival, sozinho, indefeso. Nunca deixarão de armar emboscadas. Nunca deixarão de combinar tretas pela internet. Nunca deixarão de sair na porrada por causa de futebol. Nunca.

A violência está, antes de mais nada, e colocando de forma bastante grosseira, dentro do ser humano. E o futebol, também falando rudimentarmente, é um ambiente explosivo em potencial. Rivalidades ancestrais são a pólvora, fortes emoções o pavio e, qualquer coisa, pode provocar a detonação.

Combinação entre violência e o esporte que, por exemplo, empurra pais de família, incapazes de uma descortesia no dia a dia,, arquibancada abaixo, entre chutes e socos. Ou põe centenas de homens, de forma premeditada, aditivados ou não, para brigar em defesa de um território ou da honra de um distintivo. Ou faz com que um dirigente tente agredir com um chute torcedor do próprio clube.

Admitir que a pancadaria está sempre à espreita, que os ânimos ascendem repentinamente, que o ambiente é carregado de tensão, é nada menos do que o primeiro passo. Quem nunca teve vontade, ao menos em pensamento, em partir para a ignorância? É feio, é rude, é grotesco, mas é preciso entender como acontece. Não justificar, muito menos aceitar.

Agora pegue a bomba e deixe disponível num país campeão mundial de homicídios: 65.502 "mortes-matadas" em 2017, de acordo com o Atlas da Violência 2019, recentemente divulgado. Agora pegue a bomba e deixe disponível num país marcado pelas diferenças sociais, de toda sorte, em que a vida não vale nada.

E assim, no Brasil, enfrentamos um cenário muito mais complexo e delicado do que em qualquer outra nação igualmente atingida pela violência no futebol, como as desenvolvidas Inglaterra e Alemanha. Ou que guarda algumas semelhanças com o que se vê na Argentina, outra terra em frangalhos.

Conjunturas, a brasileira e a argentina, em que não se admite, ou não deveria se admitir, avaliações tão superficiais como as que vemos por aí. Entendimentos absolutamente precários de um problema que se apresenta há décadas. Não há solução simples para questões complexas.

Visões toscas que originam reações primitivas, como foi a "torcida humana", patrocinada pelo Athletico em parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR). Nada além de uma empreitada pirotécnica, de efeito puramente cosmético, algum ganho midiático, sem qualquer avanço substancial. O balanço fala por si.

Apelar ao sensacionalismo, abraçar uma estratégia pró-terror não resolve absolutamente nada. É o que diz o delegado Clóvis Galvão, da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), uma das poucas autoridades no Paraná que parece entender a bronca. E que, mesmo assim, se vê impotente para resolvê-la.

Eu sei que Petraglia leu o excelente livro sobre La Doce, a temida hinchada do Boca Juniors, do jornalista argentino Gustavo Grabia. Uma obra que alcança as entranhas da torcida organizada bostera, as relações de poder etc. O dirigente já se aliou aos Fanáticos nas eleições do clube e sabe como é uma parceria arriscada.

E sabe, também, que é preciso ir muito além para, de fato, minimizar a situação. Na Alemanha, por exemplo, se apostou numa espécie de parceria entre o poder público e hooligans, digamos, regenerados, para se entender como as coisas funcionam. Ajudou, mas falamos do país que nos enfiou 7 a 1 em casa.

Há boas ideias e gente interessada em avançar. Como o sociólogo Maurício Murad, autor do melhor livro sobre o assunto no Brasil: "A violência no futebol: novas pesquisas, novas ideias, novas propostas", de 2017. Recomendo a leitura a todos, um documento sobre a realidade brasileira.

Mas falta estudo e, ainda mais, empenho. Torcedores do Atlético-MG espalharam vídeos pelas redes sociais logo após o incidente em Curitiba, se vangloriando da pancadaria. Os rostos estão lá. Por que não foram grampeados logo que desembarcaram em Belo Horizonte?

Mais fácil é relacionar diretamente o que ocorreu com o fim da "torcida humana". Raciocínio que é apenas tolo e nova representação de um pensamento vigente no país, aquele que não consegue enxergar nada além do branco e do preto. É aquela turma que, quando digo que sou a favor das duas torcidas nas arquibancadas, pergunta se eu acho legal criança tomar facada em estádio.

Sobram bravatas e tentativas inúteis. Não tem saída. A única chance é pelo caminho da investigação, prevenção, repressão e, fundamentalmente, punição severa. O que, já sabemos, não acontecerá. Enquanto isso, giramos em círculo, inventamos "torcida humana" e assistimos, como sempre, a violência e o discurso fácil prevalecerem.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    RMSL

    ± 13 dias

    Muito blá, blá, blá e pouca solução. Tem que aplicar penas rigorosas para vândalos. Deixa os caras em presídio por 3 meses e na reincidência 1 ano. Duvido que não dê certo. Na Inglaterra era muito pior e hoje é um exemplo para o mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JoacirSS

    ± 13 dias

    Grande problema é a IMPUNIDADE neste país e não é de hoje e não é só no futebol. Infelizmente o excesso de liberdade e quando as leis não são cumpridas como deveriam se transforma em libertinagem. Assim como em outros casos tenho certeza que este episódio não trará punição para os envolvidos ou se forem punidos logo serão isentos. Temos n casos em nosso país que a justiça se fez presente, mas, logo em seguida os condenados já passam a ter direito a isso e aquilo. Chega a ser absurdo o condenado ter mais direitos que o cidadão de bem que trabalha e paga uma carga tributária absurda e não tem serviço público de qualidade, principalmente saúde a disposição como um condenado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VivaoBrasil

    ± 14 dias

    As últimas 5 (CINCO) reportagens do "jornalista" foram sobre a "torcida humana". Nem Freud explica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Claudio Tavares

    ± 14 dias

    Não concordo com você André. Acho o nome "torcida humana" péssimo, mas é esse o modelo que funciona na Europa, na Ásia e nos EUA. Adversários sentam-se lado a lado. E respeitam-se como seres humanos. Esses ******s que fazem arruaça e brigam na rua não são humanos. Não deveriam frequentar locais públicos. Deveriam estar enjaulados. E não podemos generalizar. Não são todos. São apenas alguns... Esses, SE quiserem voltar a frequentar locais públicos, depois de pagarem suas dívidas com a sociedade, podem sim, se quiserem, tornarem-se humanos. NUNCA e SEMPRE são palavras que não devem ser empregadas em uma discussão onde os dois lados têm voz. Elas simplesmente acabam com qualquer argumento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSÉ IVALDO

    ± 14 dias

    Deixa os menino brinca

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE DE PAULA

    ± 14 dias

    ANDRE PUCGLIESI PARABENS PRA VC ...ABORDOU COM CLAREZA E MATOU A PAU A VIOLENCIA NOS ESTADIOS ...PODE ACREDITAR UMA DS MELHORES REPORTAGENS NA M~IDIA ABORDANDO O ASSUNTO DA VIOLENCIA NOS ESTADIOS ...CONCORDO CM NUMERO GENERO E GRAU COM A MATÉRIA ....PARABENS.A MÍDIA TEM UM PAPEL IMPORTANTE PRA LIMPAR OS VANDALOS QUE NÃO GOSTAM DE FUTEBOL...SÓ QUEREM CONFUSÃO E DESCARREGAR SEUS COMPLEXOS DE INFERIORIDADE NOS ESTADIOS.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Aurelio Rosa Filho

    ± 14 dias

    Entre tantas demandas, como em shows, um pequeno grupo de PMs e seguranças particulares dentro, e a PM fora. No futebol, às vezes tem mais PM nos estádios do que nas ruas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON MUGNAINI

    ± 14 dias

    Coxa-branca desde 1.964, como sócio (por causa dos bailes), também frequentei os estádios para ver os jogos. Não haviam "organizadas". Mais tarde, num certo período, fui conselheiro clube. Me insurgi contra o fato de a diretoria - para ter apoio - ficar dando "colher de chá" para as organizadas que surgiam, em detrimento dos sócios! Deixei o Conselho e, posteriormente, de ser sócio. Desiludido, há anos que não vou aos estádios (ahhhh, fui em Berlim, há dois anos ver um jogo por la). Como disse um poeta: "o homem que vive cercado de feras/sente a necessidade inevitável de também ser fera!". E que fera! em bando, em grupos!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 14 dias

    Animais. Boa definição para estes alienados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WJFF

    ± 14 dias

    Enquanto as nossas leis favorecerem os bandidos, os torcedores animais, os políticos corruptos, nunca vai parar. Agora, se pegar esses animais e deixar 1 ano na cadeia, vamos ver se outros continuaram fazendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Murilo Henrique Pereira Jorge

    ± 14 dias

    Parabéns André. A violência (não apenas nos estádios) é um fenômeno complexo e que merece reflexão e debate.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VHP

    ± 14 dias

    "Nunca" é sua resposta. Então não temos maturidade para ter jogo com duas torcidas, simples! Que volte a torcida única, digo, "torcida humana"!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 14 dias

      VHP, perfeito. Este tipo de incidente NUNCA aconteceu quando da existência da torcida única. Porquê ? Simples. As torcidas organizadas não estavam no estádio. Agora elas voltaram. Que se cuidem as famílias do BEM.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GDW

    ± 14 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 14 dias

      Este tipo de incidente NUNCA aconteceu quando da existência da torcida única. Porquê ? Simples. As torcidas organizadas não estavam no estádio. Agora elas voltaram. Que se cuidem as famílias do BEM."

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RODRIGO

    ± 14 dias

    Uma coisa é fato, se mantiver a entrada das torcidas organizadas e ADVERSÁRIAS, na mesma rua, a 20mts uma da outra, sem isolamento, sem policiamento, sem segurança, outras varias brigas viram.... Podem anotar!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J A Schmidt

    ± 14 dias

    Mais uma vez a torcida atleticana mostrando seu verdadeiro DNA, não adianta maquiagem no nome e no escudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 14 dias

      j a xmidt, abriu a boca para falar besteira. A torcida do time falido, que não tinha nada a ver com o jogo, também participou.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos Ricardo Marques

      ± 14 dias

      Oh burrão, sabe qual a outra torcida aqui da capital estava lá junto com os mineiros, porque são "aliados"? Pois é, a torcida organizada do coritiba. Esse tipo de situação não é exclusividade de torcida A ou B.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Santana

    ± 14 dias

    O Paraná tornou-se a Rússia brasileira. Reacionário, é um estado em que a lei do mais forte frequentemente é usada, e o justiçamento ocorre a todo vapor. Não à toa, a Lava-Jato nasceu em Curitiba.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      Marcos Ricardo Marques

      ± 14 dias

      Demorou pra aparece um acéfalo da patota do "lula-livre".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      LUIMAR SZCZEPANSKI

      ± 14 dias

      Que bobagem, a lava jato nasceu em Curitiba porque encontrou massa crítica consolidada e gente decente disposta a fazer diferença. O que tem uma coisa com outra?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    M

    ± 14 dias

    Em nenhum jogo da "torcida humana" isso aconteceu, parece que pelo menos no entorno do estádio tinha resolvido o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 14 dias

      Correto. Agora, com o fim da torcida humana, as organizadas voltaram.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

    ± 14 dias

    Impunidade. Por isso que eu e meu filho nunca mais fomos a estádios de futebol.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bruno Carneiro

    ± 14 dias

    Impunidade. É esse o problema. É por isso que políticos roubam o Erário, é por isso que há tantos roubos e homicídios, é por isso que há tanta briga entre torcidas organizadas. IMPUNIDADE.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 14 dias

      Perfeito Bruno. Existem vídeos de câmeras de segurança, celular, nas redes sociais, mas não vão prender ninguém. NUNCA prenderam.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.