i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

André Uliano

Foto de perfil de André Uliano
Ver perfil

Fatos e dados sobre a cristofobia no Brasil e no Mundo

Dados coletados por entidades que acompanham a situação da liberdade religiosa no mundo apontam para a gravidade do fenômeno da cristofobia.

  • Por André Uliano
  • 26/09/2020 17:49
Bolsonaro acertou ao fazer menção à cristofobia em seu discurso na ONU.
Bolsonaro acertou ao fazer menção à cristofobia em seu discurso na ONU.| Foto: Pixabay

Em seu discurso para a Assembleia Geral do ONU, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro fez um “apelo a toda a comunidade internacional, pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia”.

De fato, inúmeros dados indicam que a cristofobia, enquanto manifestação e promoção de ódio e desrespeito contra cristãos, seus símbolos e suas crenças, é um fenômeno endêmico e crescente no mundo.

Segundo matéria da Associação Católica de Imprensa, em abril deste ano, “o Papa Francisco dedicou algumas palavras de recordação aos cristãos que hoje em diferentes partes do mundo sofrem perseguição e até martírio.” Lembrando os primeiros séculos do cristianismo, sabidamente marcados por uma dura e sangrenta perseguição aos cristãos, o Papa afirmou que o número atual de mártires é superior ao daquele período.

Segundo reportagem baseada nos dados da Open Doors, entidade que elabora relatórios anuais sobre a perseguição aos cristãos em dezenas de países, só em 2019, cerca de 260 milhões de cristãos foram severamente perseguidos. Quase 3 mil foram assassinados. No ano anterior, o número de homicídios de cristãos ultrapassou a marca dos 4 mil.

Ao contrário do que alguns poderiam imaginar, não se trata de um fenômeno exclusivo da África, Ásia e Oriente Médio. Ele também ocorre no Ocidente.

O número de atentados anticatólicos na Europa, por exemplo, tem crescido rapidamente, segundo informações do “Observatório de Cristofobia”, com sede em Paris na França. Mês a mês, usando um mapa interativo, a entidade classifica os atos anticatólicos em seis tipos: incêndio criminoso, assassinato, vandalismo, roubo, bombardeio e sequestro. Conforme matéria da Associação Católica de Imprensa:

"A diretora do Observatório sobre a Intolerância e a Discriminação contra os Cristãos na Europa (OIDACE) em Viena, Ellen Fantini, destacou que, embora os incidentes anticristãos registrados oficialmente tenham permanecido estáveis ​​nos últimos dois anos (1.063 em 2018 e 1.052 em 2019), aumentaram 285% entre 2008 e 2019."

"Em entrevista à CNA, Fantini destacou que, entre os países que informam os ataques, os números estão aumentando e destacou que 'de acordo com dados fornecidos à OSCE (Organização para Segurança e Cooperação na Europa) pelo Reino Unido, os crimes anticristãos dobraram de 2017 para 2018”.

Só o Ministério do Interior da França registrou quase mil atentados anticristãos no país só no ano de 2019. São quase três atentados por dia.

Perceba: caso a imprensa estivesse disposta a dar o destaque devido ao fato, só na França poderia mostrar um atentado diferente todos os dias em cada turno jornalístico.

Existe, no entanto, uma nítida tentativa de mascarar a gravidade do fenômeno, o que nada mais é do que mais um sintoma da perseguição.

E não é diferente nas Américas.

No México, a Igreja Católica tem sido perseguida pelos cartéis criminosos. No Canadá, atentados anticristãos também ocorrem com frequência.

Isso também vem acontecendo no Brasil.

Há ainda uma outra forma de perseguição no país. Mais velada; porém, não menos opressiva. Trata-se de agressões simbólicas e intimidações por órgãos de Estado.

Com efeito, têm sido constantes peças satíricas e provocativas. Um exemplo recente, foi uma peça produzida pelo grupo Porta dos Fundos. O caso gerou um processo na Espanha e um representante legal da Netflix naquele país reconheceu o caráter agressivo do material. Conforme noticiou a Gazeta do Povo: “Uma representante legal da Netflix na Espanha admitiu que o filme 'A Primeira Tentação de Cristo', do grupo Porta dos Fundos, é ofensivo para os cristãos, segundo a Asociación Española de Abogados Cristianos (Associação Espanhola de Advogados Cristãos), que denunciou a Netflix em um tribunal de Madri". Segue a matéria, informando que: "A denúncia foi acatada pelo tribunal em fevereiro. Na quarta-feira (9), a associação fez uma publicação no Twitter afirmando que o representante legal da Netflix na Espanha reconheceu, em declaração judicial, que o filme é ofensivo".

Outro caso: no ano passado, o Ministério Público do Estado de Pernambuco perseguiu um sacerdote católico por promover um abaixo-assinado para limitar o alcance da decisão do STF que criou um delito de homofobia por analogia ao crime de racismo.

Para mostrar que o fenômeno não é necessariamente recente, em 2013, um grupo de jovens católicos distribuía alguns panfletos sobre a doutrina religiosa acerca do matrimônio, quando foram física e verbalmente hostilizados por grupos contrários ao seu posicionamento. O fato foi registrado à época pelo colunista Carlos Ramalhete, com as seguintes palavras: “A agressão, desavergonhadamente gravada por um dos que a perpetraram, pode ser vista na internet. É assustador: blasfêmias e berros obscenos a centímetros do rosto, empurrões e ofensas, respondidos apenas com orações e silêncio. Uma pedrada, registrada no 1.º DP, atingiu um dos rapazes do IPCO, que precisou ir ao hospital e receber três pontos de sutura na cabeça.” Na matéria, há um vídeo que mostra os fatos.

Recentemente, em postagem no Twitter que depois foi apagada, o escritor Paulo Coelho falou de um suposto talibã cristão, numa nítida tentativa de vincular evangélicos e católicos ao grupo extremista talibã, responsável por atos de terrorismo e violência. É claramente um discurso de ódio, que pretende associar no imaginário popular os cristãos brasileiros e grupos de fundamentalismo violento.

Há também relatos de perseguição nas universidades. Uma fonte que não quis se identificar afirma que em sua seleção para o doutorado de jornalismo em uma instituição pública, seu orientador confessou que enquanto ela estava fora da sala, os demais membros da banca examinadora afirmaram expressamente que pretendiam reprová-la pelo fato de ser católica. O orientador – que é ateu – afirmou que conseguiu dissuadi-los. Neste caso concreto, a conduta caracteriza nítido crime de racismo. Questionei-a por que não buscou responsabilizá-los, ao que ouvi que isso representaria sua colocação numa lista negra e que todas as portas se fechariam. Isso mostra que se trata de um cenário de opressão estrutural, o que torna extremamente difícil qualquer reação por parte das vítimas.

Ainda, em 2013, durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, integrantes da chamada “Marcha das Vadias” “quebraram imagens sacras, símbolos da fé católica”, “estamparam ícones de Cristo nas partes íntimas”, outras colocaram imagens na vagina e no ânus. As cenas circularam pela internet na época.

Neste ano, “um grupo de evangélicos publicou (...) o 'Manifesto Acerca das Difamações e Demonstrações Públicas de Desprezo Contra os Cristãos', no site 'Coalizão pelo Evangelho' (...). O ato é uma defesa da atuação de cristãos no governo e uma reação a ataques feitos contra personalidades que professam publicamente a sua crença."

O manifesto foi lançado pouco após um fato inaceitável: um grupo produziu e divulgou uma marcha zombando do abuso sexual sofrido pela Ministra Damares Alves, a qual sofre ferrenha perseguição especialmente por ser evangélica de perfil conservador.

Enfim, os fatos são inúmeros. De inúmeras formas grupos cristofóbicos promovem o ódio, o escárnio e o preconceito. Apesar da imensa quantidade e gravidade dos fatos, percebe-se que recai sobre eles uma espécie de pacto de silêncio, tornando-os socialmente invisíveis.

É necessário lançar luzes sobre esse fenômeno de ódio e perseguição, bem como pensar em mecanismos jurídicos e políticas públicas que possam fazer frente a tais fatos. Ademais, é preciso continuar sensibilizando a comunidade internacional para que tome medidas adequadas para proteção da dignidade e dos direitos humanos das vítimas de cristofobia.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Dissenha

    ± 19 horas

    Excelente texto. Muito bom saber que o Escritor é Procurador da República, pois sói ocorrer, infelizmente, que Procuradores, Promotores e outras autoridades Públicas, geralmente quando se manifestam, é para apoiar causas progressistas. Entendo que textos como este sensibilizam os leitores de que devemos atuar como cidadãos, onde nosso alcance for possível e como Cristãos através do exemplo e orações.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 22 horas

    A cristofobia é fato e não pode ser esquecida! Que todos tenham o direito de manifestar sua fé livremente sem perseguição ou morte!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 22 horas

    A cristofobia é fato e não pode ser esquecida! Que todos tenham o direito de manifestar sua fé livremente sem perseguição ou morte!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 24 horas

    Perseguição com fatos e dados? Que click-bait sem vergonha. O PR esboçou algo, sem fundamento no discurso essa semana, a GP tratou de colocar algo em cima. Porém, como as costumazes várias mentiras do PR, nao tem embasamento. Shame.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André Borges Uliano

      ± 9 minutos

      Tiago, fizemos o texto expondo dados de instituições respeitadas do mundo todo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 1 dias

    EXCELENTE ARTIGO. A grande imprensa vem fazendo um trabalho literalmente silencioso de manter a cristofobia debaixo do tapete. Sim, fazer de conta que não existe, ou quando não dá para esconder, dizer que é um "fato isolado". Só que não. A cristofobia existe, é um fato, seus números são chocantes, tanto quanto chocante é o silêncio da imprensa a respeito. E nesta "operação abafa" a imprensa não está só, a depender do país está aliada a cartéis do tráfico, a partidos marxistas, a governos progressistas e anticlericais e, de modo geral, àquele interesse econômico por trás das agendas de gênero e de divisão racial da sociedade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Murilo Menin Flores

    ± 1 dias

    Excelente artigo. Só não vê e não compreende a importância deste assunto quem não quer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      André Borges Uliano

      ± 8 minutos

      Obrigado, Murilo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 1 dias

    Quando jovem também assimilava essa propaganda contra os valores judaico-cristão. Nossos professores adoram destacar o papel nefasto da igreja católica. Cardeal Richelieu era o capeta travestido de gente. Os papas eram pervetidos sexuais e queriam ultrajar os que tinham o credo católico. Ou seja, as coisas apenas pioraram. Precisamos, sim, discutir o preconceito a qualquer um que abrace uma religião. Pois os marxistas-leninistas é disseminam essa ideia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 1 dias

    Os fatos de perseguição, nas mais diversas matrizes, ao Cristianismo são inúmeros. Este artigo corajosamente retrata alguns. A perseguição e a intimidação, seja por meio da violência física ou coerção ideológica, devem ser combatidas por qualquer país que preze pela Democracia e pelo Estado de Direito

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SERGIO DA SILVA BENTO

    ± 1 dias

    Sr. Procurador da Republica, se não me engano nos evangelhos constam que perseguição seria coisa normal para quem segue Jesus. Ou não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Murilo Menin Flores

      ± 1 dias

      Sr. Sérgio da Silva Bento. Espero que você nunca seja perseguido por sua crença. E se não tiver crença, que também bença seja perseguido por isto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Noscca

    ± 1 dias

    Esse deveria ser o assunto principal do Papa mas o argentino prefere falar da Amazônia em Chamas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos

    ± 1 dias

    O PR pautando os assuntos e a turma segue atrás, bla bla bla bla. Qual será o próximo assunto sem importância prática nenhuma que o Bolsonaro pautará esta turma? Ferrugem em bicicleta velha? A importância da aba do chapéu? A cor da asa da drosophila?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 1 dias

    Impressionante como a cristofobia tem sido ignorada, ou tratada com desprezo por parte daqueles que não creem em Deus! Triste também é quando vemos seguidores do Cristo intolerantes com seus irmãos de crença porque são Católicos, Evangélicos ou Espíritas. Cristo é puro amor e quem o segue precisa ser fraterno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Tadeu Lúcio Machado

    ± 1 dias

    O Doutor aí tá misturando perseguição aos católicos e não aos cristãos, uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, se liga Doutor e só para sua informação na grande maioria das representações públicas tem um crucifixo exposto, e na constituição somos uma nação laica como deve saber o nobre constitucionalista, data vênia Doutor Vossa Senhoria já verificou em quantas comunidades brasileiras temos a imagem do Cristo Redentor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      André Borges Uliano

      ± 3 minutos

      Quanto aos crucifixos em espaços públicos, isso não anula os episódios de perseguição.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André Borges Uliano

      ± 4 minutos

      Abordamos tanto perseguição a católicos como a cristãos de modo geral. Mas católicos são cristãos. Perseguir católicos é perseguir um grupo determinado de cristãos. O fato de o Estado ser laico impõe a liberdade religiosa aos cristãos, não legitima a perseguição.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erandir Barroso de Sousa

    ± 1 dias

    Todo tipo de perseguição deve ser combatida. Há cristãos que são perseguidos, bem como "cristãos " que perseguem tudo que foge do dogma praticado em suas igrejas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      MAURICIO SANTOS

      ± 1 dias

      Ha cristãos católicos te obrigando a entrar na Igreja, mocinho?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 1 dias

    Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8:35-37

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 1 dias

    Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus 5:44-45

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Magela

    ± 1 dias

    Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. 1 Pedro 4:12-16

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dan

    ± 1 dias

    Nossa, cristãos são uma minoria oprimida agora? Cristãos estão sendo perseguidos ? Devia voltar a realidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      André Borges Uliano

      ± 0 minutos

      Tiago, segundo as instituições que acompanham a situação da liberdade religiosa, só em 2019, 260 MILHÕES de cristãos foram "SEVERAMENTE PERSEGUIDOS". Em dois anos, 7 mil foram assassinados por razões ligadas à sua fé. Ou seja, por dia, quase 10 cristãos são mortos. Parece-me um quadro de perseguição bastante claro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 24 horas

      Quais fatos? Uma porção de exemplos que nem se consideram perseguição?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MAURICIO SANTOS

      ± 1 dias

      Depois de um artigo com todos os fatos, essa resposta. Obviamente não leu o texto, apenas entrou, depois de ler a manchete, para comentar. “Dan” hahah

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO A. O. PRIETO

    ± 1 dias

    Esse "líderes" que deveriam falar mais alta e claramente sobre esse assunto, omitem-se, por medo , vergonha ou comodismo, ou por querer ficar bem com o mundo (agradar a todos, o que é manifestamente IMPOSSÍVEL). Fez muito bem o presidente em mencionar o assunto. Esses outros que permanecem calados, ou com condenações leves, apenas para constar, são políticos travestidos de pastores... A verdade deve ser apoiada. Porque nenhum dos participantes da reunião apoiou explicitamente as falas de Bolsonaro contra a perseguição religiosa aos cristãos, ou as de Trump sobre a China? São pessoas antipáticas? Talvez; mas quando estão certos, devemos, no mínimo, dizer que concordamos com eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 1 dias

    Parte desse movimento anti cristão é financiado por entidades islâmicas e a outra parte por socialistas esquerdistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Márcio de Abreu campana

    ± 1 dias

    Parabéns ao Presidente Bolsonaro por colocar tal questão gravíssima em evidência em discurso histórico na ONU.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucia Haracemiv

    ± 2 dias

    Texto verdadeiro

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carmo Augusto Vicentini

    ± 2 dias

    Mais um tentáculo das entidades que querem destruir nossa sociedade pedaço por pedaço. Não conseguirão. Em dado momento podem até pensar que venceram, mas o bem prevalecerá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.