• Carregando...
Trabalho de pesquisa do DJ
Trabalho de pesquisa do DJ| Foto:
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Todo o clima e animação de uma festa é, em grande parte, responsabilidade do DJ. As músicas escolhidas pelo DJ, sua técnica de mixagem e sua percepção de como a pista está se comportando, contribuem para que isso aconteça. Mas como o DJ cria o set? Vamos lá, Aperte o Play!

Várias músicas aleatórias e tocadas na sequência que vier na cabeça? Não, não é assim que funciona. Durante o set, o DJ pode criar momentos de explosão de alegria, momentos de tranquilidade, de tensão e até momentos mais românticos. Pra gerar todas essas emoções, o DJ utiliza as músicas de seu repertório, tocadas em uma sequência harmônica e o principal, usa seu próprio feeling para sentir o que está acontecendo na pista e saber qual música deve tocar no momento certo.

O trabalho do DJ não acontece somente enquanto está na cabine, existe todo um processo de pesquisa de músicas para construção de seu repertório e do DJ set. Já comentei um pouco sobre este tema no post ‘O DJ só aperta o Play?!‘.

Trabalho de pesquisa do DJ

Trabalho de pesquisa do DJ

Para montar um set de qualidade e original, o DJ precisa de muita pesquisa. Antigamente, quando os DJs tocavam com discos de vinil, o grande trabalho era frequentar as lojas especializadas em discos, onde podiam vasculhar entre algumas centenas de discos de vários estilos e encontrar músicas para compor seu repertório.

Atualmente, com a grande maioria dos DJs tocando em formatos digitais, sites como o beatport.com e audiojelly.com são as principais fontes de pesquisa. Nestes sites, pode-se encontrar e comprar todas as músicas para compor um repertório com muita facilidade. São sites especializados em música eletrônica, concentram a grande maioria das músicas lançadas pelos produtores musicas. Em média são lançadas 200 músicas novas por dia, ou seja, se o DJ se esforçar, poderá estar sempre atualizado com o que há de melhor.

>> Aperte o Play em nossa playlist no Spotify
>> Curta o Aperte o Play no Facebook
>> Siga o Aperte o Play no Instagram e Twitter

Um DJ set deve manter um estilo musical predominante. No post de hoje, coloquei um exemplo de um set que gravei somente com músicas de Deep House. Manter a predominância de um estilo musical durante todo o set, faz com que uma história seja criada com momentos de climax e de relaxamento. Escutando o set de uma forma contínua, durante sua quase 1 hora de duração, é possível sentir esta história acontecendo e identificar os momentos e emoções que as músicas pretendem gerar. Em um clube a dinâmica é a mesma, com o diferencial de que o DJ pode sentir como o público reage a cada música tocada e construir uma história ainda melhor.

DJ se apresentando em um club.

DJ se apresentando em um club.

Por todo este trabalho em criar uma história no DJ set, é muito complicado, e digamos que bem chato, quando alguém pede para o DJ tocar alguma música específica. Se a música não tiver nada a ver com o que o DJ está tocando, fica ainda mais constrangedor. Respeitar o trabalho do DJ, de toda a pesquisa que fez e também respeitar a história que está criando, deve ser um hábito de todos os frequentadores de clubes. Quanto mais a pessoa frequenta os clubes e passa a identificar as características de cada DJ, fica mais fácil de entender que o melhor é curtir o que o DJ está fazendo e o principal, se divertir!

Veja também:
Fala aí! O que é Progressive House?
Festival Creamfields 2013 na Inglaterra!
Os Festivais de Música Eletrônica

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]