colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Opinião

Calendário 2021 da CBF é insano. Uma vergonha

Por
Cristian Toledo
20/08/2020 23:08 - Atualizado: 29/09/2023 23:13
Rogério Caboclo, presidente da CBF
Rogério Caboclo, presidente da CBF | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Na surdina – à sorrelfa, como diziam os antigos -, a CBF divulgou o calendário 2021 do futebol brasileiro. E o anúncio mostrou que a entidade fez o que se julgava impossível: colocou a girafa na casa do cachorro. Com onze datas a menos que o habitual para a realização de partidas, simplesmente foi pego o mesmo plano de 2020 e enfiado (me perdoem o termo) no ano que vem. Tudo para atender aos anseios comerciais da CBF e das federações.

Não houve redução de datas nos campeonatos estaduais, vamos ter jogos dos campeonatos nacionais durante Copa América e Jogos Olímpicos e nem mesmo a parada das datas Fifa vai acontecer. Em resumo, vai ser uma zona maior que a deste ano – só que tivemos uma pandemia agora, e tudo leva a crer que a situação estará menos pior em 2021.

É uma vergonha. CBF e federações estão sapateando na cara da sociedade, pensando apenas nos seus benefícios e jogando clubes e atletas às feras. E a entidade maior (?) do futebol brasileiro aproveita uma noite de rodada cheia do Campeonato Brasileiro pra lançar o calendário 2021, para tentar ‘diluir’ o assunto. Mas não deu certo.

Calendário 2021 feito pela CBF é insano

A primeira barbaridade do calendário 2021 do futebol brasileiro é iniciar os campeonatos estaduais apenas quatro dias depois do final do Brasileirão de 2020, que tem a última rodada marcada para o dia 24 de fevereiro. Usando a alegação de que os atletas já tiveram férias, vão enfiar (perdão de novo pelo termo) goela abaixo dos clubes essa insanidade.

TABELA: veja a classificação completa do Brasileirão

Isso quer dizer que os vinte times que jogam a Série A vão largar os estaduais. Quem for bem e garantir título ou vaga na Libertadores vai com certeza dar férias aos jogadores. E quem for mal não terá tempo algum para reformular seu elenco. Portanto, não podemos exigir que estes clubes entrem nos seus campeonatos regionais com interesse total. Pelo contrário, a decisão só vai tirar ainda mais os principais times (incluo aí os da Série B) pelo menos das rodadas iniciais.

E nada, absolutamente nada justifica a manutenção das 16 datas dos estaduais – no caso do Paranaense, ainda pior, pois são 17 datas. Tenham certeza que não é por nenhum motivo nobre, de defesa dos clubes do interior. É por causa, na maioria dos estados, por conta do quinhão dos direitos de transmissão recebidos pelas federações. E como são elas que elegem o presidente da CBF, tá fechado o círculo.

Um jogo atrás do outro

Aí, vamos ter partidas praticamente todos os dias mais uma vez, porque a temporada precisa acabar em 6 de dezembro. O motivo é simples: 2022 é ano de Copa do Mundo, então o tempo para as competições de clubes fica reduzido. Mas isso será feito à custa do desgaste dos atletas. Estamos apenas na quarta rodada do Campeonato Brasileiro e as lesões musculares já assustam. E a previsão é que sigamos nessa rotina doida por mais 15 meses, sem parar.

Agora espero para saber a reação dos clubes. Alguns andam gritando sobre vários temas, mas não se debruçam sobre os problemas básicos do futebol, que afetam diretamente a qualidade do jogo. Sem tempo para treinar, sem descanso para os jogadores, o nível do nosso futebol vai cair, e isso afasta investidores. Impacto para os clubes, porque a CBF se garante com a seleção e as federações com seus tostões dos estaduais.

Que a união dos clubes, tão propalada nos últimos meses, exista para contestar esse calendário 2021. É abusivo para os atletas, ofensivo aos clubes. E só agrada aos cartolas do ar condicionado. Eles, que não vão para o front enquanto o mundo do futebol luta contra a covid-19, dão mais um passo pra apequenar o futebol brasileiro.

Veja também:
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Em 70 dias de temporada, Coritiba chegou a 10 atletas lesionados
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Na mira do Athletico, atacante Vargas será reavaliado por novo técnico do Atlético-MG
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Cuca confirma atacante ex-Flamengo fora do Athletico
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
Fluminense espera acordo nas próximas semanas para renovar com Diniz
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV