colunas e Blogs
Arquibancada Virtual
Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Arquibancada Virtual

Paraná se reúne com Temer para resolver impasse da Vila Capanema

Por
Julio Filho
16/11/2017 20:27 - Atualizado: 27/09/2023 19:37
Oliveiros Machado Neto, representante do Paraná Clube,  presidente Temer, exibindo a camisa tricolor, e deputado João Arruda em encontro para tratar da Vila Capanema. Foto divulgação.
Oliveiros Machado Neto, representante do Paraná Clube, presidente Temer, exibindo a camisa tricolor, e deputado João Arruda em encontro para tratar da Vila Capanema. Foto divulgação.

Uma comitiva do Paraná Clube foi recebida nesta quinta-feira (16) pelo presidente Michel Temer, em Brasília. Motivo:  o longo imbróglio travado entre o Paraná e a União pela propriedade da Vila Capanema.

Um acordo amigável está muito perto de um desfecho positivo. É o que garante o deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que assumiu a frente paranista nas negociações e mediou o encontro. A cúpula tricolor foi representada pelo superintendente-geral paranista, Oliveiros Machado Neto.

Tecnicamente, Temer nada pode fazer para ajudar o Paraná. Segundo apurou a reportagem, o presidente nem sequer sabia da confusão jurídica. A ideia paranista é ganhar apoio político para um eventual acordo extrajudicial, caso o Planalto seja consultado.

No início do mês o acordo entre as partes avançou significativamente nesta semana, após reunião na capital federal com a presença da ministra Graçe Mendonça, Advogada-Geral da União (AGU), e do secretário da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Sidrack de Oliveira Correia Neto, além do próprio Arruda. Também estiveram presentes o presidente do Tricolor, Leonardo Oliveira, o vice-jurídico, Luiz Berleze, além do superintendente Oliveiros Machado Neto.

O caminho vislumbrado para um acordo segue sendo a oferta, por parte do Tricolor, de uma outra propriedade à União, em troca da posse definitiva da Vila Capanema. O clube não traz maiores detalhes.

No início de outubro, o presidente do Paraná, Leonardo Oliveira, já havia se reunido com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, para tratar do tema.

Indenização

Em março de 2016, o Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF-4) confirmou que a posse da Vila Capanema pertence à União.

Segundo Arruda, em um futuro próximo, o Tribunal discutirá o tema de uma possível indenização da União ao Tricolor, para compensar as benfeitorias feitas pelo clube na praça esportiva ao longo da história.

A possibilidade de ter de pagar estes valores ao Paraná é outro fator que motivaria a União a aceitar uma proposta de acordo.

Além disso, vale lembrar que o clube ainda pode entrar com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, por fim, apelar a um recurso extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF), o que arrastaria ainda mais a batalha jurídica e seu desfecho.

Entenda o caso em 10 passos

1 – A ação

O Ferroviário se funde com o Britânia e o Palestra Itália, em 1971. Nasce o Colorado. Os engenheiros da Rede Ferroviária Federal contestam a fusão na Justiça.

2 – A posse

Justiça reconhece em 1978 a fusão e a Rede ingressa com uma ação reivindicando a reintegração da posse do terreno, pois ela entende que o nascimento do Colorado interrompeu a relação jurídica/afetiva que existia com o extinto Ferroviário.

3 – A vitória

Publicidade

A Justiça Estadual do Paraná julga, em 2003, improcedente a ação da Rede e declara que o Paraná possuía o domínio e a posse da área.

4- Reviravolta

A RFFSA entra em liquidação e o presidente Lula decide, via medida provisória, integrar todo o patrimônio da Rede à União. Em fevereiro de 2007, de acordo com o texto da MP, a União herdou os bens imóveis e os “direitos, obrigações e ações judiciais em que esta seja autora, ré, assistente, opoente ou terceira interessada”.

5 – A derrota

Em março desde 2012, a Justiça Federal decide que o estádio é patrimônio da União e determina a desocupação do imóvel. O clube recorre com recurso no Tribunal Regional Federal. O julgamento, a princípio, estava previsto para fevereiro de 2015. Advogados Nóbrega Pereira, sem cobrar honorários, defendem o Paraná desde o início do processo (conheça a história).

6 – A alternativa

A prefeitura de Curitiba negociou com a União a cessão do terreno da Vila ao município. Caso o Ministério do Planejamento concorde, a prefeitura se dispõe a dar em contrapartida ao Tricolor a construção de um novo estádio, em troca da desistência do recurso no TRF. Em 18/1/2014, a Gazeta do Povo trouxe com exclusividade detalhes do projeto municipal para a área de 55,3 mil metros quadrados em lítigio.

7 – Suspensão

Relator do processo na Justiça Federal, diante de um possível acordo entre União, prefeitura e clube, suspende o processo em 120 dias durante sessão em 12/2/2015. Neste período, conversas entre clube e prefeitura avançam para a construção da Arena Boqueirão, contrapartida do município para o Paraná desistir da posse no terreno da RFFSA.

8 – Semifinal

Após pedido de suspensão de 120 dias, o caso vai a julgamento no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª região, em Porto Alegre. Relator do processo reconhece a propriedade da união, mas segundo desembargador pede vistas ao processo. De três votos possíveis, por enquanto, Tricolor tem um desfavorável. Nova audiência será marcada para bater o martelo.

9 – Quase final

Após ter decretada em 2016 a derrota jurídica para a União na disputa pelo terreno da Vila Capanema, o Paraná segue com esperanças de efetuar um acordo político para manter a praça esportiva. A posse da Vila para a União foi garantida pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre (TRF-4) em março de 2016.

10 – Acordo

Agora, mesmo juridicamente vitoriosa, a União acena para um acordo. Em troca da permanência do Paraná na propriedade, o governo federal aceitaria receber outro terreno de posse do Tricolor, na forma de permuta. O clube ofereceu duas parcelas de dois patrimônios diferentes em troca do estádio: a frente da Vila Olímpica do Boqueirão, onde ficam as piscinas, e uma parte da sede social da Kennedy, ainda não especificada.

Veja também:
Lojistas do Couto acusam Paraná Clube de cobrança abusiva em operação de jogo
Lojistas do Couto acusam Paraná Clube de cobrança abusiva em operação de jogo
Cuca espera por semana livre para implantar "variações" no Athletico
Cuca espera por semana livre para implantar "variações" no Athletico
Após demissão de Guto, Coritiba tem saída de analista de desempenho
Após demissão de Guto, Coritiba tem saída de analista de desempenho
Coritiba busca treinador: veja nomes disponíveis para substituir Guto Ferreira
Coritiba busca treinador: veja nomes disponíveis para substituir Guto Ferreira
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Arquibancada Virtual
O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo
Crônica

O Nikão do Athletico. Desfrutem enquanto é tempo

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Libertad x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo na TV

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV
Transmissão

Barcelona x Fluminense AO VIVO: como assistir ao jogo na TV