i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Arquibancada Virtual

Foto de perfil de Arquibancada Virtual
Ver perfil
Dicas para quarentena

Série El Presidente mostra a corrupção no futebol e ainda diverte

  • Por Robson Martins
  • 17/06/2020 15:08
Série El Presidente mostra a corrupção no futebol e ainda diverte
| Foto: Divulgação

Desde o começo do mês de junho está disponível para os assinantes da Amazon Prime Video a série "El Presidente", que relata o maior caso de corrupção já descoberto na Fifa, o que ficou conhecido como o "Fifa Gate". Depois de ver todos os episódios já é possível recomendar. Vale a pena!

Apesar do que a primeira cena sugere, com a famosa "chuva" de dinheiro caindo sobre o ex-presidente da Fifa, Joseph Blater, o presidente que dá nome à série não é ele. A história gira em torno do chileno Sergio Jadue, até então uma figura periférica na história do lamaçal que se tornou o futebol mundial.

>>> Cinco motivos para você não perder a série sobre Michael Jordan e o Chicago Bulls

Após conseguir o acesso para a primeira divisão chilena com uma pequena equipe, Jadue de repente se torna presidente da ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile). A CBF deles. Uma subida de cargo tão inusitada quanto a situação que o dirigente, na época com 31 anos, encontrou ao se deparar nas reuniões com outros cartolas da América do Sul, na sede da Conmebol, no Paraguai, na cidade de Luque - e é possível saber porque lá.

Nos encontros estão nomes conhecidos do futebol brasileiro, como os ex-presidentes da CBF, Ricardo Teixeira e depois José Maria Marin. Assim como o argentino Julio Grandona, que durante décadas comandou o futebol argentino e que faleceu em 2014. Na série, em uma espécie de "memórias póstumas", é Grandona o narrador dos acontecimentos, explicando de forma leve, divertida e clara até para quem nunca ouviu falar no assunto como a corrupção tomou conta do meio do futebol.

Como todos os outros, Jadue se envolve nos esquemas relacionados principalmente a venda dos direitos de televisão dos campeonatos sul-americanos e acaba no fim se tornando um informante do FBI para não ser preso. No meio disso tudo temos a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, e a Copa América no Chile, no ano seguinte, servindo de pano de fundo para mostrar como o dinheiro jorrava na mão dos dirigentes.

A série não pode ser considerada um documentário porque tem uma parte de ficção. Mas a maior parte do que é real e o que foi feito para "apimentar" fica bem claro no último episódio. Resta no fim a certeza de que não há limites para a ganância de quem comanda o futebol e que devemos ter uma segunda temporada bem brasileira.

Série Melhores Livros de Futebol

Série Jogos Incríveis

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.