• Carregando...
Baden Baden 15 anos: cerveja com lúpulo brasileiro e site de harmonização
| Foto:

Baden Baden 15 anos: visita à fábrica

A Baden Baden, microcervejaria de Campos do Jordão (SP), atualmente pertencente ao grupo Brasil Kirin, completa 15 anos de existência em 2014. Na quinta-feira (5), vários jornalistas, blogueiros e influenciadores do meio da cerveja foram convidados para visitar a fábrica e acompanhar os lançamentos especiais dessa comemoração. Estive lá e pude degustar em primeira mão a Baden Baden 15 anos, uma Heller Bock com adição de lúpulos plantados no Brasil, além de acompanhar o anúncio do novo site de harmonização.

Baden Baden 15 anos: visita à fábrica

A visita incluiu passeio pela fábrica da Baden Baden na tradicional cidade da Serra da Mantiqueira, onde todos puderam conhecer as instalações da microcervejaria – ainda pequena e super otimizada para produzir o volume necessário para o mercado. Uma das partes mais interessantes foi poder conhecer a sala de brassagem, que conta com um equipamento para pequenos experimentos, de 200 litros. Lá são feitos os testes das novas receitas das cervejas artesanais do grupo Kirin.

Baden Baden 15 anos: visita à fábrica

No almoço, a novidade mais esperada: a cerveja comemorativa Baden Baden 15 Anos. Uma Bock clara, estilo que não é dos mais conhecidos por aqui, com adição de uma pequena parte de lúpulos plantados no Brasil. A plantação foi feita em São Bento do Sapucaí (SP), também na Serra da Mantiqueira, em uma das diversas experiências que estão sendo feitas de cultivar a planta no país – todo o lúpulo usado para cerveja é hoje importado pela teórica impossibilidade de se cultivar aqui essa espécie por questões climáticas. Confira a história no blog Cerveja na Mesa do Roberto Fonseca.

O resultado é uma cerveja límpida, com coloração dourada e nuances de âmbar claro, com espuma consistente de coloração creme e que forma um belo lacing no copo. No aroma, notas de malte, lembrando caramelo e traços de biscoito, um pouco amendoado e floral, puxando para o cítrico, em decorrência do lúpulo. O sabor é adocicado, com amargor para balancear, seguindo as notas aromáticas. A carbonatação é boa e o corpo bem leve para o estilo. O álcool também surpreende: 6,7% que não aparecem quase nada no sabor. Uma cerveja de bom drinkability.

Baden Baden 15 anos: a cervejaA Baden Baden 15 anos harmoniza com carne suína, como lombo, Eisbein, panceta, bisteca, salsichas e embutidos, e queijos Gouda, Gruyère, Parmesão e Grana Padano. A temperatura ideal de consumo é entre 6°C e 10°C.

Baden Baden 15 anos: site Experiência Gourmet

Baden Baden 15 anos: a cervejaOutra novidade foi o lançamento do site Experiência Gourmet, que em breve deve estar no ar. Desenvolvido com a parceria de um chef especialista e do consultor de cerveja da marca Baden Baden, é uma fonte de referência prática para quem gosta de descobrir novas possibilidades de harmonização.

O usuário poderá explorar receitas sugeridas pela Baden Baden ou criar a sua própria, com os ingredientes que selecionar, e o site indicará a cerveja ideal para acompanhar o prato. O inverso também é possível: o usuário indica a bebida e o site recomenda a receita que harmoniza com ela.

Como alguém que já mexeu com um pouco de programação e conhece as diversas nuances da harmonização, digo que é um trabalho complexo! O algorítimo para resolver o problema é trabalhoso. Segundo informações dadas no lançamento, em breve também poderá se esperar uma versão mobile ou aplicativo para celular.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]