• Carregando...
Cervejaria Nacional lança cerveja feita em parceria com Doug Odell
Cervejaria Nacional lança cerveja feita em parceria com Doug Odell| Foto:

[Salve, gente! Aqui vai mais um guest post. Excepcionalmente esta semana, publico dois. A ideia é ter contribuições variadas por aqui, alguns textos de pessoas que eu convido para escrever e outros de leitores que se candidatam. Esse é do Pedro Cizoto, mestre em estilos de cerveja e blogueiro no Que Não Falte Malte. Ele provou em primeira mão a Pingado IPA, cerveja feita pela Cervejaria Nacional em parceria com o cervejeiro americano Doug Odell. Confira.]

Cervejaria Nacional lança cerveja feita em parceria com Doug Odell

Cervejaria Nacional lança cerveja feita em parceria com Doug Odell

Com o intuito de cobrir uma série de eventos no Brasil, a importadora Tarantino trouxe em junho deste ano uma Comitiva de cervejeiros americanos da Brewers Association. O grupo, carregava nomes de peso como Dick Cantwell (Elysian Brewing), Steve Grossman (Sierra Nevada), Phin DeMink (Southern Tier Brewing) e Doug Odell (Odell Brewing).

> Cervejaria Nacional lança Musas do Verão 2014 em São Paulo

Doug Odell, em especial, teve uma agenda bem cheia participando da Brasil Brau, degustações guiadas, eventos como o Beer Ranch e Beer Train além de produzir quatro cervejas colaborativas: uma com a Bodebrown, duas com a Tarantino Brewing e a Pingado IPA, com a Cervejaria Nacional.

No caminho a Cervejaria Nacional, fiquei bastante intrigado com a proposta da Pingado IPA: como equilibrar o aroma intenso e refrescante de lúpulo que se espera de uma IPA com a torrefação e robustez do café? O que provei superou todas as expectativas.

Com uma coloração alaranjada, espuma firme e cremosa, a Pingado IPA já impressiona pela sua aparência viva. O café utilizado, chamado Espírito Santo 15, recebeu uma torrefação especial comandada pelo Coffee Lab, da renomada barista Isabela Raposeiras. Já o lúpulo de aroma escolhido foi o da variedade alemã Mandarina Bavaria, que carrega delicadas notas cítricas e florais.

O resultado no nariz foi impressionante: o café (muito mais pro coado que pro espresso) lembra amêndoas, frutas amarelas e aparece fresco, limpo (sem qualquer adstringência ou tosta grosseira), conversando com o amargor elegante e refrescante do lúpulo. O sabor traz um centro floral e lupulado, bem limpo. O álcool com 7,5% de teor parece nem estar lá.

Com notável equilíbrio e personalidade, arrisco dizer que a Pingado IPA é a melhor produção da respeitada Cervejaria Nacional.

Por ser sazonal, a leva limitada de 500 litros tende a evaporar das torneiras bem antes que gostaríamos. Corra para garantir a sua! A cerveja está a venda em chope apenas na Cervejaria Nacional, em São Paulo.

Nome: Pingado IPA
Estilo: American India Pale Ale
País de Origem: Brasil
Cervejaria: [Colaborativa] Cervejaria Nacional, Odell Brewing e Tarantino
IBUs: 40
Abv: 7,5%
Copo ideal: Pint

[O Pedro escreveu aqui porque eu convidei. Mas você também pode participar desse espaço. Envie para mim um resumo do assunto do qual pretende escrever pelo e-mail bardocelso@gmail.com. Aí combinamos tudo: forma, fotos, tamanho, prazos, etc. Claro, o assunto deve ter a ver com cerveja de algum modo e, também, e o texto deve ser de preferência inédito. Mas é bom lembrar que me reservo o direito de não publicar um texto, caso não fique de acordo com os combinados, ou mesmo de editar o material. Participe!]

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+

– Twitter

– Facebook

– Foursquare

– YouTube

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]