• Carregando...
Neve e cerveja! Bebida também pode ser degustada em dias frios. Confira as dicas para escolher as suas (Foto: Joel Bez / Flickr / Creative Commons / http://www.flickr.com/photos/lejoe/)
Neve e cerveja! Bebida também pode ser degustada em dias frios. Confira as dicas para escolher as suas (Foto: Joel Bez / Flickr / Creative Commons / http://www.flickr.com/photos/lejoe/)| Foto:
Neve e cerveja! Bebida também pode ser degustada em dias frios

Neve e cerveja! Bebida também pode ser degustada em dias frios. Confira as dicas para escolher as suas (Foto: Joel Bez / Flickr / Creative Commons / http://www.flickr.com/photos/lejoe/)

Já fiz alguns posts e matérias sobre cervejas para o frio. Sempre indicando vários rótulos do momento para degustar. Hoje a ideia é um pouco diferente. Para comemorar a neve, que caiu em Curitiba nesta terça-feira (23), assim como em várias partes do Sul do país, vou me concentrar mais sobre a teoria por trás dessas escolhas.

Apesar da cerveja ser tipicamente associada com a refrescância e dias quentes, há diversos estilos que são agradavelmente apreciados em dias frios. Eles têm características que os tornam muito bem vindos nesses momentos, saborosamente aquecendo o corpo, tanto quanto um bom vinho ou cognac nesses momentos.

O primeiro fator é o corpo. Cervejas mais encorpadas, com maior quantidade de maltes, trazem sensação de volume para o copo, além de notas maltadas, associadas à madeira, cereais tostados ou torrados, e boa intensidade de sabores.

A elevação do corpo normalmente também traz aumento no teor alcoólico, o que é muito bem-vindo. Ele é responsável por dar sensação de aquecimento na boca, espantando o frio para valer! Você nem vai perceber que nevou!

Considere também que essas cervejas serão degustadas em temperaturas mais altas, diminuindo o frio trazido pela geladeira. Algumas, arrisco dizer, são tão saborosas e intensas que podem ser consumidas quase a temperatura ambiente (considerando ambientes frios, de 10ºC a 15ºC). Portanto, também devem ser bebidas de qualidade, pois nessa temperatura é possível sentir bem todos os sabores da bebida, bons e ruins, se for o caso.

Cervejas dos estilos Bock, Doppelbock, Weizenbock, Baltic Porter, Imperial Stout, Old Ale, Barley Wine, Dubbel, Quadrupel, Dark Strong Ales e outras nessa linha podem ser ótimas pedidas, portanto.

Outro prazer é harmonizar essas bebidas com uma boa e quentinha refeição. Mas isso já é assunto para outro post.

E você? Que cerveja indica para encarar esses dias de neve?!

Sentiu falta das cervejas? Abaixo você encontra alguns das indicações que já dei aqui na Gazeta:

Cervejas para combater o frio
Cerveja também é bebida para o frio
Esquentando o inverno à brasileira
O inverno pede uma cerveja Bock
Cerveja para enfrentar o frio (entrevista com o criador da Kaiser Bock)
Ela também combina com o inverno

(Em tempo: esse post foi motivado por uma pontinha de inveja branca de você que está em Curitiba e viu a neve!)

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+

– Twitter

– Facebook

– Foursquare

– YouTube

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]