• Carregando...
A ESTRADA NÃO PERCORRIDA
| Foto: IMDB

“A estrada não percorrida”, de Robert Frost, brinca com ideias de autodeterminação e destino. “Roads not Taken, filme da  cineasta  Sally Potter, numa manifestação literal, remete ao famoso poema do poeta americano.

O filme, que concorre ao Urso de Ouro na mostra oficial, foi o destaque hoje da 70ª edição do Festival de Berlim e exibido com gente saindo pelo ladrão.

A  diretora britânica, que é sempre uma atração, não é uma novata na Berlinale.

Em 1984 esteve aqui com “The Gold Diggers”.   Em 2009  integrou a mostra oficial com “Rage”. E em  2017 ganhou o Guild Film Prize com a comédia dark “A Festa”.

Seu novo filme acompanha Leo (Javier Bardem) e sua filha Molly (Elle Fanning), ao longo de um dia na cidade de Nova York.

À medida que transitam pela cidade,  a jornada de Leo assume um viés alucinatório. Ele flutua por vidas alternativas que poderia ter vivido, enquanto Molly luta para que seu confuso pai saia  do estranho estado em que se encontra.

A elevada carga dramática do filme é conduzida com competência  por Potter e seu elenco especialmente  quando precisam processar a história fora da racionalidade e em termos mais emocionais.

Além dos protagonistas, o elenco conta também com  Branka Katic, Milena Tscharntke, Laura Linney e Salma Hayek.

Na coletiva após a projeção, Potter – que  chegou acompanhada da equipe do filme – começou discorrendo sobre o seu método de trabalho.

“Gosto de passar nos meus filmes essa vontade de ir mais longe. Para isso,  eu estabeleço um ambiente seguro para que os atores possam experimentar”, disse Potter, complementada por Bardem.

“A Sally foi muito generosa permitindo que eu chegasse onde eu precisava. Quanto a Fanning, foi maravilhoso contracenar com ela. Este filme não teria sido possível sem ela”.

Hayek – que nasceu no México e é naturalizada norte-americana – também foi generosa  em elogios para Potter.

“Gostei muito de poder falar espanhol – minha língua nativa – num filme de uma diretora que eu admiro tanto”, ressaltou a atriz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]