• Carregando...
THE WOMAN WHO RAN
| Foto: Maria Antônia Silveira Gonçalves

Hong Sang-soo possui um estilo pessoal e seus filmes têm títulos sempre muito estranhos. O diretor sul coreano apresentou hoje seu novo trabalho “The Woman who Ran”, que está concorrendo ao Urso de Ouro nesta 70ª edição do Festival de Berlim.

Ele está na disputa pelo prêmio mais importante da Berlinale pela quarta vez. Foi indicado em 2008 com “Noite e Dia”; em 2013 com “Filha de Ninguém”; e em 2017  com “Na Praia à Noite Sozinha”, que deu o prêmio de melhor atriz para Min-hee Kim. Em 2018  Hoo Hong foi indicado ao C.I.C.A.E. Award na Fórum com “Grass”.

“The Woman who Ran” é a história de Gamhee que, enquanto o marido está em viagem de negócios, encontra três amigas nos arredores de Seul.  Elas conversam de maneira amistosa, mas subliminarmente existem diferentes correntes fluindo entre elas, independentemente uma da outra.

Na concorrida coletiva após a projeção, Hong começou falando sobre seu filme.

“Eu até poderia decidir sobre o que é o filme, mas parei antes e posso dizer que gosto do sentimento que consegui atingir.”

O diretor é conhecido por filmar sem um roteiro acabado e os atores não tomam conhecimento prévio do script quando são chamados a participar do filme.

“Quando começo a filmar não tenho uma ideia completa da estrutura ou da narrativa, só sei que quero começar e aí vejo o que vai acontecer” explicou  o diretor sobre este seu 24º trabalho, que marca a 7ª  colaboração com Kim Min-hee, em um excelente desempenho vivendo Gamhee. Por sinal, ela foi a primeira atriz coreana a ganhar um Urso de Prata em Berlim.

Hong disse que gosta de incluir atores que já estiveram em seus outros filmes.

“Prefiro trabalhar com eles, há uma comunhão e o desejo de ir mais longe, descobrir coisas”, ressalta.

A fotografia de Kim Su-min segue o viés do filme sempre com as mesmas composições, procurando não iluminar muito os personagens, nem criar climas para o tema. Da mesma maneira, a música está em sincronia com a proposta do diretor.

Coreia na Berlinale

Há mais dois projetos coreanos em Berlim nesta edição: o thriller de ficção científica “Time to Hunt” na Berlinale Special Gala e a instalação de vídeo arte “Porosity Valley 2: Plicksters Plot” (2019),  na Forum: Expanded.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]