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Globo usa internet para minar transmissões da TNT no Brasileirão

Por
Fernando Rudnick
08/05/2019 14:00 - Atualizado: 29/09/2023 23:31
Globo x TNT
Globo x TNT

Concorrendo com uma emissora rival nas transmissões do Brasileirão pela primeira vez na história, a Globo tem sua arma para tentar minar a audiência do canal TNT, que pertence ao conglomerado de mídia americano Turner.

>> Premiação da Globo no Brasileirão 2019 será cinco vezes maior; veja valores

A tática, aliás, já foi usada na partida Fortaleza x Athletico, pela segunda rodada da Série A, na semana passada. Além de ser transmitido em TV aberta para o estado do Paraná, o duelo também foi exibido para o restante do país na internet.

Ao mostrar o jogo de graça no site Globoesporte.com, a ideia é abocanhar parte da audiência que assistiria ao confronto na concorrência, seja na TV fechada ou na plataforma online paga EI Plus.

>> Tabela Brasileirão 2019: todos os jogos na TV

A situação acima é possível porque o Rubro-Negro, parceiro da Turner na TV fechada, vendeu somente os direitos de TV Aberta para a Globo.

Desta forma, a emissora não pode passar os times no pay-per-view (PPV), o que faria em uma condição normal, como acontece com a maioria dos clubes do Brasileirão. A exceção é o Palmeiras, que não fechou vínculo algum até aqui.

A estratégia global, claro, vai se repetir várias vezes durante a temporada. A tendência, inclusive, é que isso aconteça sempre que o Furacão for exibido na TNT — veja aqui onde cada jogo pode ser transmitido.

>> Ranking aponta a ‘nova ordem de grandeza’ do futebol brasileiro

Pagamento

Todo jogo do Athletico que entrar na grade de transmissão da Globo (TV aberta), independente da praça para onde seja direcionado, pode também ser exibido na internet, como explicou o blog do jornalista Rodrigo Mattos.

Cada partida rende pelo menos R$ 1,2 milhão ao clube, segundo apurou a reportagem. O número, na verdade, é variável e cresce dependendo do número total de jogos do time na televisão em toda a temporada.

O valor faz parte dos 30% do contrato do Brasileirão (2019-2024). Há 40% divididos de forma igualitária e outros 30% de acordo com a colocação final no campeonato. O bolo total é de R$ 600 milhões.

Portanto, se quisesse, a Globo poderia ter exibido Chapecoense x Athletico, no último domingo (5), somente na internet. Mas como a partida não entrou na grade da emissora — e não há acordo para o PPV –, não houve nenhuma transmissão.

O alto custo por um jogo menos atrativo, marcado para às 11 horas, matou a iniciativa. Ou seja, é extremamente improvável que algum duelo do Rubro-Negro fora da televisão seja mostrado exclusivamente na web. A estratégia será guardada para minar ao máximo o canal concorrente.

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