• Carregando...
Congestionamento a caminho de Valle Nevado no início da temporada de neve no Chile
Congestionamento a caminho de Valle Nevado no início da temporada de neve no Chile| Foto:
Rafael Waltrick

Congestionamento a caminho de Valle Nevado no início da temporada de neve no Chile

O repórter Rafael Waltrick, da Gazeta do Povo, chegou no inicio da tarde desta sexta-feira em Valle Nevado, estação de aqui a mais de 3 mil metros de altitude no Chile. A estação, que completa este ano 25 anos, fica a 60 quilômetros de Santiago, capital do pais. O repórter integra um grupo de jornalistas, que viaja a convite da B4T Assessoria e LATAM.

Apesar da proximidade, a viagem não foi isenta de percalços. A van do grupo demorou cerca de três horas e vinte minutos para chegar até a estação, devido a grande quantidade de neve que tem caído na região. A estrada que liga Santiago a Valle Nevado possui 60 curvas, varias delas bem fechadas. Por isso, o percurso pode deixar alguns passageiros enjoados, tanto pelos trechos sinuosos quanto pela altitude, que passa dos 500 metros acima do mar em Santiago e chega a 3.200 na estação. A dica é não comer demais antes da viagem, levar algumas pastilhas de menta ou chiclete e tentar manter a vista na estrada à frente — apesar que a paisagem, durante a temporada de inverno, é fantástica já na subida.

Como a temporada de inverno esta no inicio — começou em 8 de junho — e os três hotéis de Valle Nevado abrem somente a partir desta sexta-feira, a reportagem encontrou uma grande quantidade de veículos subindo até a estação. Muitos motoristas acabaram voltando devido à baixa visibilidade na estrada. Mas com calma e persistência — e principalmente um condutor habilidoso, que conheça o percurso — é possível chegar até a estação. Correntes de metal para os pneus são essenciais e, no inicio do trajeto, funcionários ajudam os motoristas a colocar os aparatos nos carros.

Somente nesta sexta-feira nevou 50 centímetros de neve na região. A previsão para sábado e domingo é de dias ensolarados. Mesmo assim, a temperatura mínima deve ficar na faixa dos -10ºC. Todos os ingredientes necessários para os turistas aproveitarem ao máximo a temporada de inverno, seja esquiando, passeando nos teleféricos ou brincando na neve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]