• Carregando...
Será nesta sala que Jérôme Valcke anunciará a decisão da Fifa sobre Curitiba. (Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo)

Será nesta sala que Jérôme Valcke anunciará a decisão da Fifa sobre Curitiba. (Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo)

A Fifa convocou para hoje uma entrevista coletiva para anunciar se Curitiba segue como sede da Copa do Mundo de 2014. Será em Florianópolis, às 15 horas, com a presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, do chefe executivo do COL, Ricardo Trade, do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes, e um representante de Curitiba. Um representante que, até agora de manhã, nem mesmo a cidade sabia quem e se conseguiria mandar.

 

A indefinição é justificada pela agenda apertada. Tanto o secretário municipal de Copa, Reginaldo Cordeiro, como o coordenador-geral de Copa no Paraná, Mario Celso Cunha, estarão até o começo da tarde acompanhando o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, na Arena da Baixada. Uma opção seria mandar o prefeito Gustavo Fruet ou o governador Beto Richa, que têm uma reunião com Botta, mas já estariam livres a partir das 11 horas. Neste caso, a dificuldade seria o tempo de deslocamento de carro ou por via aérea até Florianópolis. E a travessia da ilha para chegar ao Costão do Santinho. Ontem, eu e o Hugo Harada, fotógrafo, demoramos uma hora para atravessar da Brioi até Ingleses, dois quilômetros antes do Costão.

 

O anúncio da presença de um representante de Curitiba na coletiva foi interpretado, pela imprensa que cobre o Seminário de Equipes, na capital catarinense, como um sinal de que a cidade será mantida na Copa do Mundo de 2014. A leitura é de que a cidade-sede não seria convidada para uma entrevista em que, no caso de exclusão, seria bombardeada pela imprensa do mundo inteiro. São 280 jornalistas credenciados para o evento: 120 estrangeiros e 160 brasileiros. Dentro ou fora da Copa, Curitiba precisa mandar um representante. Vai ficar feio uma plaquinha sem ninguém na mesa da sala de imprensa.

 

*****

 

Nos últimos dias, vários colegas, cada um com suas fontes, têm cravado Curitiba dentro ou fora da Copa. A divisão só indica como o tema é delicado e polêmico. Ainda não tenho informação segura, somente a percepção de quem está acompanhando essa zona toda há muito tempo. Mantenho o que tenho escrito desde janeiro: Curitiba segue na Copa. Posso estar errado, mas acho difícil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]