• Carregando...
A governadora Cida Borghetti. Foto: Jonas Oliveira/Governadoria
A governadora Cida Borghetti. Foto: Jonas Oliveira/Governadoria| Foto:

A governadora Cida Borghetti enviou nesta segunda-feira uma emenda que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Paraná para o ano que vem. A emenda passa a permitir reajuste do funcionalismo em 2019. O governo diz esperar aprovar a modificação sem maiores problemas.

A LDO havia sido encaminhada para Legislativo com uma “trava” que não permitia qualquer reposição de inflação (quanto mais aumento real) para os servidores. Cida, no entanto, disse que isso se devia a ter herdado a lei já redigida pela gestão Beto Richa – não teria havido tempo para mudar o texto.

A emenda deve chegar à Assembleia ainda nesta segunda. Sendo lida, passa a tramitar junto com o projeto original. Em tese, isso facilita uma possível negociação salarial entre governo e funcionalismo, independente de quem venha a vencer as eleições de outubro.

Leia mais: Beto admite que pode ir sem Cida e sem Ratinho para a eleição

“Em tese” porque o governo continua precisando respeitar o acordo com o governo federal que exige a manutenção de um teto de gastos – esse trato foi feito para que o Paraná e os demais estados pudessem rolar sua dívida com a União.

Os servidores do estado estão sem reposição da inflação há dois anos. Neste ano, ainda há expectativa de reposição pelo menos da inflação dos últimos 12 meses, o que significaria 2,76% a menos de perdas. Mas não há nada definido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]