• Carregando...
Lula tenta convencer deputados de  que Temer os trairá como traiu Dilma
| Foto:


O ex-presidente Lula deu uma mensagem clara aos deputados federais: disse que Michel Temer, apesar de estar prometendo algo a cada um deles, poderá não cumprir. “Quem trai um compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras”, afirmou no vídeo divulgado pelo Facebook.

A mensagem, que o próprio Lula disse ser voltada aos deputados, tenta uma última cartada para dar aos deputados que pensam fisiologicamente uma razão para ir contra Temer – e a favor de Dilma. Sabe-se que, nos últimos dias, os votos que Temer conquistou são principalmente dos partidos fisiológicos.

Nos bastidores, sabe-se que Temer está organizando um novo governo. E é previsível que esteja se comprometendo com os deputados: com o poder na mão, poderá distribuir cargos, estatais, verbas e emendas. É a perspectiva de poder seu principal atrativo e o que move os deputados pró-impeachment no momento

No vídeo, Lula também manda mensagens indiretas para Temer. “Ninguém conseguirá governar sem a legitimidade do voto popular”. E depois: “O que vai existir é o caos e a instabilidade permanente”. por fim, pede aos deputados “que confiem na minha palavra”. O que é essa palavra? Estaria se referindo a acordos que ele mesmo costurou nos últimos dias?

Além da mensagem verbal, Lula também passa outra imagem no vídeo: a de um homem esgotado. Quase sem voz, tenso, cansado, Lula fala como se estivesse acordado há muito tempo e exausto. Sabe-se que, em Brasília, ele tem feito reuniões dia e noite, como fiador de Dilma. O tamanho do esforço (aparentemente infrutífero) transparece.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]