• Carregando...
Primeira pesquisa: Ratinho quer evitar “já ganhou”; Cida tenta evitar “já perdeu”
| Foto:

A primeira pesquisa de intenção de voto para o governo do Paraná já com as candidaturas definidas mostrou aquilo que todo mundo esperava: Ratinho Jr. (PSD) tem mais votos do que a soma de todos os seus adversários. Se fosse hoje, levava a eleição no primeiro turno. Veja os números aqui.

O levantamento do IRG, encomendado pelo Bem Paraná, revela o tamanho da confusão causada pela desistência em cima da hora de Osmar Dias (PDT). De uma hora para outra, Ratinho passou a ter mais de 50% dos votos válidos; Cida Borghetti (PP), que antes não decolava, aparece num segundo lugar sólido, mas distante; e João Arruda (MDB), que surgiu como opção à esquerda, começa bem, mas longe de incomodar.

Evidente que tudo ainda pode mudar. Faltam quase dois meses para a eleição, 78% dizem ainda não saber em quem votar. Cida Borghetti tem mais tempo de tevê e tem uma estrutura nada desprezível. A maior parte dos eleitores ainda nem sabe que João Arruda é o candidato de Roberto Requião (MDB).

DESEJOS PARA O PARANÁ: Excelência em áreas essenciais

Mas pelo menos agora conhecemos a tendência inicial. Ratinho é o candidato a ser batido. No seu comitê, a preocupação é evitar o “já ganhou”. Nos outros, a ideia é evitar o “já perdeu”.

A pesquisa coloca Ratinho na incômoda posição de vidraça. Não é surpresa que venham aparecendo vídeos contra ele na Internet. Nos debates o candidato também passará a ser alvo preferencial dos adversários. Embora ainda seja bastante cru, Ratinho terá de estar preparado para uma certa agressividade. Para sua sorte, nenhum dos oponentes é grande orador.

Mas a grande influência que o cenário de momento tem é manter ou afastar os apoios no interior. Mais importante do que dinheiro e tempo de tevê é ter cabos eleitorais fortes nas cidades. E se os prefeitos e deputados começarem a acreditar que a canoa de Cida furou, a coisa desanda de vez.

A pesquisa do IRG foi encomendada pelo jornal Bem Paraná. Foram ouvidos 1.250 eleitores entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O registro no TRE tem o número 09806/2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]