Thumbnail

Uma pequena lista de qualidades e características a serem procuradas particularmente em um candidato a emprego remoto incluiria velocidade, iniciativa, adaptabilidade e motivação intrínseca.

Camila Farani

Home office

10 perguntas para fazer ao realizar entrevistas remotas

19/07/2020 11:00
Durante o decorrer do século 20, aprendemos as melhores maneiras de como contratar e trabalhar em um escritório. Agora, no século 21, todos os nossos conhecimentos foram reiniciados e estamos correndo para encontrar novas práticas recomendadas para a era digital. Essa mudança cultural repentina para o trabalho remoto apresenta uma ótima oportunidade para as startups, que caso se adaptem terão uma grande vantagem e se tornarão referências para os melhores talentos.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Com o avanço da tecnologia, como o acesso à internet no celular, as rápidas mudanças culturais também podem fornecer uma base para a criação de grandes empresas. A adaptação ao novo modo de trabalho, o remoto, requer reaprender como recrutar os melhores talentos e existem dois lados para isso.
O primeiro é sobre aprender a discernir talentos dentro das estruturas de um processo de contratação remota descobrindo quais qualidades procura e quais perguntas fazer. O segundo é reaprender a atrair as pessoas certas.
Para realizar esta atração e discernimento de talentos, algumas perguntas principais na hora das entrevistas remotas devem ser feitas. Uma pequena lista de qualidades e características a serem procuradas particularmente em um candidato a emprego remoto incluiria velocidade, iniciativa, adaptabilidade e motivação intrínseca. E, é claro, você deve fazer perguntas para descobrir se elas podem ajudá-lo a atrair mais talentos remotos.
Além das perguntas da entrevista, é preciso ajustar seu processo de contratação para um mundo mais remoto. Há uma oportunidade lá. Os sistemas atuais de contratação tem as suas falhas, então é uma chance de melhorar a maneira como contrata em geral.
Uma vantagem da contratação remota é o acesso ao volume. O número de pessoas que você pode entrevistar remotamente é maior do que você poderia fazer pessoalmente. Em teoria, isso significa que você terá uma chance maior de encontrar o candidato perfeito.
Em
segundo lugar, fazer entrevistas remotamente também permitirá digitalizar e
coordenar as perguntas entre as entrevistas com mais facilidade. É uma boa
oportunidade para revisar antigos processos de contratação analógica.
Repetições de entrevistas podem ser reduzidas e os tempos de espera eliminados.
Inconsistências entre diferentes entrevistadores podem ser removidas e o
digital nos dá a oportunidade de sermos mais sistemáticos e organizados.
Terceiro: existem preconceitos que podem não ocorrer remotamente, o que pode te ajudar a tomar melhores decisões sobre quem está contratando.
Quarto: algumas pessoas que não seriam bons colegas de escritório podem ser ótimos trabalhadores remotos e vice-versa. O trabalho remoto mudará quem você considera ter os melhores desempenhos.
Quinto: a verificação se torna mais importante. As referências são ainda mais críticas, se você nunca conhecer as pessoas que está contratando pessoalmente.
Os candidatos remotos também devem esperar que o processo de verificação seja mais longo e mais rigoroso e devem estar dispostos a trabalhar mais durante o processo de entrevista, mesmo trabalhando potencialmente com sua empresa em um cenário de “experimentar antes de comprar".

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão