Thumbnail

Camila Farani

Cultura de subestimação

Cabelos brancos importam

07/06/2020 11:00
Existe uma cultura de subestimação da contribuição que as pessoas
mais velhas podem trazer para os negócios. Essa cultura priva os empreendedores de evitar passar por problemas que um pouco de experiência poderia evitar.
Ainda que nos últimos anos a forma como pessoas de mais idade são vistas pelo mercado venha mudando, ainda há muito o que evoluir.

Aprender com os erros dos outros

Quando você decide empreender, é importante ter em mente que você vai cometer erros, alguns menores, outros maiores, mas o fato é que você vai errar.
Então por que não tentar diminuir o impacto e a frequência desses erros no dia a dia do seu negócio, ouvindo quem já viu e cometeu erros iguais ou maiores que os seus?
Isso só é possível quando você tem na sua equipe pessoas com uma
vivência maior do que você.

Experiência que agrega valor ao produto

Outro ponto importante que deve ser levado em conta na hora de trazer pessoas para a equipe é o valor que elas podem agregar ao negócio. Porque por mais que jovens possam ter mais habilidades do que alguém na faixa dos 50 ou 60 anos, dependendo do nicho que a sua empresa está posicionada essa experiência pode valer mais do que
habilidades ligadas à tecnologia, por exemplo.
Digamos que a sua empresa é uma startup que desenvolve um
aplicativo para ajudar idosos com seus medicamentos. Por mais que seja um produto de tecnologia, o seu público-alvo tem uma linguagem e hábitos completamente diferentes dos jovens de hoje, e isso pode ser uma barreira determinante para que o negócio não consiga os resultados que você deseja.
Tendo uma pessoa dessa mesma faixa etária no seu time, ela pode contribuir com insights que ajudem a colocar produto e público na
mesma sintonia, e quando isso acontece os resultados são
extremamente positivos.

Ouça quem já esteve na mesma posição que você

Um grande erro dos empreendedores - principalmente os mais jovens - é não dar ouvidos àqueles que já têm mais idade. Se você faz isso, pare e repense a sua postura, porque você pode estar desperdiçando uma fonte de informação e aprendizado extremamente rica.
Pegue como exemplo o tema de vendas. Hoje os meios disponíveis para se fazer uma venda são completamente diferentes do que se tinha há 10, 20 ou 30 anos atrás. E que bom que houve toda essa evolução, mas durante todo esse tempo uma coisa não mudou: a forma como o cérebro humano funciona.
O seu cliente de hoje toma suas decisões com base nas mesmas coisas
que os clientes de 30 anos atrás. Ambos decidem pagar por um produto ou serviço se isso servir para resolver um problema ou para trazer alguma forma de prazer.

Modele quem te inspira

É normal que você acabe escolhendo algumas pessoas ao longo da sua
jornada que acabam servindo de referência para que você conquiste o
que você quer.
Por isso é importante ter como referências pessoas que já alcançaram os objetivos que você busca. Isso não significa que você tenha que repetir cada passo da pessoa que você admira. Veja essas dicas de como você pode modelar aquelas pessoas que te inspiram.

Estude sua história

O primeiro passo para conseguir modelar alguém é conhecer a história daquela pessoa, de onde ela saiu e o que a levou ao nível de sucesso que faz com que ela seja uma inspiração para você.
Com a exposição que existe hoje, é muito fácil se inspirar em
pessoas que não vivem aquilo que pregam em palcos, programas de TV e no dia a dia. Ainda mais no mundo do empreendedorismo, no qual existem os chamados “empreendedores de palco”, que vendem uma vida que eles mesmos ainda não conquistaram.
Uma ótima forma de se aprofundar nesse sentido é através da
leitura de biografias. Você também pode recorrer a entrevistas, documentários e qualquer outro formato de conteúdo que encontrar.
Esse hábito também pode ser útil quando você enfrenta dificuldades no seu negócio, e encontra nessas histórias algo que te faça recuperar a energia e seguir em frente.

Fique perto de quem tem mais sucesso do que você

Quando eu comento esse ponto com alguém, é normal que as pessoas à volta torçam o nariz, mas essa é a realidade. Porque você só vai evoluir de verdade estando perto de quem já passou pelo estágio em que você se encontra, e não se se mantiver cercado só de quem vê você como referência.
Afinal, quando você é o mais inteligente da mesa você acaba ficando em uma posição muito confortável que pode acabar fazendo com que você se acomode. Além disso, estar junto de pessoas que já chegaram onde você quer chegar te ajuda a continuar determinado em vez de se contentar só com os elogios de quem te admira.
Esses são só alguns dos motivos que mostram como é importante ter
por perto pessoas mais experientes, seja trabalhando ao nosso lado no dia a dia ou como modelos que nos inspiram a seguir no caminho do seu objetivo.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão