Thumbnail

Camila Farani

Liderança a distância

5 dicas para liderar sua equipe durante o home office

05/04/2020 11:00
Com a necessidade do distanciamento social por tempo indeterminado, milhares de empresas brasileiras estão tendo que se adaptar para não serem tão prejudicadas com o cenário atual. E o trabalho remoto, que no Brasil ainda não tinha muita força, se transformou na única alternativa possível para que os negócios não tivessem simplesmente que fechar suas portas e esperar até o fim da pandemia.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Mas será que você está pronto para liderar a sua equipe para que ela continue tendo os mesmos resultados que tinha até então? Por isso eu trouxe algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo de adaptação muito mais tranquilo.

1 – Comunique-se com o time

A última coisa que um líder precisa é de membros da sua equipe que se sintam esgotados ou até mesmo isolados, principalmente com tudo o que estamos vivendo atualmente.
A única maneira de eliminar ou de pelo menos minimizar esses sentimentos é mostrando para os seus liderados que eles não estão sozinhos.
Você pode fazer isso de várias formas, mas independente do método que escolher, o primeiro passo é estar atento para quedas de produtividade ou engajamento abaixo do normal, por exemplo.
Caso perceba alguma dessas mudanças em algum membro da sua equipe, mostre a ele que há um canal aberto para falar sobre tudo o que estiver atrapalhando seu desempenho. Se ele se sentir bem com isso, peça para compartilhar a situação com o restante da equipe, porque outras pessoas podem estar na mesma situação.

2 – Desenvolva o relacionamento entre as pessoas da sua equipe

Existe uma tendência grande de as pessoas entenderem que não podem perder tempo com conversas aleatórias por estarem trabalhando remotamente, e isso pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da sua equipe. Porque você só vai conseguir liderar e extrair o máximo do potencial da sua equipe se criar um relacionamento mais próximo a eles.
Essa aproximação pode trazer benefícios como um comprometimento maior, mais segurança para dar e receber feedbacks e uma retenção de talentos maior do que quando não há nenhum relacionamento entre líder e liderado. Com isso, é possível criar um time altamente engajado, mesmo que a maior parte dessas pessoas nunca tenha se visto pessoalmente.

3 – Resolva os problemas rápido – e de forma direta

Quando você tem equipes que precisam trabalhar remotamente mas que não estão acostumadas com a dinâmica dessa forma de trabalho, existem grandes chances de que problemas inicialmente simples acabem se transformando em casos mais graves.
E quando você, como líder, sentir que algo não está funcionando como deveria, é hora de procurar onde está o problema antes que as coisas saiam do controle.
Para evitar isso, você vai ter que ser transparente e direto com a sua equipe, deixando claro para todos que algo não está de acordo com o que você espera ou necessita, fazendo perguntas diretas e específicas sobre o tema em questão.
Mas para isso você precisa saber exatamente qual é o tom que precisa ter ao abordar as pessoas da sua equipe, já que você tem que lidar com diversos tipos de personalidade para conduzir o trabalho da melhor forma possível. Por isso é tão importante que você conheça muito bem as pessoas que trabalham com você no dia a dia, mesmo que cada uma delas esteja em uma cidade ou um país diferente.

4 – Compartilhe boas ideias com todos da equipe

Uma equipe só vai conseguir entregar grandes resultados se todos estiverem alinhados, formando um organismo único, e é aqui que muitos líderes falham, principalmente no que comunicam para a equipe.
Um grande exemplo desse tipo de situação acontece quando alguém oferece uma boa solução para um problema que é testada e realmente resolve a questão. O problema acontece quando as ações feitas para resolver esse problema não são compartilhadas com o restante da equipe.
Isso vai fazer com que as pessoas não saibam como aquela situação foi resolvida, e por consequência pode atrasar a resolução de outros problemas.
Para evitar que isso aconteça, o ideal é mostrar pontualmente para a sua equipe qual foi a solução encontrada para o problema. Assim todos terão os mesmos recursos e se sentirão muito mais confortáveis em propor soluções quando necessário.
Você pode fazer isso tanto em uma call com toda a equipe, ou através de um vídeo feito com o Zoom Meetings por exemplo, onde relata as ações e o resultado que elas geram, para ser consumido pela equipe.

5 – Compartilhe sua visão com todos

Se você quer construir um time que consiga desempenhar funções e entregar resultados sem depender totalmente da sua presença, você tem que deixar que eles saibam o que você pensa, como toma suas decisões e todas as informações necessárias para que eles se sintam seguros para tomar a frente quando você não estiver presente.
Outro ponto importante, principalmente nesse momento de transição para a maior parte das pessoas que até então não tinham nenhuma experiência com o trabalho remoto, é oferecer canais de comunicação que não fiquem restritos apenas às reuniões online com toda a equipe.
Isso porque as dúvidas vão surgir, e estando à disposição você faz com que o seu time fique mais tranquilo para realizar o trabalho.
Com os rumos que os mercados devem tomar nos próximos meses, o trabalho remoto vai ganhar muito espaço e será fundamental para a sobrevivência de milhares de empresas. Por isso, você vai precisar criar um ambiente favorável para manter sua equipe ao seu lado sem prejudicar seu desempenho.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão