Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
5 dicas para liderar sua equipe durante o home office
| Foto: Unsplash

Com a necessidade do distanciamento social por tempo indeterminado, milhares de empresas brasileiras estão tendo que se adaptar para não serem tão prejudicadas com o cenário atual. E o trabalho remoto, que no Brasil ainda não tinha muita força, se transformou na única alternativa possível para que os negócios não tivessem simplesmente que fechar suas portas e esperar até o fim da pandemia.

Mas será que você está pronto para liderar a sua equipe para que ela continue tendo os mesmos resultados que tinha até então? Por isso eu trouxe algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo de adaptação muito mais tranquilo.

1 – Comunique-se com o time

A última coisa que um líder precisa é de membros da sua equipe que se sintam esgotados ou até mesmo isolados, principalmente com tudo o que estamos vivendo atualmente.

A única maneira de eliminar ou de pelo menos minimizar esses sentimentos é mostrando para os seus liderados que eles não estão sozinhos.

Você pode fazer isso de várias formas, mas independente do método que escolher, o primeiro passo é estar atento para quedas de produtividade ou engajamento abaixo do normal, por exemplo.

Caso perceba alguma dessas mudanças em algum membro da sua equipe, mostre a ele que há um canal aberto para falar sobre tudo o que estiver atrapalhando seu desempenho. Se ele se sentir bem com isso, peça para compartilhar a situação com o restante da equipe, porque outras pessoas podem estar na mesma situação.

2 – Desenvolva o relacionamento entre as pessoas da sua equipe

Existe uma tendência grande de as pessoas entenderem que não podem perder tempo com conversas aleatórias por estarem trabalhando remotamente, e isso pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da sua equipe. Porque você só vai conseguir liderar e extrair o máximo do potencial da sua equipe se criar um relacionamento mais próximo a eles.

Essa aproximação pode trazer benefícios como um comprometimento maior, mais segurança para dar e receber feedbacks e uma retenção de talentos maior do que quando não há nenhum relacionamento entre líder e liderado. Com isso, é possível criar um time altamente engajado, mesmo que a maior parte dessas pessoas nunca tenha se visto pessoalmente.

3 – Resolva os problemas rápido – e de forma direta

Quando você tem equipes que precisam trabalhar remotamente mas que não estão acostumadas com a dinâmica dessa forma de trabalho, existem grandes chances de que problemas inicialmente simples acabem se transformando em casos mais graves.

E quando você, como líder, sentir que algo não está funcionando como deveria, é hora de procurar onde está o problema antes que as coisas saiam do controle.

Para evitar isso, você vai ter que ser transparente e direto com a sua equipe, deixando claro para todos que algo não está de acordo com o que você espera ou necessita, fazendo perguntas diretas e específicas sobre o tema em questão.

Mas para isso você precisa saber exatamente qual é o tom que precisa ter ao abordar as pessoas da sua equipe, já que você tem que lidar com diversos tipos de personalidade para conduzir o trabalho da melhor forma possível. Por isso é tão importante que você conheça muito bem as pessoas que trabalham com você no dia a dia, mesmo que cada uma delas esteja em uma cidade ou um país diferente.

4 – Compartilhe boas ideias com todos da equipe

Uma equipe só vai conseguir entregar grandes resultados se todos estiverem alinhados, formando um organismo único, e é aqui que muitos líderes falham, principalmente no que comunicam para a equipe.

Um grande exemplo desse tipo de situação acontece quando alguém oferece uma boa solução para um problema que é testada e realmente resolve a questão. O problema acontece quando as ações feitas para resolver esse problema não são compartilhadas com o restante da equipe.

Isso vai fazer com que as pessoas não saibam como aquela situação foi resolvida, e por consequência pode atrasar a resolução de outros problemas.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é mostrar pontualmente para a sua equipe qual foi a solução encontrada para o problema. Assim todos terão os mesmos recursos e se sentirão muito mais confortáveis em propor soluções quando necessário.

Você pode fazer isso tanto em uma call com toda a equipe, ou através de um vídeo feito com o Zoom Meetings por exemplo, onde relata as ações e o resultado que elas geram, para ser consumido pela equipe.

5 – Compartilhe sua visão com todos

Se você quer construir um time que consiga desempenhar funções e entregar resultados sem depender totalmente da sua presença, você tem que deixar que eles saibam o que você pensa, como toma suas decisões e todas as informações necessárias para que eles se sintam seguros para tomar a frente quando você não estiver presente.

Outro ponto importante, principalmente nesse momento de transição para a maior parte das pessoas que até então não tinham nenhuma experiência com o trabalho remoto, é oferecer canais de comunicação que não fiquem restritos apenas às reuniões online com toda a equipe.

Isso porque as dúvidas vão surgir, e estando à disposição você faz com que o seu time fique mais tranquilo para realizar o trabalho.

Com os rumos que os mercados devem tomar nos próximos meses, o trabalho remoto vai ganhar muito espaço e será fundamental para a sobrevivência de milhares de empresas. Por isso, você vai precisar criar um ambiente favorável para manter sua equipe ao seu lado sem prejudicar seu desempenho.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]