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Lego

Case Lego: da quase falência à liderança do mercado

  • Camila FaraniPor Camila Farani
  • 15/03/2020 07:00
Case Lego: da quase falência à liderança do mercado
| Foto: Unsplash

A experiência de transformação da empresa dinamarquesa Lego é realmente incrível. A companhia passou de uma quase falência na última década para a liderança na fabricação de brinquedos em todo o mundo — à frente inclusive da sua maior concorrente, a Mattel. Em 2019, de acordo com matéria publicada pelo site Fast Company, a empresa alcançou lucros de US$ 273 milhões no primeiro semestre e receita de US$ 2,03 bilhões.

Isso foi possível porque a empresa resolveu apostar na inovação como estratégia de recuperação e crescimento. Digo isso pois, em 2003, a Lego se encontrava muito próxima da falência, consequência de uma série de erros que poderiam ter sido evitados e que foram cruciais para que a empresa se reinventasse.

Arrisco dizer que os erros aconteceram por uma gestão desencontrada. Vale lembrar que além da experiência em gestão, que é imprescindível, o gestor precisa contar com habilidades que vão além do conhecimento técnico: ele precisa estar identificado com a marca e seus produtos, concordar e compartilhar da cultura e valores da empresa. Precisa estar engajado e vestir a camisa.

Um dos resultados mais significativos para a gestão desalinhada foi a falta de foco: a empresa passou a diversificar sua linha de produtos e serviços, mas sem clareza de para onde estava caminhando e sem saber com qual público consumidor estava trabalhando nem o que ele desejava. Criaram-se, por exemplo, parques temáticos e programas de televisão. Ao que parece, tudo feito visando novos mercados, mas sem planejamento adequado, sem estratégia, sem metas definidas.

O resultado não poderia ser diferente: houve um desperdício de esforços, tempo e dinheiro, uma vez que a diversificação exige mais investimentos, maior infraestrutura, aumento na mão de obra, elevando os custos de maneira geral. Mais do que isso, a empresa se afastou do seu DNA original, perdeu sua identidade, criando uma lacuna entre ela e seus consumidores, além de fazer com que a Lego perdesse seu valor no mercado.

A recuperação só foi possível quando a empresa apostou na mudança e encontrou um gestor apaixonado pela marca que teve coragem de pivotar projetos que não estavam dando certo, voltando seus esforços para aquilo que a Lego sabia fazer de melhor. A empresa voltou a ter foco em brinquedos, porém de uma forma totalmente atraente e inovadora. Com isso, ela foi capaz de reconquistar a conexão com os seus consumidores. Não deve ter sido uma tarefa fácil.

Utilizando conceitos muito utilizados por startups mundo afora, a Lego apostou em novas metodologias que deram mais agilidade ao negócio e tornaram a experiência cliente/empresa mais colaborativa.

Exemplo disso é o seu Futuro Lab, um laboratório de inovação responsável por criar e produzir protótipos de brinquedos - fabricados em pequena quantidade e que, antes de ganharem escala no mercado, são validados pelo público. É uma ideia genial, pois a chance de colocar no mercado um produto que não terá aderência diminui consideravelmente.

O objetivo do laboratório é identificar oportunidades de crescimento e garantir que a marca fique à frente da concorrência, criando coisas que ainda não foram feitas sem comprometer, entretanto, negócio principal da instituição. E, para isso, conta uma equipe de profissionais altamente engajada, identificados com a marca e que respiram inovação no dia a dia.

Outra aposta bem atraente é o Lego Ideas, que permite que qualquer pessoa participe do processo de criação por meio de uma plataforma disponível na internet. Na plataforma, a empresa criou um espaço para que o usuário envie sugestões de novos produtos e ainda possa se tornar um fã-designer.

A empresa incentiva que os usuários da plataforma coloquem seus pensamentos em prática, criem ideias atraentes e deem vida a elas com peças da marca. É uma forma fantástica de engajar o público, mantendo-os ativos e se tornando espécies de embaixadores da marca.

Isso tudo mostra que, no mercado tão acirrado e em constante transformação, ganha quem tiver coragem de pensar fora da caixinha. Ideias inovadoras e disruptivas são condição sine qua non para quem quer se manter competitivo. Manter a tradição da marca e ser inovadora ao mesmo tempo é possível, porém é preciso de coragem.

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Comentários [ 1 ]

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  • J

    Jorge Dias

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    Essa foi boa.

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