i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Camila Farani

Foto de perfil de Camila Farani
Ver perfil
Gestão de problemas

Você está preparado para lidar com gente que fala a verdade?

  • Por Camila Farani
  • 22/03/2020 07:00
Você está preparado para lidar com gente que fala a verdade?
| Foto: Unsplash

Aceitar as fraquezas corporativas não é uma tarefa fácil, mas faz parte do papel que todo bom gestor deve desenvolver. Tenho refletido sobre os processos de crescimento dentro das corporações e chego à conclusão de que é diante da dor, do problema, das crises, que as empresas se reinventam, desenvolvem a criatividade e acabam inovando.

Na semana passada, escrevi sobre o caso da empresa dinamarquesa Lego, que viveu uma crise financeira que a deixou à beira da falência. Ali existia um problema que precisava ser urgentemente solucionado e que exigiu da equipe gestora a postura de assumir que, de fato, existiam questões para serem resolvidas e, então, procurar soluções capazes de transformar o cenário que era caótico.

Foi preciso ouvir pessoas, o que elas tinham para dizer! E é justamente aí que complica, um bom gestor precisa ter coragem para ter ao seu lado pessoas capazes de dizer a verdade e que não empurrem os problemas para debaixo do tapete. Você está preparado para lidar com gente assim?

Ter gente que diz a verdade e que aponta problemas pode ser uma coisa chata. Mas eu não estou falando de pessoas que usam da sinceridade como desculpa para serem cruéis. Estou falando de pessoas que, com base em dados, com base na vivência no dia a dia da corporação, conseguem enxergar além daquilo que enxergamos e apontar rotas de mudança.

Para algumas corporações, gente que diz a verdade não é bem-vinda, porque gente assim confronta os gestores com questões que geralmente sempre existiram, eram conhecidas, mas que ninguém falava para não ter que se dar ao trabalho de resolver.

Gente que confronta, que expõe deficiências corporativas tira a equipe gestora da zona de conforto. Afinal, todo problema exige uma solução, não é mesmo? Além disso, admitir que a operação não está redondinha pode se tornar uma questão de ego: como assim o meu negócio tem problemas? Não é uma questão tão fácil de aceitar.

Lendo um artigo publicado no Harvard Business Review, me deparei com a história de uma diretora de marketing que foi contratada por uma empresa financeira para identificar estratégias de crescimento. Depois de dois meses estudando a situação da empresa e pesquisando o mercado, apresentou um plano de ação à diretoria da empresa. Por incrível que possa parecer, seu plano não foi bem recebido, pois seu chefe achou que os tópicos apresentados eram desconfortáveis e difíceis. Definitivamente, o problema não era a profissional, afinal, ela cumpriu o papel para o qual foi contratada.

Esse é apenas um dos tantos casos que podem ilustrar como colaboradores podem ser “demonizados” quando suas opiniões divergem das opiniões dos gestores. E é também um exemplo para te chamar para uma reflexão sobre como opiniões divergentes da sua podem ser o pontapé inicial para uma transformação para melhor.

Exercite o hábito de ouvir! Talvez você esteja tão imerso no dia a dia do seu negócio, tão acostumado com a rotina, que não consegue ver detalhes que são mais perceptíveis para aqueles que olham de fora. E isso não é ruim.

Em ocasiões como essa, o papel do líder é chamar a responsabilidade para si - é a posição que a equipe espera. Ainda que seja desconfortável, se um problema existe, é preciso enfrentá-lo para que não tome proporções maiores. E, com certeza, a solução não está em excluir quem levantou a lebre, mas unir esforços com objetivo de resolver a questão. É assim que se avança.

Torne a avaliação dos processos uma constante e resolva os conflitos nos momentos em que eles acontecem. Com isso, você evita que os grandes desgastes aconteçam e mantém o negócio rodando de uma forma sadia.

Seja um líder acessível! Deixe que as pessoas te apresentem as questões que as incomodam, gerando nelas o sentimento de pertencimento. Permita e incentive que elas vistam a camisa do time e, acima de tudo, que não sintam medo de sugerir novos caminhos. Quando reconhecidas pelo empenho e dedicação, as pessoas se tornam mais engajadas e com gente engajada, o negócio flui. Lembre-se que é o gestor quem conduz a equipe.

Por fim, não tome as opiniões adversas como uma crítica pessoal. Quase nunca é. Instigue a sua equipe a pensar soluções práticas para essas questões. Se for preciso, utilize uma das tantas metodologias de colaboração disponíveis no mercado. E aí vale promover um brainstorm, utilizar as técnicas de Design Thinking e toda a sua criatividade.

Não exclua pessoas que são capazes de lhe dizer a verdade. Garanto que saber ouvi-las pode se tornar um caminho de crescimento profissional e pessoal. Afinal, como dizem por aí, duas cabeças pensam melhor do que uma.

9 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 9 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • J

    Jean Carlo de Campos Albino

    ± 21 horas

    Concordo com o problema é com a solução, mas não é tão simples. A verdade continua não sendo bem-vinda, egos continuam a estar acima do interesse da boa gestão. Empresas que praticam a verdade são minoria e, se você está numa delas, aproveite! Se não está, você se conformou ou faz parte da luta contra a verdade. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Gustavo

    ± 7 dias

    Show!! Parabéns pelo ponto levantado. Acredito que o este problema faz parte da rotina de muitos leitores dessa coluna e respectivas corporações. Triste que ainda tenhamos tantos gestores que colocam o ego acima do enfrentamento dos verdadeiros problemas. Que não enxergam que o caminho pera a alta performance passa pelo amargor de se abrir as críticas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 7 dias

    O brasileiro é um eterno consumidor de novelas mentirias é fã de políticos cheios de lábia. Não sei quando isso vai mudar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson Cabral da Motta

    ± 7 dias

    Na maioria das empresas infelizmente é assim, se alguém levanta algum tema desconfortável da empresa para a Diretoria ou mesmo Presidência, apontando que tal atividade dá prejuízo, por exemplo, “o mensageiro” é automaticamente execrado, por orgulho e vaidade de quem está acima, e se recusam a ver a verdade, é melhor punir o mensageiro do que resolver o problema.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rosny Aryon Conrad

    ± 8 dias

    Gostei muito da matéria, parabéns Camila, sou um pequeno empresário e sempre temos problemas e eles se resolvem ouvindo as pessoas, funcionários e filhos que ajudam a administrar. É verdade que muitas vezes não vemos onde estamos errando e alguém de fora e de confiança nos mostra o caminho! Escreva por favor mais artigos neste sentido!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    bilu dandão

    ± 8 dias

    Equem define o que é verdade?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jorge Dias

      ± 7 dias

      Que pergunta PauloFreiriana. O BiluBilu deve ter se formado na Federal.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Pzig

      ± 7 dias

      A verdade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando

    ± 8 dias

    No Brasil o Presidente fala a verdade e o país estremece...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.