Thumbnail

A questão do empreendedor é como se preparar para tantos obstáculos que surgirão nessa jornada.

Camila Farani

O empreendedor não está sozinho

Cerque-se de pessoas que te complementam

12/01/2020 20:00
É de conhecimento geral que o processo de empreender é algo desafiador e exige muita resiliência e energia, ainda mais no ambiente brasileiro. A questão é como se preparar para tantos obstáculos que surgirão nessa jornada. A boa notícia é que o empreendedor não está sozinho - e nem deve! A figura do investidor mentor, ou apenas do executivo mentor, é essencial para uma escalada mais assertiva e com menos riscos. São empresários com uma imensa bagagem de conhecimento, experiência de mercado e que abre “portas” para um networking focal. Tudo que o empreendedor precisa para crescer de forma mais sustentável.
Empreendedores passam a maior parte do tempo pensando em estratégia, análise de mercado e formas de conseguir investimento e se esquecem de dedicar tempo ao “mentoring” (termo que significa “tutoria” ou “apadrinhamento”), em trocar experiências com executivos mais experientes, pois é do exemplo que surgem ideias e novas soluções. O principal objetivo do mentor é trazer novas visões e perspectivas, principalmente porque ele não está tão “contaminado” pelo negócio. Além disso, se faz importante provocar reflexões para evitar que esses empreendedores cometam os mesmos erros cometidos por eles no passado.
Pesquisa da Endeavor, de 2015, com mais de 700 empreendedores do setor de tecnologia mostrou as principais características de uma empresa bem-sucedida. E um padrão que chamou a atenção dos pesquisadores foi que muitos dos empreendedores liderando essas startups tinham fortes vínculos com empresários de outras empresas de sucesso. Ou seja, ficou constatado que empreendedores de alto impacto, orientados por grandes executivos, alcançam melhores resultados ao longo do tempo. Especificamente, 33% dos empreendedores mentorados tornaram-se empreendedores de alto desempenho. Segundo dados da própria Endeavor, as empresas participantes de seu programa Scale Up no Brasil, alcançaram médias de crescimento de mais de 60% ao ano e algumas abriram capital ou foram vendidas por valores acima dos US$ 100 milhões.
O melhor mentor é aquele que deixa de ser apenas uma ferramenta estratégica do negócio e se torna mentor do próprio empreendedor. E saber administrar questões pessoais e emocionais são o que realmente fazem diferença entre apenas um negócio e negócios de alto impacto. O empreendedor ter inteligência emocional é o que faz as empresas performarem e prosperarem, dessa maneira,  aumenta-se a durabilidade da relação mentor e empreendedor. Contudo encontrar a pessoa certa não é algo trivial. Um estudo de 2019 da Olivet Nazarene University, em Illinois, com 3 mil CEO´s, descobriu que, enquanto 76% das pessoas acreditam que a orientação é importante, apenas 37% dizem que têm esse relacionamento.
Portanto, as qualidades encontradas em um mentor emocionalmente inteligente são basicamente: autoconsciência, auto-regulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Segundo o mesmo estudo da universidade americana, ficou constatado que, quanto maior o índice de inteligência emocional do mentor, mais confiança o empreendedor tem neles. Entretanto, é importante ressaltar que mentores são apenas facilitadores do processo. Cabe aos empreendedores tomarem as melhores decisões, pois, ninguém melhor que o próprio dono do negócio para saber qual caminho seguir.
Na hora de escolher mentores, estude a fundo a história do executivo e entenda como ele superou os obstáculos. Os melhores mentores têm a capacidade de olhar além das próprias necessidades e sentir um senso de responsabilidade em retribuir à sociedade, é o que chamamos de “give back”. Mentores inteligentes emocionalmente gostam de compartilhar experiências e entendem a importância desse ato.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão