Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Como grandes líderes surgem durante as crises
| Foto: Freepik

Não é exagero nenhum dizer que os líderes nunca foram tão importantes para as empresas quanto hoje, independente do tamanho e do nicho de atuação.

É claro que as questões técnicas são muito importantes nesse momento, mas a forma como você vai liderar a sua equipe é que vai dizer se seu negócio vai sobreviver. Porque é quando as coisas ficam complicadas que os verdadeiros líderes aparecem.

E quando nós pensamos na nossa história e nos grandes líderes mundiais que conhecemos, existem algumas características muito marcantes e que podem nos ajudar muito daqui pra frente.

Seja transparente

Você, como líder, precisa ser muito transparente com a sua equipe. Digo isso porque muitos líderes acreditam que estão preservando as pessoas da sua equipe quando não compartilham o cenário real que a empresa está enfrentando.

Só que as pessoas percebem quando algo está acontecendo, e esconder isso delas transmite uma mensagem de que você não confia nelas, e o resultado é que em vez de trazer os seus funcionários para o seu lado, você acaba se distanciando deles.

Então, por pior que seja o cenário atual da sua empresa, jogue limpo com a sua equipe.

Mantenha o seu time focado

Outro ponto muito importante em momentos de crise é manter as pessoas focadas nas suas atividades.

É muito comum que elas se sintam confusas diante de tantas incerteza e notícias negativas, então você precisa mostrar a elas que o trabalho de cada um é ainda mais importante durante esse período, mesmo que elas tenham que fazer pequenos ajustes na sua rotina.

Essa é a hora onde o verdadeiro líder se mostra capaz de manter as coisas em ordem, independente do tamanho e da complexidade do problema.

Além disso, mostrar para a sua equipe que mesmo em momentos difíceis é possível encontrar oportunidades transmite para eles a mensagem de que você está no controle total da situação. E isso deixa a equipe muito mais tranquila para continuar o trabalho.

Também é necessário que todos estejam ocupados realizando tarefas que façam sentido, mesmo que antes elas não fizessem parte do dia a dia.

Isso faz com que eles se sintam realmente úteis, contribuindo para ajuda a empresa a superar suas dificuldades, despertando ou potencializando ainda mais o seu senso de dono.

Cuide da energia – sua e da sua equipe

Períodos de crise são extenuantes, e, muitas vezes, podem levar você e seus colaboradores a exaustão total, dependendo da situação da sua empresa e do impacto do cenário externo no negócio.

E a forma como o líder é visto pelas pessoas à sua volta pode potencializar ainda mais o cansaço e desânimo dessas pessoas ou pode motivá-las a ir um pouco mais além. Sendo assim, você precisa refletir para a sua equipe aquilo que quer ver neles.

Ou seja, se você se apresentar sempre cansado, desanimado, preocupado e nervoso dificilmente conseguirá contagiar quem está ao seu lado de forma positiva. Então, não importa o quão difícil esteja a situação: sua equipe precisa olhar para você e ver que você está firme.

Valorize os aprendizados e experimente

Ter processos previsíveis é o sonho de todo empreendedor, mas isso pode causar uma falsa sensação de segurança que em épocas difíceis acaba jogando contra o seu próprio negócio. Afinal, a volatilidade desses dias se torna prejudicial para a empresa.

Os grandes líderes conseguem lidar de forma positiva com situações que não foram previstas, mas que depois se mostram positivas de diversas formas, por mais que inicialmente seja necessário enfrentar mais dificuldades.

Um bom exemplo dessa capacidade de adaptação está nos líderes de empresas que não tinham um canal de vendas online, e que com a necessidade de isolamento ou distanciamento social tiveram que se ajustar rápido para poder continuar atendendo seus clientes.

Esses líderes mostram como é importante aprender e utilizar as mudanças a seu favor, independente do que causou essas mudanças na rotina do negócio.

Aprender a usar a volatilidade a seu favor é crucial se você quer se tornar um líder antifrágil, ou seja, uma pessoa que enfrenta e sai ainda mais forte de momentos difíceis.

Tome decisões rápidas

A sua tomada de decisões durante a crise precisa ser rápida, caso contrário você pode não ter tempo suficiente para adaptar o seu negócio para o novo cenário. Ou seja, esperar ter todas as informações para então decidir o que fazer não é uma opção.

Por isso você precisa começar a agir com base nas informações que estão disponíveis no momento exato, sem se prender a regras e conceitos.

Análise, decida e execute, e vá fazendo os ajustes conforme eles forem aparecendo. E mesmo que fique claro que essa decisão foi equivocada, você tem tempo para corrigir as coisas, já que foi um erro rápido.

O grande ponto aqui é não se deixar paralisar pelo medo de errar novamente. É muito melhor pecar pela ação do que pela falta de atitude.E lembre-se sempre que para nós, #desistirnaoéopção!

4 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]