Thumbnail

Vacina pode chegar em 2021

Camila Farani

Inovação

Inovação é a verdadeira vacina contra o coronavírus na indústria farmacêutica

05/07/2020 11:00
Para solucionar problemas durante uma crise, é necessário acelerar a inovação e redirecionar o conhecimento, recursos e tecnologia que já existem. É visível que a pandemia do coronavírus vem sendo um desafio muito difícil para a humanidade. Em meio a essa turbulência mundial, autoridades de saúde, empresas, farmacêuticos, universidades e institutos de pesquisas correm contra o tempo para encontrar uma vacina eficaz para salvar vidas e conter as graves consequência sociais e econômicas que vêm sendo deixadas pela pandemia. Porém, em meio à luta diária por uma descoberta, é preciso estar sempre inovando.
Nos últimos anos, a indústria farmacêutica aprimorou seus métodos para redirecionar sistematicamente seus medicamentos. Métodos esses que provam ser altamente úteis para os dias atuais, e visam encontrar uma conexão entre um medicamento e uma doença aplicando triagem de alto rendimento ou biologia computacional.
Para desenvolver uma vacina se leva meses, e por essa razão medicamentos são reaproveitados para aliviar os sintomas dos pacientes e prevenir mortes, o que é necessário. Com a pandemia da Covid-19, é possível perceber essas iniciativas de reaproveitamento de remédios - como são os casos da Remdesivir (antiviral), combinação de Lopinavir e Ritonavir (terapia contra HIV) - são exemplos de que a maioria das grandes empresas farmacêuticas vêm trabalhando em projetos para trazer rapidamente tratamentos ao mercado.
Embora este costume de redirecionamento seja comum nas indústrias farmacêuticas, o mercado agora é o centro das inovações ultrarrápidas para lidar com a pandemia. Mas a pandemia segue uma cadeia, e outros mercados também precisaram inovar. Um exemplo são as destilarias de rum e uísque, que começaram a produzir desinfetantes e álcool para mãos.
Essa lógica de redirecionamento profundo a iniciativas de inovação ultrarrápida podem ser resumidas em cinco princípios:
  • Compreender o problema da inovação;
  • Mapear recursos;
  • Utilizar tecnologias emergentes;
  • Incentivar a colaboração;
  • Integrar os usuários finais.
Conhecer o problema é o primeiro passo. Os responsáveis precisam avaliar e entender rapidamente o problema que a inovação deve visar. Isso é essencial para combinar o problema com os recursos, ideias, conhecimento e tecnologia. Utilizando a pandemia do coronavírus como exemplo, se seu objetivo é impedir que as pessoas sejam infectadas, é preciso que você tenha o máximo possível de informação e entendimento sobre o vírus. Ou seja: o conhecimento mais valioso sobre o problema pode ter origem fora da sua organização.
Fazer uma descrição de seus conhecimentos e recursos é essencial para que o redirecionamento funcione, e esta anotação de coisas úteis irá ajudar muito. Conforme as incertezas e as urgências aumentem, o redirecionamento é mais bem sucedido quando as organizações utilizam recursos e conhecimentos prontamente disponíveis.

Uso de tecnologias emergentes oferecem benefícios para inovação ultrarrápida

As plataformas digitais permitem que os principais usuários, especialistas, financiadores e organizações públicas e privadas compartilhem informações e criem conhecimento. Outro benefício é o aprendizado de máquina associado ao big data, que identifica rapidamente vínculos promissores entre necessidades e soluções. Quando informações são compartilhadas e estão disponíveis digitalmente, é preciso menos esforço para encontrar correspondências atraentes.
Por exemplo, a Academia de Descoberta, Momentum e Outlook Group desenvolveram uma ferramenta para diagnosticar o coronavírus em 20 segundos nas tomografias dos pacientes usando uma diretriz fornecida por um radiologista líder. A ferramenta ajudou médicos em 26 hospitais a analisar rapidamente mais de 30 mil casos durante o surto na China.
Durante uma crise, a colaboração aberta é crucial para identificar possíveis soluções. Para o combate ao coronavírus, os filantropos Bill e Melinda Gates e os especialistas em sua fundação são extremamente benéficos para a resposta à crise. Embora seu apoio financeiro seja importante, mais crucial é a experiência que sua fundação tem ao entender como orquestrar a colaboração global.
Para atender as necessidades urgentes dos usuários finais, por meio de inovação ultrarrápida, você não pode esperar a pesquisa de mercado dizer quais são essas necessidades, você deve promover canais de comunicação para que os usuários finais expressem essas necessidades o quanto antes, e os gerentes devem abordá-los rapidamente no processo de inovação.
A pandemia do coronavírus gera incerteza sobre quando teremos uma vacina eficaz, mas ainda assim existem razões para ter esperança. Agora, à medida que enfrentamos as consequências sociais e econômicas provavelmente duradouras, as lições da indústria sobre inovação ultrarrápida poden muito nos ajudar a desenvolver novas soluções para desafios futuros.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão