i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Camila Farani

Foto de perfil de Camila Farani
Ver perfil
Inovação

Inovação é a verdadeira vacina contra o coronavírus na indústria farmacêutica

  • Por Camila Farani
  • 05/07/2020 08:00
vacina-covid-brasil-testes
Vacina pode chegar em 2021| Foto: Bigstock

Para solucionar problemas durante uma crise, é necessário acelerar a inovação e redirecionar o conhecimento, recursos e tecnologia que já existem. É visível que a pandemia do coronavírus vem sendo um desafio muito difícil para a humanidade. Em meio a essa turbulência mundial, autoridades de saúde, empresas, farmacêuticos, universidades e institutos de pesquisas correm contra o tempo para encontrar uma vacina eficaz para salvar vidas e conter as graves consequência sociais e econômicas que vêm sendo deixadas pela pandemia. Porém, em meio à luta diária por uma descoberta, é preciso estar sempre inovando.

Nos últimos anos, a indústria farmacêutica aprimorou seus métodos para redirecionar sistematicamente seus medicamentos. Métodos esses que provam ser altamente úteis para os dias atuais, e visam encontrar uma conexão entre um medicamento e uma doença aplicando triagem de alto rendimento ou biologia computacional.

Para desenvolver uma vacina se leva meses, e por essa razão medicamentos são reaproveitados para aliviar os sintomas dos pacientes e prevenir mortes, o que é necessário. Com a pandemia da Covid-19, é possível perceber essas iniciativas de reaproveitamento de remédios - como são os casos da Remdesivir (antiviral), combinação de Lopinavir e Ritonavir (terapia contra HIV) - são exemplos de que a maioria das grandes empresas farmacêuticas vêm trabalhando em projetos para trazer rapidamente tratamentos ao mercado.

Embora este costume de redirecionamento seja comum nas indústrias farmacêuticas, o mercado agora é o centro das inovações ultrarrápidas para lidar com a pandemia. Mas a pandemia segue uma cadeia, e outros mercados também precisaram inovar. Um exemplo são as destilarias de rum e uísque, que começaram a produzir desinfetantes e álcool para mãos.

Essa lógica de redirecionamento profundo a iniciativas de inovação ultrarrápida podem ser resumidas em cinco princípios:

  • Compreender o problema da inovação;
  • Mapear recursos;
  • Utilizar tecnologias emergentes;
  • Incentivar a colaboração;
  • Integrar os usuários finais.

Conhecer o problema é o primeiro passo. Os responsáveis precisam avaliar e entender rapidamente o problema que a inovação deve visar. Isso é essencial para combinar o problema com os recursos, ideias, conhecimento e tecnologia. Utilizando a pandemia do coronavírus como exemplo, se seu objetivo é impedir que as pessoas sejam infectadas, é preciso que você tenha o máximo possível de informação e entendimento sobre o vírus. Ou seja: o conhecimento mais valioso sobre o problema pode ter origem fora da sua organização.

Fazer uma descrição de seus conhecimentos e recursos é essencial para que o redirecionamento funcione, e esta anotação de coisas úteis irá ajudar muito. Conforme as incertezas e as urgências aumentem, o redirecionamento é mais bem sucedido quando as organizações utilizam recursos e conhecimentos prontamente disponíveis.

Uso de tecnologias emergentes oferecem benefícios para inovação ultrarrápida

As plataformas digitais permitem que os principais usuários, especialistas, financiadores e organizações públicas e privadas compartilhem informações e criem conhecimento. Outro benefício é o aprendizado de máquina associado ao big data, que identifica rapidamente vínculos promissores entre necessidades e soluções. Quando informações são compartilhadas e estão disponíveis digitalmente, é preciso menos esforço para encontrar correspondências atraentes.

Por exemplo, a Academia de Descoberta, Momentum e Outlook Group desenvolveram uma ferramenta para diagnosticar o coronavírus em 20 segundos nas tomografias dos pacientes usando uma diretriz fornecida por um radiologista líder. A ferramenta ajudou médicos em 26 hospitais a analisar rapidamente mais de 30 mil casos durante o surto na China.

Durante uma crise, a colaboração aberta é crucial para identificar possíveis soluções. Para o combate ao coronavírus, os filantropos Bill e Melinda Gates e os especialistas em sua fundação são extremamente benéficos para a resposta à crise. Embora seu apoio financeiro seja importante, mais crucial é a experiência que sua fundação tem ao entender como orquestrar a colaboração global.

Para atender as necessidades urgentes dos usuários finais, por meio de inovação ultrarrápida, você não pode esperar a pesquisa de mercado dizer quais são essas necessidades, você deve promover canais de comunicação para que os usuários finais expressem essas necessidades o quanto antes, e os gerentes devem abordá-los rapidamente no processo de inovação.

A pandemia do coronavírus gera incerteza sobre quando teremos uma vacina eficaz, mas ainda assim existem razões para ter esperança. Agora, à medida que enfrentamos as consequências sociais e econômicas provavelmente duradouras, as lições da indústria sobre inovação ultrarrápida poden muito nos ajudar a desenvolver novas soluções para desafios futuros.

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Antonio de Lima Rodrigues

    ± 0 minutos

    Entre os remédios à disposição, não mencionou a cloroquina. Por que será?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Simon pinto

    ± 2 dias

    Inovaçao é um ato constante desde a criaçao do mundo. Tem uma relaçao direta com o nivel de conhecimento desenvolvido. Voce precisa inovar na forma de opinar trazendo fatos, numeros e informaçoes relevantes. Textos politicamente bonitos nao nos agrega nada. Infelizmente, nos ultimos anos, a prioridade nao é somente inovaçao. O abuso economico e financeiro, a inversao de valores e o descaso com o ser humano esta excessivamente deturpando os ideais e conceitos da medicina. Não basta eficiencia. Precisa estar acompanhada de retornos financeiros extraordinarios.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 5 dias

    Palavrinha "comoditizada" essa tal de inovação. Ficamos somente com o sufixo Ação. Esse prefixo inov prejudica. Ação já é o suficiente para fazer diferente em um País que estará letárgico no pós-covid pois os Políticos amedrontaram os humildes. Agora é somente e tão somente Ação!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.