Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Mindset de crescimento é o diferencial entre executivos e empreendedores
| Foto: Freepik

“Pense de maneira diferente”, já dizia Steve Jobs. Sim! O pensamento tem muito poder e é justamente esse ponto crucial que diferencia executivos de empreendedores serials que hoje são responsáveis pelos maiores conglomerados do mundo. Pois todo o sucesso começa dentro de nós, mais especificamente, na nossa mente. É o que chamamos de mindset empreendedor (ou traduzindo, mente configurada ou configuração da mente). Nosso mindset é formado pelo conjunto de valores e crenças. Esse emaranhado de pensamentos influencia diretamente os nossos comportamentos e ações. Portanto, seu entendimento é crucial para assertivas tomadas de decisão.

Uma pergunta que sempre me fazem durante as palestras é: “É possível trabalhar para adquirir essa mentalidade empreendedora?”. A resposta é: claro! Se você já entende que precisa se aprimorar para mudar seus comportamentos, já está dando o primeiro passo para adquirir uma nova visão, um novo mindset. Em seu livro “Atitudes Empreendedoras”, o economista Carlos Hilsdorf também ressalta que “empreendedores não são pessoas extraordinárias, mas são pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias”. Empreendedores entendem que a jornada é mais importante que concluir uma tarefa, pois o aprendizado é o que te trará diferencial competitivo para alcançar novos patamares. O livro “Mindset”, da professora de Psicologia da Universidade de Stanford Carol S. Dweck, mostra justamente essa diferença. A atitude dos empreendedores de vislumbrar, focar e mentalizar os projetos acontecendo de maneira positiva é o que realmente traz resultados para os negócios. Parece clichê, mas na prática não é tão fácil.

+ Siga o GazzConecta no Instagram

Segundo a autora, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento (que vem sendo chamado de Growth Mindset). A questão é que todos nós somos uma mistura de ambos os mindsets. O que nos diferencia é a forma como encaramos nossos problemas. Podemos desistir ou persistir. O mindset fixo é pragmático. Acredita que as coisas são imutáveis. Não existem várias versões e possibilidades sobre uma determinada situação. Só que quando você não está aberto para experimentação, não é possível aprender com a falha. E esses é um dos preceitos para que a inovação aconteça e você possa crescer. Esse perfil se desmotiva facilmente e são resistentes à mudança por medo.

Já o mindset de crescimento é o inverso. Ele enxerga um problema como uma oportunidade e entende que o fracasso é essencial para o aprendizado. Somente errando e executando que as pessoas ganham experiência. O problema não é um limitador, mas um grande desafio. Essa mentalidade Growth Mindset é tão importante nos dias atuais visando as próximas gerações que, nos últimos anos, associações não governamentais e empresas privadas começaram a financiar pesquisas sobre esse tema para aplicar no sistema de ensino, como é o caso da fundação Bill and Melinda Foundation e o próprio Departamento de Educação dos Estados Unidos.

Todos nós nascemos empreendedores, com talentos e habilidades únicas. Cabe a cada indivíduo, se dedicar a desenvolver um mindset de crescimento e com foco em resultados. ‘’Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si próprio é a verdadeira sabedoria’’.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]