• Carregando...
Biden
O democrata Joe Biden bateu dois recordes: tornou-se o presidente a receber maior número de votos da história dos EUA e é o mais velho já eleito.| Foto: AFP

As eleições de 2020 nos Estados Unidos ficarão marcadas não só pelo comparecimento recorde de votantes – mais de 150 milhões. Joe Biden também pontuou um número jamais alcançado por qualquer candidato a presidente do país. Até a tarde deste sábado (07), segundo contagem feita pela Associated Press e vários outros veículos de comunicação, o democrata já havia recebido cerca de 74,8 milhões de votos.

Esses números superam os cerca de 69,5 milhões de votos somados por Barack Obama em 2008, o recorde anterior. A contagem ainda parcial de Biden também já é superior aos 65,8 milhões garantidos por Hillary Clinton em 2016, quando ganhou no voto popular, mas perdeu a Presidência para Trump.

Biden versus Trump
Trump superou votação obtida nas eleições de 2016.| Divulgação/Campanha de Donald Trump

O total de votos obtidos por Trump também já recorde, supera a casa dos 70 milhões contra 68,2 milhões da eleição passada. Com isso, o republicano passou a ser o segundo candidato a presidente dos EUA mais votado da história do país, na frente de Obama, que caiu para terceiro lugar.

Os recordes são um retrato do alto comparecimento às urnas nestas eleições dos EUA. O total já encosta nos 150 milhões de votantes. Grande parte – cerca de 100 milhões – votou antecipadamente. Por causa da pandemia de coronavírus, muitos eleitores preferiram votar pelos correios, motivo de protestos de Donald Trump.

Em meio à disputa acirrada em vários estados, a votação no Distrito de Colúmbia merece destaque. Biden recebeu mais de 93% dos votos, contra pouco mais de 5% para Trump. Isso significa que de cada 100 eleitores, 93 votaram em Biden e apenas 5 em Trump. O Distrito de Colúmbia é onde fica a capital, Washington, e tem direito a 3 delegados no colégio eleitoral. Logo após a confirmação da vitória do democratada, houve festa nas ruas e em frente a Casa Branca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]