i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Certas Palavras

Foto de perfil de Certas Palavras
Ver perfil
Violência social

Espancamento e morte de homem negro expõe barbárie e violência social no Brasil

  • 20/11/2020 13:50
homem negro - espacamento
| Foto:

O espancamento até à morte de João Alberto Silveira Freitas por seguranças de uma loja do supermercado Carrefour e um policial militar temporário, em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra, expõe a situação de barbárie em que vivem parcelas da população brasileira. O assassinato de um homem negro retrata também a violência diária a que são submetidas determinadas pessoas em situações de conflito, especialmente negros e pobres.

Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil também classificou o caso como consequência de racismo.

Apesar de a delegada Roberta Bertoldo, encarregada do caso na 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, ter dito, sem apresentar justificativa, de que o caso não se enquadraria como racismo, o próprio Carrefour atribuiu o violento episódio ao racismo. A empresa anunciou que vai destinar a receita obtida nesta-feira (20) pelos supermercados da rede para projetos de combate ao racismo.

A chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que a motivação racista será investigada e existe, sim, racismo estrutural no país.

Logo após a divulgação das imagens da abordagem violenta dos seguranças do supermercado, e da consequente morte de Silveira Freitas, o caso passou a ser comparado nas redes sociais com o assassinato de George Floyd, um homem negro sufocado até à morte por um policial nos Estados Unidos, em maio deste ano. “Não consigo respirar”, disse Floyd, enquanto era contido.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que "o bárbaro homicídio praticado no Carrefour escancara a obrigação de sermos implacáveis no combate ao racismo estrutural". Gilmar Mendes, também ministro do STF, e que aderiu a hashtag "#vidasnegrasimportam", publicou que "o episódio só demonstra que a luta contra o racismo e contra a barbárie está longe de acabar."

Os vídeos que se espalharam rapidamente pela internet mostram parte das agressões e o momento em que o cliente é atendido por socorristas. Em uma das sequências, o homem negro é atingido por golpes violentos, é derrubado e ferido por uma sequência de socos de um dos autores da agressão, ao mesmo tempo em que é imobilizado por outro homem.

Além da crueldade, o ato bárbaro revela covardia dos agressores. Enquanto dois homens espancam Silveira Freitas, outros tentam impedir que as pessoas gravem imagens com celular ou que interfiram para conter o espancamento. Uma mulher usando um crachá, que também seria funcionária do supermercado, aparece ao lado dos agressores, filmando a ação como se estivesse registrando uma cena comum.

A morte gerou revolta e reação de diversos segmentos da sociedade. Artistas, atletas, políticos e ativistas se manifestaram. Em São Paulo, houve um ato no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em Porto Alegre, houve manifestação na porta do supermercado onde Beto morreu, às 18 horas. Ocorreram protestos também dentro de lojas do Carrefour, como a da 402 Sul em Brasília, em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte.

Autoridades e candidatos que passaram ao segundo turno também se manifestaram. Pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, disse que o caso deixa a todos "indignados" pelo "excesso de violência que levou à morte de um cidadão, negro".

Os candidatos a prefeito de Porto Alegre, Manuela D´Avila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) reagiram. “O racismo que estrutura as relações de nossa sociedade precisa ser enfrentado de frente. As mulheres e homens brancos precisam assumir a sua responsabilidade na luta antirracista”, escreveu no Twitter Manuela. “Um absurdo! As cenas são chocantes. Justamente no dia Nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas imediatamente!”, tuitou Melo.

No começo da noite, o presidente Jair Bolsonaro, sem se referir ao caso, disse que "aqueles que instigam o povo à discórdia, fabricando e promovendo conflitos, atentam não somente contra a nação, mas contra nossa própria história". O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou como "lamentável" o caso, mas disse não ver racismo no episódio. “Não. Para mim, no Brasil não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil, não existe aqui”, disse em entrevista.

Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) contradiz Mourão. Para a organização, a morte de João Alberto Silveira Freitas, "é um ato que evidencia as diversas dimensões do racismo e as desigualdades encontradas na estrutura social brasileira".

Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) contradiz Mourão. Para a organização, a morte de João Alberto Silveira Freitas, num Carrefour em Porto Alegre, "é um ato que evidencia as diversas dimensões do racismo e as desigualdades encontradas na estrutura social brasileira".

“Milhões de negras e negros continuam a ser vítimas de racismo, discriminação racial e intolerância, incluindo as suas formas mais cruéis e violentas. Dados oficiais apontam que a cada 100 homicídios no país, 75 são de pessoas negras", acrescentou a ONU.

O Carrefour, por meio de sua assessoria de imprensa, classificou a morte como brutal e anunciou que romperá o contrato com a empresa responsável pelos seguranças. Informou também que vai demitir o funcionário responsável pela loja na hora do ocorrido.

Antes do espancamento e morte na loja de Porto Alegre, o Carrefour havia anunciado para esta sexta-feira o lançamento de um manifesto pela diversidade. O material defende a inclusão de pessoas de diferentes raças, identidades de gênero, orientações sexuais e crenças. O episódio bárbaro da morte de Silveira Freitas prova que as ações das empresas devem ir além de manifestos. São necessárias medidas diretas para impedir atos que repetidamente têm ocorrido em estabelecimentos públicos e privados do Brasil.

A sociedade brasileira deve exigir apuração rigorosa de casos de violência como esse e punição aos culpados, direta e indiretamente. O Judiciário tem obrigatoriamente de cumprir o seu papel. Sem isso, o ‘câncer’ da violência e da discriminação social e racial impedirá a construção de um país digno.

Siga Célio Martins no Twitter para receber notificações de suas reportagens e artigos.

54 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 54 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Maria Fatima de Moura

    21/11/2020 4:34:23

    Várias pessoas assistindo às agressões sem impedir que elas continuassem. Só apareceu gente pra filmar e nenhuma pessoa pra dar fim às agressões. Então não são 2 assassinos, são vários. Agora não adianta mimimi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Saber é poder

      21/11/2020 11:06:02

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        Glecio

        21/11/2020 2:03:45

        Mas um colunista querendo ser delegado, filósofo, sociólogo, juiz, demente, interesseiro, vidente e dona da verdade.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fabiano

          21/11/2020 1:10:26

          A única autoridade próxima do caso é a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação que já confirmou que o crime não ocorreu por racismo. As outras autoridades só querem aparecer com o fato. É um crime hediondo e covarde, cadeia para os seguranças, mas não teve motivação racial.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 1:14:40

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil também classificou o caso como consequência de racismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • W

          wilmar scoz

          21/11/2020 1:09:52

          Que estupidez desse comentarista, Não existe racismo estrutural. Essa ideia vem dos socialistas, mas sem fundamento. Milhares de brancos são assassinados e estuprados por negros e ninguém vê nisso racismo. O inverso sempre é. Casos isolados ganham repercussão exagerada quando acontece com negros. Com brancos não.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 1:14:32

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil também classificou o caso como consequência de racismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • W

          wilmar scoz

          21/11/2020 1:09:52

          Que estupidez desse comentarista, Não existe racismo estrutural. Essa ideia vem dos socialistas, mas sem fundamento. Milhares de brancos são assassinados e estuprados por negros e ninguém vê nisso racismo. O inverso sempre é. Casos isolados ganham repercussão exagerada quando acontece com negros. Com brancos não.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 1:15:22

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país. A Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil também classificou o caso como consequência de racismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Afonso Pasquotto de Lima

          21/11/2020 0:28:36

          Não tem violência social, cara-pálida. O que teve foi um cara que agrediu uma funcionária e apanhou por isso. Era um covarde, apenas isso, um babacão que se achava cheio de razão e isso irrita qualquer um, tipo briga de trânsito. Não tem nada de racial nisso, podia ser um marciano no lugar dele. Se tu te mete em briga, tudo pode acontecer, inclusive matar e morrer.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          2 Respostas
          • F

            Fabiano

            21/11/2020 1:09:27

            A única autoridade próxima do caso é a delegada Roberta Bertoldo, responsável pela investigação que já confirmou que o crime não ocorreu por racismo. As outras autoridades só querem aparecer com o fato. É um crime hediondo e covarde, cadeia para os seguranças, mas não teve motivação racial.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:29:35

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCOS

          21/11/2020 0:13:40

          O sujeito tinha ficha corrida, não a cor do **** , lixo esse seu artigo, não serve nem para limpar a bunda.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:29:33

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSMAR PORTUGAL VAZ

          21/11/2020 0:00:17

          Nada justifica esta terrível agressão . Se houve uma agressão por parte do João ,os seguranças , deveriam ter retirado o mesmo do super mercado e chamado a polícia . Estes assassinos devem ser punidos de forma exemplar. Entretanto, como a lei é frouxa, esses assassinos serão libertados depois de 2 a 3 anos de cadeia. Sua cor , na minha opinião , não influenciaram a ação desse bandidos. Foi apenas uma coincidência. Crimes iguais são comuns no Brasil, infelizmente .

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:29:52

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • A

          Alessandro Chiarottino

          20/11/2020 23:45:44

          A Gazeta esta descendo ao mesmo nível da Folha. O que realmente ocorreu? Os seguranças foram agredidos e se excederam na resposta . Provavelmente serão culpados de homicídio. Mas o que isso tem a ver com racismo?? Estão fazendo uma demagogia irresponsável que pode ter consequências sociais imprevisíveis.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:04

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • R

          RPM

          20/11/2020 23:17:24

          O cara que morreu era um mau elemento, com várias passagens pela polícia. Descutiu com a caixa e deu um soco no segurança.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:17

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • L

          Luca

          20/11/2020 23:11:19

          O que a imprensa em geral está fazendo é racismo, um crime que poderia acontecer com um branco, pois houve um desentendimento do rapaz com uma atendente, e seguranças despreparados agiram brutalmente, quantas vezes isso acontece em baladas etc. estão criando cada vez mais um vitimismo, uma separação racial, vergonhoso isso

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:28

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          MARCO

          20/11/2020 23:02:38

          Celio Martins quem diria, entrando para a turma da lacração. Crime bárbaro por despreparo de seguranças mas sem nenhuma conotação de racismo. Isso não é jornalismo é militância.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:38

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Carvalhaes

          20/11/2020 21:56:53

          Não houve racismo nenhum!! O que houve foi um ato criminoso sem nenhuma relação com a cor da vítima! Largue de ser estúpido!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:48

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • A

          Adriano

          20/11/2020 21:42:12

          Mais um **** esquerdista tirando conclusões sem provas. Gazeta pode isso?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • C

            CELIO MARTINS

            21/11/2020 0:30:58

            Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Maria Emilia Xavier da Silveira

          20/11/2020 21:27:25

          E, também, que fui censurada pela GP!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo

            20/11/2020 21:26:25

            É só puxar a "capivara" do nego beto p saber que era tragédia anunciada. Esse ou ia matar ou morrer (para quem não sabe, a vítima tinha diversas passagens pela policia por violencia doméstica, ameaça e porte ilegal de arma).

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • C

              CELIO MARTINS

              21/11/2020 0:31:09

              Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Maria Emilia Xavier da Silveira

            20/11/2020 21:26:00

            Que artigo mais rançoso! O que aconteceu? Não sabemos! Quais os fatos, desde o início? Não sabemos! Isso é jornalismo? Não! Claro que não! É militância! Não serve pra nada! É lixo! Continuo desinformada, exceto pelo fato de que o autor dessa porcaria acha relevantes as opiniões do ministro (?) e do moleque **** . Só!! Nota 0!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • C

              CELIO MARTINS

              21/11/2020 0:31:19

              Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            ALOIZIO BARROS DE SOUZA

            20/11/2020 21:24:59

            Desculpe mas não vejo esse fato como racismo. Foi o mal preparo dos seguranças em lidar com uma pessoa que com certeza criou algum problema e resistiu a eles. Vamos aguardar a verdade e não tirar proveito político de um caso isolado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • C

              CELIO MARTINS

              21/11/2020 0:31:28

              Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • F

            Fabiano

            20/11/2020 21:08:58

            Eu só queria saber o que faz a opinião do Felipe Neto nessa matéria? A Gazeta tem fetiche por esse sujeitinho, bota a cara dele em tudo desnecessariamente.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • N

              Nico Gavelick

              20/11/2020 20:48:39

              Que evidências o jornalista tem de que o rapaz foi agredido e morto pelo simples fato de ser negro? Nenhuma. Mas o ativismo gourmet não perde uma oportunidade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • C

                CELIO MARTINS

                21/11/2020 0:31:43

                Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              LSB

              20/11/2020 20:41:38

              Ok, a reação foi exagerada? Sim. Era possível p/ quem estava brigando saber que estava exagerando? Não sei... mas a questão é a seguinte: o cidadão começou a agredir primeiro, assim pergunto: o q deveria fazer o segurança e o policial (este a rigor deve defender pessoas e o segurança estava sendo agredido)? Deveriam apanhar quieto? É isso q vc propõe? A “cultura da paz”, os “humanistas” querem o quê? Q vc seja agredido e não reaja? E se o segurança não tivesse reagido (ou o policial não tivesse “ajudado”) não poderia ser ele o morto? Quem se deu mal foi quem começou a briga! Agora, pergunto de novo: o segurança e o policial no meio da briga tinham condições de saber q estavam exagerando?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • C

                CELIO MARTINS

                21/11/2020 0:32:04

                Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                LSB

                20/11/2020 20:58:20

                Deixando bem claro: não acho q sejam inocentes; pelo contrário, mataram uma pessoa e devem pagar por isso. Mas deve haver um julgamento onde as circunstâncias sejam consideradas; e nesse caso, sem prejuízo a qq outra especificidade, há o atenuante de estarem REAGINDO a uma agressão sofrida.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • D

              Daniel M

              20/11/2020 20:31:24

              As manchetes são as mesmas usadas nos EUA durante 2020, acabou a eleição parece que acabou o racismo aqui, escuto a rádio americana fazem 20 anos, e depois da eleição não ouvi mais nada de racismo, seria coincidência?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eduardo Prestes

                20/11/2020 20:11:21

                Um acontecimento infeliz que nada tem a ver com racismo. O cidadão se portava de modo inconveniente e agrediu primeiro. A reação é natural, eu também teria respondido com violência. E uma vez iniciado um conflito, as consequências são sempre imprevisíveis. O cidadão deveria ter pensado duas vezes antes de iniciar uma agressão.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • S

                  Saber é poder

                  21/11/2020 4:04:42

                  "racismo sistêmcio" é algo inventado pelo teu professor maconheiro, que lucra com a miséria do pobre, enquanto se diverte nas festinhas das universidades públicas (sem focinheira) e vota em corruptos como a Maconhela

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • C

                  CELIO MARTINS

                  21/11/2020 0:32:28

                  Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • F

                Fernando Antonio Novaes DAmico

                20/11/2020 19:42:51

                Bárbaridade! Racismo somente? Não ! Muito mais! Parece-me que o segurança estava numa luta de MMA , onde não se para de socar o adversário até o desmaio ou a intervenção do juiz!! Pena que ali não era o octógono e não tinha juiz para apartar!! Negro? A vítima é um brasileiro típico, miscigenado e vítima do barbarismo que está acometendo nossa sociedade!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luiz Henrique da Silva Buratti

                  20/11/2020 19:35:39

                  Notícia acima: homem negro, excesso do uso de força, policial trabalhando em um comércio, funcionários filmando, homicídio. O que aconteceu para chegar às vias de fato? Era uma vingança?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • C

                    CELIO MARTINS

                    21/11/2020 0:33:05

                    Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eurico Schwinden

                  20/11/2020 19:11:53

                  Ao "Certas Palavras" não basta as cenas brutais de um assassinato, aparentemente por motivos fúteis: é preciso racializar, como manda a política identidária da esquerda viciada em clichês. Sim, era um homem e como homem foi assassinado covardemente. Simone Barreto Silva, mulher, católica, devota de Yemanjá, negra, esfaqueada por um terrorista islâmico, quando saia a Notre Dame de Nice, não se encaixou no "coletivo" para ter seu crime classificado como bárbaro. Talvez, por não ser lésbica, também, não ganhou manchetes, nem nome de praça em Paris.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • C

                    CELIO MARTINS

                    21/11/2020 0:33:21

                    Autoridades e representantes de diversos setores da sociedade civil classificaram o caso como crime decorrente do racismo sistêmico e estrutural existente no país.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eurico Schwinden

                    20/11/2020 19:16:02

                    Alexandre de Moraes, deve ser o ministro do Supremo, que adora meter em cana jornalistas. Antropólogo fala a linguagem dos sábios esquerdistas, falando em "racismo estrutural". Ou seja, sem adjetivo as coisas não funcionam, muito menos promessa de ser implacável com alguma coisa, além se tornar o paladino da derrocada da liberdade de expressão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • W

                  Willy Oliveira

                  20/11/2020 18:51:50

                  Nada justifica a ação realizada pelos agentes. Qualquer vida importa!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emerson

                    20/11/2020 18:44:05

                    Independente do que motivou a barbárie horrenda, nada neste mundo dito "civilizado" justificaria as cenas de crueldade que muitos(as) estão adorando assistir e comentar mas que se fosse com alguém do próprio convívio e família iriam vomitar ódios e raivas intermináveis. Empatia é igual remédio para náusea, ninguém gosta mas é necessário!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Saber é poder

                      20/11/2020 17:42:13

                      Vai dar pano para a manga isso aí. Há muito oportunista querendo mercantillizar a vida e a morte. enriquecer se aproveitando da miséria humana.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.