• Carregando...

Estudantes de universidades dos EUA, Japão, Alemanha e Eslováquia preferem livros impressos aos e-books, especialmente para leituras “mais sérias”. É o que constatou uma pesquisa realizada com 300 universitários desses países.

O levantamento buscou saber em que suporte preferem ler, incluindo livro impresso, celular, tablet, e-reader e computador. 92% elegeram o papel por conseguirem se concentrar mais no texto impresso do que nas versões digitais.

O resultado do estudo foi apresentado no livro “Words onscreen: The fate of reading in a digital world” (Palavras na tela: O destino da leitura num mundo digital, em tradução livre), da professora de Linguística da American University Naomi Baron.

A pesquisadora destaca que os estudantes disseram que se dispersam, são atraídos por outros estímulos e sentem os olhos cansados, dor de cabeça e outros desconfortos físicos ao ler por mais tempo num tablet ou computador.

O curioso é que, apesar da facilidade de ver na tela o percentual concluído do e-book, os leitores disseram que a experiência é totalmente diferente da que se tem ao sentir nas mãos quantas páginas já passaram e quantas ainda faltam.

Para a pesquisadora Naomi, “há um componente físico, tátil, cinestésico na leitura”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]