• Carregando...
Série sobre Maradona na Amazon
Maradona será representado por três atores em diferentes fases de sua vida na série da Amazon Prime.| Foto: Divulgação

Filmada na Argentina, na Espanha, na Itália e no México, a série "Maradona: Sonho Bendito" estava prevista para ir ao ar na data de aniversário dos 60 anos do astro do futebol, em 30 de outubro, mas foi adiada. O craque morreu sem ver na telinha a grande produção da Amazon Prime, que promete recordes de audiência em todo o mundo.

Apesar do adiamento, que deixou os fãs frustrados, Maradona estava animado com a produção. No aniversário dos 60 anos, mês passado, ele agradeceu a Amazon Prime.

"Hoje, há 60 anos, nasceu uma lenda ... e em breve o mundo conhecerá sua história. Maradona: Sonho bendito. Em breve no Amazon Prime Video", publicou a página da Amazon, com imagens das gravações.

Desde que começou a ser filmada, a série tem provocado debates apaixonados, inquietação, contestações e muita expectativa entre fãs e detratores do ídolo argentino.

Os atores Nicolás Goldsmith, Nazareno Casero e Juan Palomino vão representar Maradona.
Os atores Nicolás Goldsmith, Nazareno Casero e Juan Palomino vão representar Maradona.

A série biográfica que retrata momentos marcantes da vida e carreira de Diego Maradona demorou mais de três anos para ficar pronta, contando as complicadas negociações envolvendo direitos de imagem. Com episódios de uma hora de duração, a série revive a história do menino pobre que atingiu o estrelato, sua irreverência, suas frases polêmicas, suas quedas no abismo e renascimentos das cinzas, seus escândalos e, claro, o gênio dos gramados mundo afora.

Na série, Maradona será representado por três atores em fases diferentes de sua vida. Nicolás Goldsmith interpreta o mais jovem de Maradona, quando era conhecido como Cebollita e morava em uma casa humilde em Villa Fiorito com sua mãe, Dona Tota, interpretada na ficção por Mercedes Morán.

Maradona no início de carreira
Maradona quando era conhecido como Cebollita, no Argentinos Juniors.

Nazareno Casero representará a fase de maior fama do astro argentino, quando a seleção conquistou a Copa do Mundo em 1986 contra a Alemanha. É nesta fase que aconteceu o inesquecível episódio da chamada ‘La Mano de Dios’ (A mão de Deus), foi um gol histórico marcado por Maradona no jogo contra a Inglaterra, válido pelas quartas-de-final da Copa do Mundo. Questionado após o final da partida se tinha feito o gol com a mão, Maradona respondeu: “Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios” (Marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus”). O gol virou tema de livros e filmes na Argentina

Finalmente, Juan Palomino será o personagem da última fase de Maradona, a mais polêmica e cheias de surpresas na vida profissional e pessoal.

Escrita por Guillermo Salmerón e Silvina Olschansky, a série da Amazon Prime reúne atores e atrizes de renome. Mercedes Morán e Rita Cortese representam Dona Tota, mãe do craque; Laura Esquivel e Julieta Cardinali dão vida a Claudia Villafañe; Leonardo Sbaraglia será Guillermo Coppola).

Maradona na conquista da Copa de 1986.
Maradona na conquista da Copa do Mundo de 1986.

Uma das partes mais emocionantes da série, segundo os produtores, retrata momentos da vida de Dona Tota, a mãe que dedicou sua vida para colocar o sonho do seu filho em primeiro lugar e transformar Maradona num dos maiores jogadores de futebol da história.

A lenda do camisa 10 argentino já havia sido retratada em documentários e filmes, como Maradona por Kusturica, 2008 e Diego Maradona, de 2019, exibido pelo canal HBO e que traz depoimento de Pelé. Também foi tema de uma série da Netflix, intitulada Maradona no México (2019). O jogador ainda atuou no filme de ficção O dia em que Maradona conheceu Gardel (Rodolfo Pagliere, 1996), mas até agora sua história nunca havia sido objeto de uma série com roteiro.


Outro grande destaque é a cinebiografia italiana dirigida por Marco Risi, intitulada A Mão de Deus, que mostra a vida do jogador argentino, da infância ao primeiro infarto, quando decide, por conta própria, tomar o comando de sua vida e de sua recuperação. O papel principal ficou por conta de Marco Leonardi, famoso por viver o pequeno Totò em 'Cinema Paradiso'.

*Receba notificações de reportagens e artigos do jornalista Célio Martins

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]