• Carregando...
Foto: Five hundred meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST).
Foto: Five hundred meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST).| Foto:
Foto: Five hundred meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST).

Foto: Five hundred meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST).

Autoridades chinesas pretendem deslocar 9.100 moradores da província de Guizhou para abrir caminho para o maior radiotelescópio do mundo, informou a agência Xinhua. Tudo isso para procurar aliens, ou ETs, dependendo da preferência.

O megatelescópio permitirá aos investigadores detectar sinais de rádio de tão longe como dezenas de bilhões de anos-luz de distância. A esperança é que se possa detectar sinais de vida além da Terra, confirmando que não estamos sozinhos no universo.

O aparelho, batizado de Five hundred meter Aperture Spherical Radio Telescope (FAST), foi construído em tempo recorde. As obras começaram em 2011 e o governo chinês promete colocá-lo em funcionamento em setembro deste ano.

Os 9.100 habitantes da província de Guizhou que serão deslocados vivem em um raio de cinco quilômetros da obra. Cada um vai receber do governo uma indenização equivalente a R$ 8 mil. Também haverá garantia de moradia.

O isolamento do local será para garantir o mínimo de interferência de outros sinais de rádio.

A China tem um histórico de transferência de famílias para realizar grandes obras. Cerca de 1,2 milhão de pessoas foram reassentadas para abrir caminho para a barragem Três Gargantas, a maior do mundo.

O telescópio terá um “disco” do tamanho de 30 campos de futebol. Sua precisão sem precedentes permitirá que astrônomos para examinar a Via Láctea e outras galáxias e detectar pulsares fracos. O local onde está instalado também deverá funcionar como uma estação terrestre poderosa para futuras missões espaciais.

Em 2003, a China tornou-se o terceiro país a colocar um ser humano em órbita e, desde então, os astronautas chineses têm andado no espaço, lançou um laboratório espacial orbital e enviou uma sonda lunar para a lua.

A China também está construindo um foguete para uma missão robótica a Marte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]