• Carregando...
PSDB se sai bem no segundo turno; PT fracassa
| Foto: Divulgação/PSDB/Facebook

O PT entrou no segundo turno como o partido com maior presença nas cidades em disputa. Dos 57 municípios, em 15 delas um petista estava concorrendo. Abertas as urnas neste domingo (29), o resultado não foi o esperado pela legenda: não ganhou em nenhuma capital e elegeu somente 4 prefeitos em cidades do interior (Contagem e Juiz de Fora, em Minas Gerais; e Diadema e Mauá, em São Paulo).

O PSDB era o segundo partido com maior número de candidatos no segundo turno, com a presença em 14 cidades. O resultado para os tucanos foi bem melhor que para petistas. Além de garantir São Paulo, maior capital do país e berço do PSDB, venceu também na capital Porto Velho (RO) e em mais seis cidades do interior (Caxias, Pelotas e Santa Maria, no RS; Praia Grande e Ribeirão Preto, em SP; e Governador Valares, em MG).

Nas capitais, o MDB foi o partido que conseguiu maior número de prefeitos no segundo turno, cinco no total. E conquistou capitais importantes, como Porto Alegre, Goiânia e Cuiabá.

No campo da esquerda, excluindo o fraco desempenho do PT, o PSOL cresceu com a conquista de Belém e a ida ao segundo turno na cidade mais importante do país, São Paulo. O PDT, de Ciro Gomes, levou as capitais Aracaju e Fortaleza. E o PSB garantiu Recife e Maceió.

Na direita, o partido Republicanos disputava apenas cinco prefeituras. Ganhou três delas: Vitória (ES), além de Campinas e Sorocaba, ambas em SP. Mas o desempenho do Republicanos não ofusca a derrota do partido no Rio de Janeiro, o que contribui para o fracasso das legendas consideradas bolsonaristas. Bolsonaro amagou ainda a derrota do Capitão Wagner (Pros) para Sarto (do PDT de Ciro Gomes) em Fortaleza e do Delegado Federal Eguchi (Patriota) para Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém.

Como no primeiro turno, o centro e a centro-direita acabaram levando a melhor. Um destaque é o PODE, sigla do ex-governador e senador Álvaro Dias. O partido venceu em seis das nove cidades que disputava, incluindo a capital São Luis. Outros partidos que se saíram bem foram DEM, que ganhou no Rio e em mais quatro cidades, e PSD, que não conquistou capitais no segundo turno, mas levou seis cidades. O problema do PSD é quem em duas delas, Campos e Petrópolis, a eleição está sub-judice.

*Receba notificações de reportagens e artigos do jornalista Célio Martins

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]