• Carregando...
Terceira onda de Covid-19
Com vacinação lenta, Brasil corre risco de enfrentar terceira onda de Covid-19.| Foto: capital.sp.gov.br

Pela primeira vez em dois meses, a taxa de contágio de coronavírus superou o teto em todo o Brasil, segundo dados da Info Tracker, pesquisa da Unesp e da USP. Em carta divulgada na terça-feira (25), o Fórum dos Governadores faz um alerta à Organização Mundial da Saúde (OMS), ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o risco de o Brasil viver uma terceira onda de Covid-19. O presidente do Consórcio Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, também tem feito seguidas alertas sobre a possibilidade de um cenário pior do que o visto nos meses de março e abril.

Nos últimos dias o sinal vermelho foi aceso. O temor cresceu após o registro do aumento de caso de infectados por coronavírus e a confirmação de entrada no país da cepa B.1.617.2, originária da Índia. O quadro se agrava com a vacinação lenta, apesar da previsão de liberação de mais lotes de vacina a partir desta semana.

Os números registrados recentemente são preocupantes. De acordo com levantamento do Imperial College de Londres, atualizado até terça-feira (25), a taxa de transmissão de Covid-19 no Brasil subiu para 1,02. O índice estava em 0,91 no relatório divulgado na semana passada. Quando a taxa de contágio fica acima de 1, indica que a doença avança sem controle.

Terceira onda de Covid-19
Ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 voltou a aumentar em várias cidades.| jundiai.sp-gov.br

Edição do boletim InfoGripe da Fiocruz alerta que muitos estados, que tiveram redução do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas semanas anteriores, apresentam tendência de reversão ou aumento no período de 9 a 15 de maio. Segundo a instituição, “a incidência de doenças respiratórias, que em casos graves demanda hospitalização ou até mesmo óbitos, se deve atualmente, em grande parte, a infecções por Sars-CoV-2”. De acordo com a Fiocruz, a análise mostra que 8 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento.

Dados da Secretária Municipal de Saúde de São Paulo mostram que a lotação de UTIs na cidade voltou a subir nesta semana. O percentual de leitos ocupados em UTIs passou de 76% na sexta (21) para 82% na segunda (24). A capital paulista abriu mais 300 leitos de UTIs desde janeiro, mas mesmo assim a taxa de ocupação voltou a crescer.

Na carta à OMS, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador da temática Estratégia para a vacina contra a Covid-19 do Fórum de Governadores, alerta que, sem acelerar a vacinação, o Brasil poderá enfrentar uma terceira onda de Covid-19. “Lamentavelmente, 80% da população brasileira ainda não foi vacinada, o que potencializa sobremaneira os riscos de disseminação da doença. Essa trágica situação faz com que o Brasil figure, junto com a Índia, na classificação de alto risco, caracterizando-o como potencial deflagrador de uma grave crise social e econômica sem precedentes, com consequências negativas para além das suas fronteiras”, diz no documento.

Na sexta-feira (21), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que não prevê a chegada de uma terceira onda de Covid-19, mas admitiu preocupação com alguns estados e municípios que tiveram nova pressão sobre o sistema de saúde, com maior número de internações. Segundo o ministro todos devem “estar vigilantes a uma possível terceira onda, mas não estamos vislumbrando isso nesse momento. E a maneira adequada de ser evitar a terceira onda é avançar na campanha de vacinação”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]