Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Vem trabalhar comigo? Starbucks, em Xangai convida você para tomar mais que um café, convida a trabalhar, a encontrar amigos
Vem trabalhar comigo? Starbucks, em Xangai convida você para tomar mais que um café, convida a trabalhar, a encontrar amigos| Foto: Photo by publicidade da marca

Sou entusiasta das campanhas, das sacadas, do ar jovial e atemporal, inovador e desbravador, construído pela Starbucks. Uma escola de boas práticas!

Na China, considero a imagem da cafeteria mais forte e robusta da introdução do café à mesa dos chineses. País que conta com um potencial de crescimento ainda fantástico, pois seu consumo médio per capita por ano de café é de 8 xícaras, versus a média de 850 do Brasil, décimo quarto na posição do ranking mundial.

A Starbucks chegou ao país em 1999 atraindo seus jovens clientes pelo estilo, pelo status, mas hoje acredito que, também, pelo respeito, mesmo ainda que velado por muitos chineses conservadores, tradicionais. Atenta, com certeza, ligou a luz de alerta na chegada da sua maior concorrente no mercado, a chinesa Luckin Coffee, mas sorrateiramente com ela, soltou a mão do freio no quesito delivery, algo que os dados estatísticos da matriz não a impulsionavam. Teve que afrontar a "mãe" e partir solo nessa campanha. Ressignificou a sua interpretação de atendimento e necessidades aqui na China, seguiu firme sobre os fatos, sobre a identidade tão peculiar local, e assim, que a vejo fazendo sempre! Surpreendendo!

Starbucks
Em Xangai, inaugurou sua primeira loja conceito, seu primeiro escritório compartilhado| Photo by publicidade da marca

As mesas dos seus salões distribuídos pelo mundo se transformaram nesses últimos anos em mesas de trabalho, em escritórios que trocam de bandeiras, a cada novo pedido do cardápio. Então porque não oficializar isso de uma vez? Oferecer ao cliente mais que café e uma mesa improvisada para o trabalho de hoje. Oferecer um espaço pra que durante aquele tempo escolhido para se permanecer no seu salão, ser sim, o melhor e mais adequado do seu dia!

Starbucks
Espaços charmoso, aconchegante, privados ou para grupos, desenhados para que você tenha um dia de trabalho ainda melhor acompanhado da sua xícara de café| Photo by publicidade da marca

Em Xangai, neste início de dezembro, a marca, em um espaço acolhedor, abraçado pela luz natural, design moderno e uma distribuição inteligente do layout, inaugurou a sua primeira loja conceito de escritório compartilhado do país. Projeto de sucesso iniciado no Japão em um passado bem recente.

A loja tem aproximadamente 200 metros quadrados, distribuídos em 4 áreas: área de estar, de sofá, de trabalho solo, e sala de reunião. Um local que se torna adequado, e mais reservado, não só para o trabalho, mas também para o encontro com os amigos, para uma festa casual.

starbucks
E o layout te oferece espaço para aqueles momentos que você deseja a companhia só de algo quentinho, ou geladinho para beber. Deseja uma pausa sozinho para respirar| Photo by publicidade da marca

E a proposta vai além das mesas e um bom layout. Acústica que garante a redução do ruído externo das salas reservadas, iluminação inteligente, e alguns itens de necessidades específicas como projetores foram previstos no catálogo. E esse nível de detalhe e atenção também se vê nas áreas abertas com mesa para trabalhos em grupos ou para trabalho solo, como por todo espaço perfeitamente decorado com plantas e luminárias, fatores que indiscutivelmente contribuem com o bem-estar dos presentes. Benefícios que são pagos por minutos utilizados.

Starbucks
Detalhes de um espaço, de uma marca que há tempo vem ressignificando seu cardápio. Inseriu experiência, emoções, inclusão, responsabilidade social ao lado do seu carro chefe, o café| Photo by publicidade da marca

Na China, outros conceitos da Starbucks vêm sendo explorados com sucesso. Lojas com atendimento inclusivo, tendo em sua maioria profissionais surdos mudos, que exalam simpatia, lojas nomeadas como Oficina Verde com 100% da borra do café sendo reciclada, loja que tem como decoração principal a cor regional a qual exalta a cultura, história e o artesanato regional.

Traduzo tudo isso como uma marca que segue a frente dos seus concorrentes, que responsável com seu propósito, vende mais que café, vende experiências, emoções, responsabilidade social. Que ainda que vivendo e explorando o online, as tendências, ressignifica continuamente o offline. Gosto muito disso!

Starbucks
E pra você, desde já, cardápio de festas! Saúde!| Photo by publicidade da marca

Bora lá ficar atenta aos próximos capítulos da Starbucks, porque tenho certeza, dela, sempre a de vir novidades!

Fonte: TOP Creative ADS

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]